fbpx

Solteiro, casado, viúvo ou divorciado, você pode ser aperfeiçoado em Cristo

Ninguém é perfeito.

Algumas pessoas podem parecer perfeitas, alguns casamentos ou relações familiares também podem parecer perfeitos, mas a grande verdade é que não são.

A perfeição somente será alcançada por nós depois desta vida e com a ajuda de Jesus Cristo.

Mas mesmo que só seremos perfeitos daqui a um tempo, podemos escolher e praticar ser perfeitos em Cristo (Morôni 10:32) agora.

Ser perfeito em Cristo começa com a aceitação de que não somos perfeitos por conta própria e, ao mesmo tempo, percebendo que a cada um de nós é oferecido o presente de ser aperfeiçoado Nele.

Nos tornar perfeitos em Cristo não significa ser perfeito de fato. Nós pegamos emprestado a Sua perfeição, pois Ele se ofereceu para emprestar Sua perfeição a nós. E ao pegarmos emprestado essa perfeição de Cristo, que a oferece livremente, nos tornamos completos (inteiros – não nos falta nada).

Por todos precisarmos de Jesus Cristo para ser perfeitos, não podemos ser cobrados para cumprir uma visão perfeccionista de algo idealizado no meio cristão (como quer que o compreendamos) sozinhos.

O que os líderes ensinaram?

Em seu discurso na Conferência Geral, no Domingo de Ramos de 2023, o Élder Vern P. Stanfill afirmou que temos a tendência, como Santos dos Últimos Dias, de ficarmos obcecados pela perfeição.

Pode parecer impossível alcançar a admoestação que Cristo faz ao dizer “sede perfeitos” quando a vemos através da perspectiva limitada e mortal do que consideramos “ser perfeito”.  Ainda mais quando tentamos alcançar essa perfeição por nós mesmos.

O Élder Stanfill continuou dizendo que é importante lembrar que “o perfeccionismo não é o mesmo que ser aperfeiçoado em Cristo”.

Nosso Pai Celestial prometeu que “e se vos negardes a toda iniquidade e amardes a Deus com todo o vosso poder, mente e força, então sua graça vos será suficiente; e por sua graça podeis ser perfeitos em Cristo” (Morôni 10:32).

Sua graça nos será suficiente

Nossos melhores esforços se tornam suficientes por meio da graça de nosso Salvador. Ele preenche as lacunas. Ele faz TODA a diferença! O Salvador aperfeiçoa nossas humildes ofertas, não importa o quão insignificantes possam parecer.

Ser aperfeiçoado em Cristo significa receber a porção que nos falta por meio Dele. Isso envolve uma grande mudança de coração e o desejo de fazer o bem continuamente, permitindo que Ele seja nosso ancoradouro nas tempestades da vida.

Ser aperfeiçoados por meio de Cristo nos eleva e nos dá força para viver uma vida extraordinária e exemplar, independentemente das nossas circunstâncias.

Muitos exemplos das escrituras

As escrituras estão repletas de exemplos de pessoas falhas e comuns que se encontraram em situações impossíveis, mas foram libertadas pelo poder do Deus Todo-Poderoso.

Alma e Amuleque estavam na prisão, amarrados em cordas por pregar o evangelho, quando um terremoto derrubou as paredes da prisão, soltou suas amarras e eles saíram ilesos como homens livres (Alma 14:17-29).

Três jovens israelitas, Sadraque, Mesaque e Abednego, foram lançados em uma fornalha seis vezes mais quente do que o normal porque se recusaram a adorar os ídolos do rei, e foram libertados pelo Filho de Deus sem sequer um fio de cabelo queimado, sendo elevados a posições de poder pelo mesmo rei que os havia condenado (Daniel 3).

Daniel foi jogado em uma cova cheia de leões famintos porque só orava a Deus e não ao rei, e também foi libertado ileso e elevado ao poder na Babilônia pelo mesmo rei (Daniel 6).

Após 13 anos de traição, escravidão e prisão, José foi elevado pelo Faraó para governar o Egito e, com um programa inspirado de armazenamento de grãos, salvou uma nação e até mesmo sua própria família da fome (Gênesis 37-50).

Os filhos de Israel foram encurralados junto ao Mar Vermelho, pelos exércitos do Egito, quando Deus, por meio de Moisés, dividiu o Mar Vermelho, e os filhos de Israel atravessaram para a liberdade em terra seca (Êxodo 14).

Jonas esteve no ventre da baleia por três dias antes de ser libertado e pregar o evangelho, e o povo da cidade perversa de Nínive acreditou em Deus e se arrependeu (Jonas 1-3).

Poderíamos citar muitos outros exemplos, tanto nas escrituras quanto modernos. Contudo, algo que nos une a essas histórias é que a vida é complicada e muitas vezes somos desafiados até o limite de nossa resistência antes de sermos libertados.

Perfeição não é a realidade

Muitas famílias amorosas não se encaixam no estereótipo de famílias idealizadas como perfeitas – mesmo aquelas que parecem se encaixar.

Recentemente, eu estava servindo como presidente dos jovens em minha ala quando minha ex-esposa parou de frequentar a igreja e pediu o divórcio.

Uma boa amiga nossa encontrou o amor aos 40 anos e a bênção de um casamento no templo – depois de receber um diagnóstico de câncer terminal.

O Élder D. Todd Christofferson veio de uma família em que seu amado irmão viveu em um relacionamento homossexual por duas décadas – antes de abandonar a vida que havia construído com seu parceiro para voltar ao caminho do convênio.

O próprio Élder Christofferson passou por um sério problema financeiro que ameaçou sua família e pairou ameaçadoramente sobre ele por vários anos.

A irmã Sheri Dew, uma fiel ex-membro da Presidência Geral da Sociedade de Socorro e presidente da Deseret Book, tem 69 anos e nunca foi abençoada com casamento ou filhos.

O Presidente Dallin Oaks foi criado por uma mãe solo. A irmã Reyna Aburto, uma membro recente da Presidência Geral da Sociedade de Socorro, já passou por um divórcio.

Com muita frequência, tentamos vender às pessoas o evangelho apresentando-o como o caminho para uma vida ideal de felicidade perfeita, livre dos problemas do cotidiano.

A nossa mensagem não é que o evangelho garanta uma vida livre de problemas ou uma família perfeita. A nossa mensagem é que há esperança de libertação por meio de um poder maior do que nós mesmos, e de encontrar um significado maior em nossa jornada.

Arte: Yongsung Kim

O poder de Deus

Há um grande poder em conhecer essas verdades. Como Morôni ensinou: “e se pela graça de Deus fordes perfeitos em Cristo, não podereis, de modo algum, negar o poder de Deus” (Morôni 10:32).

É o poder de Deus pelo qual coletamos os fragmentos de vidas despedaçadas e os juntamos como uma nova criação que é mais bela do que a original.

É o poder de Deus pelo qual podemos reunir pessoas imperfeitas e falhas e, a partir delas, formar uma família do convênio com potencial infinito.

Aperfeiçoados em Cristo

Se você é solteiro e está na faixa dos 30 anos ou em uma família não tradicional que parece imperfeita porque é divorciado, viúvo, ou casado em uma família com enteados que ainda não o aceitam, ou ainda não se casou, testificamos que Deus tem a última palavra sobre quando chegará o seu dia de libertação e como essa libertação será.

Nenhuma circunstância ou provação que você enfrentou na vida foi uma surpresa para Ele. Assim como Deus usou José, que foi vendido como escravo e condenado à prisão, para elevá-lo ao poder e salvar uma nação, Deus está usando a sua provação para levá-lo a um destino glorioso, maior do que você pode entender neste momento.

Compreender os propósitos de Deus dessa maneira pode fazer toda a diferença. Permaneça firme na fé, assim como Jó fez, pois “o Senhor mudou a sorte de Jó” e “o Senhor deu a Jó o dobro de tudo quanto dantes possuía” (Jó 42:10).

Conforme você caminha por este caminho da mortalidade com fé, fazendo o seu melhor com o seu poder limitado, o Salvador, em última instância, emprestará a você o Seu poder ilimitado. Lembre-se de que “aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo” (Salmo 112:4).

Escolha ser feliz agora

Não queremos dizer que a esperança de que um dia tudo irá se resolver é uma solução para os seus problemas. E no caso de solteiros, divorciados ou viúvos, entendemos que não é tão simples lidar com adversidades como a solidão. 

Nossa mensagem é inspirada nos conselhos do Élder Ballard ao nos lembrar que,

“Esperança em Cristo não apenas como um pensamento positivo. Na verdade, falo da esperança como uma expectativa que se cumprirá. Tal esperança é essencial para superarmos as adversidades, fomentarmos a resiliência e a força espirituais e sabermos que somos amados por nosso Pai Eterno e que somos Seus filhos que pertencem à Sua família.

Devemos compreender que a vida eterna não é simplesmente uma questão de estado civil atual, mas de discipulado e de ser ‘valentes no testemunho de Jesus’. A esperança de todos os solteiros é a mesma de todos os membros da Igreja restaurada do Senhor: ter acesso à graça de Cristo por meio da “obediência às leis e ordenanças do Evangelho”.

Então, não deixem para ser felizes quando a presença de uma companhia eterna chegar. Escolham ser felizes hoje e lembrem-se que ao se esforçarem para fazer o que é certo, o Senhor irá abençoá-los com a verdadeira felicidade. 

Lembrem-se das palavras do Élder Benjamín Hoyos:

A felicidade é uma condição da alma. Esse estado de alegria é fruto de uma vida digna. …a vida é boa se vivermos de maneira a torná-la assim. Acreditar, desejar, decidir e escolher o que é correto são as ações simples que produzem um aumento da felicidade e um aumento da certeza que transcende esta vida.”

Veja também:
Como não excluir solteiros na Igreja de Jesus Cristo
A importância dos adultos solteiros para a Igreja de Jesus Cristo

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *