fbpx

O que os Santos dos Últimos Dias fazem dentro do templo?

Os templos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias podem parecer extremamente misteriosos para aqueles que nunca estiveram dentro de um antes. O que é realmente lamentável porque leva muitas pessoas a acreditarem que somos uma religião com algo a esconder.

O fato é que há alguns convênios e ordenanças que consideramos extremamente sagrados e não compartilhamos fora do templo, mas também estamos ansiosos para que todos no mundo possa ter acesso ao templo. Essa é uma das razões pelas quais temos dezenas de milhares de missionários em todo o mundo.

Há alguns aspectos do templo tão sagrados que nos pedem para não os discutir publicamente. Mas às vezes nós, Santos dos Últimos Dias, entendemos que não podemos falar sobre a maioria das coisas que fazemos no templo. Isso não é verdade.

Portanto, embora haja algumas coisas que não podemos falar, a maioria do que fazemos no templo pode ser compartilhado. Na verdade, a maioria das descrições mais detalhadas da adoração no templo incluídas neste artigo são citações das escrituras e dos líderes modernos Santos dos Últimos Dias.

Combinadas com imagens publicadas pela própria Igreja, vamos dar uma olhada em salas incluídas em todos os templos ao redor do mundo e no que fazemos em cada uma delas. Mas antes disso…

O que você precisa saber antes de continuar essa leitura

Depois que um templo é construído, uma série de visitas públicas são realizadas. O público tem a oportunidade de fazer um tour pelo novo edifício antes que ele seja oficialmente “dedicado” e se torne operacional. Cada uma das fotos neste artigo foi tirada antes da dedicação do templo. Depois que um templo é dedicado, não é permitido fotografar.

Nos templos, os Santos dos Últimos Dias realizam ordenanças. Uma ordenança “é um ato sagrado e formal realizado pela autoridade do sacerdócio”. Algumas ordenanças acontecem nos templos, outras não. O batismo e a participação no sacramento são exemplos de ordenanças que acontecem fora de um templo.

Para participar das ordenanças do templo, os participantes devem ser membros batizados de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e devem estar vivendo de acordo com os mandamentos que o qualificam para entrar neste local sagrado. Indivíduos que preenchem os critérios recebem um cartão de “recomendação do templo” que lhes concede acesso a qualquer templo do mundo.

Vamos começar desde o início: a recepção

Quando você entrar em qualquer templo, começará em uma recepção semelhante àquela na fotografia acima. Haverá voluntários vestidos de branco (ternos para homens, vestidos para mulheres) esperando por você no balcão.

Você apresentará sua recomendação do templo, e um oficiante do templo a registrará. então terá a oportunidade de participar de uma variedade de ordenanças do templo, dependendo de sua idade e necessidades.

Se você não tiver uma recomendação, ainda poderá visitar o jardim do templo e a sala de espera. Outro local que vale a pena conhecer são os Centros de Visitantes. No Brasil há apenas um Centro de Visitantes em São Paulo, próximo ao Templo de São Paulo.

Sobre as roupas do templo

Os frequentadores do templo usam roupas diferentes em diferentes partes do templo. Para evitar confusão, vamos examinar esse guia rápido:

Melhor roupa de domingo: Quando você vai ao templo, usa sua “melhor roupa de domingo”. Não há nada de particularmente especial nessa vestimenta além do fato de que usá-la mostra um medida de respeito ao Senhor ao entrar em Sua casa. Este é o mesmo tipo de roupa que você veria os Santos dos Últimos Dias usando na igreja no domingo.

Roupa branca do templo: Depois de entrar no templo em sua melhor roupa de domingo, você provavelmente irá para um vestiário onde trocará para a roupa branca do templo (como as pessoas na foto acima).

O garment do Templo: Falaremos mais sobre isso depois.

Roupa cerimonial sagrada do templo: Também falaremos mais sobre isso depois, mas entenda que a roupa cerimonial sagrada do templo é diferente da roupa branca do templo. A roupa cerimonial sagrada do templo é usada sobre a roupa branca do templo.

Bom, agora que esclarecemos alguns pontos importantes, vamos começar nosso tour pelo templo:

O batistério

Jovens a partir de 11 anos podem ajudar a realizar o que os Santos dos Últimos Dias chamam de “batismos pelos mortos”. Jesus Cristo ensinou que “aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”.

Mas o que acontece com todas aquelas pessoas ao longo da história que nunca tiveram a oportunidade de serem batizadas? Será que estão destinadas a herdar um inferno eterno? Não acreditamos isso.

Nesta sala de ordenanças, portadores de recomendações podem participar de batismos vicários (ou por procuração) para pessoas (preferencialmente seus próprios antepassados) que faleceram sem ter a oportunidade de aceitar ou conhecer o evangelho de Cristo.

Acreditamos que os espíritos desses antepassados então terão a oportunidade de aceitar ou rejeitar essa ordenança vicária.

Você notará o estilo único da fonte batismal. Para nossos sensos modernos, pode parecer um pouco estranho, mas é destinado a espelhar o “mar de fundição” do templo de Salomão, conforme descrito em 1 Reis 7:25 no Velho Testamento.

Para os batismos vicários, a pessoa usa normalmente um simples macacão branco e entra na fonte batismal. Lá, um voluntário realiza o batismo naquela pessoa em favor da pessoa falecida. A pessoa geralmente é batizado várias vezes em favor de várias pessoas diferentes, tudo dentro de poucos minutos.

Após os batismos serem realizados, a mesma pessoa deve ser “confirmado” para cada uma das pessoas falecidas que representou no batismo. A Bíblia instrui que logo após o batismo, aqueles com autoridade do sacerdócio colocam suas mãos na cabeça da pessoa recém-batizada e as abençoam para receber o dom do Espírito Santo (Atos 8:14-17, Atos 19:1-6).

Atualmente, isso geralmente acontece em uma pequena sala (abaixo) adjacente à fonte batismal do templo, depois que a pessoa já se trocou e está com sua própria roupa de domingo.

Batismos regulares acontecem em uma fonte batismal comum nas capelas da Igreja de Jesus Cristo. Confirmações regulares ocorrem durante reuniões da Igreja no domingo, geralmente na capela.

Se você tiver a oportunidade de comparecer a uma reunião batismal ou a uma confirmação em uma de nossas capelas, aproveite! Você não precisa ser um Santo dos Últimos Dias para visitar os serviços de adoração aos domingos e outras atividades também.

Ordenanças iniciatórias e o garment do Templo

Em preparação para os sacerdotes entrarem no templo nos tempos antigos, eles eram lavados (Levítico 16:4), vestiam roupas sagradas (Êxodo 28:42-43, Gênesis 3:7, 10, 21), e eram ungidos com óleo. Êxodo 40:12-13 descreve como seria esse processo para o irmão de Moisés, Aarão:

“Farás também chegar Aarão e seus filhos à porta da tenda da congregação; e os lavarás com água. E vestirás Aarão com as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me sirva como sacerdote.”

Essas ordenanças foram observadas nos tempos do Velho Testamento, mas há evidências que sugerem que práticas semelhantes continuaram muito depois, até mesmo após a morte de Cristo.

Em seus ensinamentos Five Explanatory Lectures to the Newly Enlightened, o antigo pai cristão, Cirilo de Jerusalém (cerca de 386 d.C.), explica como “ao emergir do tanque de água corrente sagrada” os iniciados “recebiam uma unção” e “vestiam o garment do Senhor Jesus Cristo”.

O padrão divino continua nos tempos modernos. O Élder Boyd K. Packer ensinou que “em conexão com [as ordenanças de ablução e unção], no templo você será oficialmente vestido com o garment e prometido maravilhosas bênçãos relacionadas a ele”.

Semelhante às confirmações descritas anteriormente, as abluções e unções (também chamadas de ordenança iniciatória) acontecem em particular e através da imposição de mãos. Como mencionado pelo Presidente Packer, a pessoa veste o garment do templo (como roupa de baixo, por baixo de sua roupa branca do templo) enquanto participa da ordenança. Pequenas quantidades (apenas gotas) de água e óleo também são usadas.

Uma vez que um Santo dos Últimos Dias tenha recebido sua própria ablução e unção (e o subsequente garment do templo), eles usam o garment do templo (como roupa íntima) ao longo de suas vidas como um lembrete das promessas sagradas que fizeram.

Os Santos dos Últimos Dias participam de uma ablução e unção uma vez para si mesmos. Depois disso, eles podem repetir a ordenança quantas vezes desejarem em nome de antepassados falecidos.

Vestimentas cerimoniais sagradas do templo

Além do garment do templo e das roupas brancas regulares do templo, também há uma variedade de roupas cerimoniais do templo usadas apenas durante a cerimônia de Investidura do Templo. Aprenda mais sobre o garment do templo no vídeo abaixo:

As vestimentas cerimoniais sagradas do templo podem parecer estranhas, mas cada peça de roupa tem uma história e um propósito. Êxodo 28-29 descreve as roupas semelhantes usadas pelos sacerdotes antigos no tabernáculo israelita. Aqui está uma representação de como elas podem ter parecido:

Mantenha em mente que, embora haja semelhanças impressionantes entre os templos antigos e modernos, a maioria dos templos antigos operava sob a Lei de Moisés. Depois que Cristo cumpriu a Lei de Moisés, os templos continuaram sendo um aspecto importante da adoração cristã primitiva. No entanto, nos tempos modernos, aqueles aspectos do culto do templo relacionados à Lei de Moisés (ou seja, o sacrifício de animais) não ocorrem mais.

A cerimônia da Investidura

A ordenança da Investidura do Templo começa em uma sala semelhante àquela acima. James E. Talmage descreveu a Investidura da seguinte forma:

“A Investidura do Templo, conforme administrado nos templos modernos, compreende instruções relacionadas ao significado e à sequência das dispensações passadas, e à importância do presente como a era mais grandiosa e imponente da história humana. Este curso de instrução inclui um relato dos eventos mais proeminentes do período da criação, a condição de nossos primeiros pais no Jardim do Éden, sua desobediência e expulsão consequente daquele abençoado lar, sua condição no mundo solitário e triste quando condenados a viver pelo trabalho e pelo suor, o plano de redenção pelo qual a grande transgressão pode ser expiada, o período da grande apostasia, a restauração do Evangelho com todas as suas antigas potências e privilégios, a condição absoluta e indispensável de pureza pessoal e devoção ao certo na vida presente, e uma rigorosa conformidade com os requisitos do Evangelho.” (James E. Talmage, A Casa do Senhor [Salt Lake City: Bookcraft, 1962], páginas 99–100.)

A cada sessão dessa ordenança, uma pessoa pode participar da ordenança da Investidura do Templo por si mesmo (apenas uma vez) ou vicariamente por um indivíduo falecido (semelhante aos batismos pelos mortos).

Em termos simples, a apresentação da investidura ilustra, geralmente em formato de vídeo, a história da criação, de Adão e Eva. Se você leu os capítulos 1 a 3 de Gênesis, já está familiarizado com cerca de setenta por cento da investidura.

O simbolismo é rico, mas em poucas palavras, a investidura explica por que estamos separados de Deus e como Jesus Cristo nos permite retornar à Sua presença e nos tornar como Ele. Isso acontece por meio de narrativas, convênios (promessas com Deus para obedecer Seus mandamentos), instrução, símbolos e oração. Para ser mais específico, nos comprometemos a:

  • Obedecer aos mandamentos de Deus.
  • Viver o evangelho de Jesus Cristo.
  • Ser moralmente puros.
  • Dedicar nosso tempo e talentos ao serviço do Senhor.

Os templos antigos tinham várias salas, assim como alguns dos templos modernos. E assim como nos templos antigos, a progressão das pessoas pelas salas do templo durante a investidura do Templo simboliza nossa jornada em direção à presença de Deus.

O tabernáculo de Israel e o templo de Salomão ambos apresentavam um pátio externo, um “Lugar Santo” e um “Santo dos Santos”. Antigamente, um véu separava o Lugar Santo do Santo dos Santos (Êxodo 26:33). Para passar de uma área para a próxima (simbolizando nossa jornada em direção a Deus), era necessário passar pelo véu.

Conforme a apresentação e cerimônia da investidura progridem nos tempos modernos, as pessoas podem passar por várias salas de instrução (dependendo do tamanho do templo), mas para alcançar a sala mais sagrada, simbolizando o Céu, eles devem passar por aquilo que os antigos passaram. Abaixo estão algumas fotografias que mostram como é essa sala final, a “Sala Celestial”.

Nenhuma instrução formal acontece na Sala Celestial. É um lugar para meditação pessoal, oração e revelação. Uma vez que uma pessoa sai da Sala Celestial, ela troca de volta para sua melhor roupa de domingo (há vestiários para isso) e geralmente volta para casa.

Sala de Selamento

Mas ainda não terminamos, porque ainda há algumas salas que não cobrimos. A fotografia acima mostra uma Sala de Selamento em um templo da Igreja de Jesus Cristo. Nesta sala, são realizados casamentos.

Os convidados portadores de recomendação do templo ocupam os assentos de ambos os lados do altar, vestidos com sua melhor roupa de domingo. A noiva e o noivo, vestidos com roupas cerimoniais do templo, “ajoelham-se em lados opostos de um altar na sala de selamento” enquanto um oficiante do templo chamado Selador oficia na ordenança.

A noiva pode usar seu vestido de noiva em vez de seu vestido branco regular do templo, se o vestido de noiva atender a certos critérios.

No altar, noiva e noivo fazem promessas um ao outro e a Deus e são selados juntos como marido e mulher não apenas para esta vida, mas para todo o tempo e eternidade, desde que cada pessoa permaneça fiel às suas promessas. Tradicionalmente, a cerimônia é concluída com um beijo (porque não?).

Por meio desta ordenança, as crianças também podem ser seladas a seus pais pela eternidade. Salas de selamento menores também estão disponíveis para ordenanças de selamento vicário.

Sala das Noivas

Ah, também, acima está uma “Sala das Noivas”. As noivas gostam de sair do templo usando seu vestido de casamento, então elas têm um vestiário especial para trocar de roupa. Muito chique. O noivo ganha apenas um armário no vestiário masculino. Sem reclamações (rsrs).

Revelação moderna e mudanças nas cerimônias do templo

As práticas e ordenanças do templo, como as conhecemos agora, não surgiram de uma vez. Tem sido um processo de revelação (e um que continua até hoje). Na verdade, em 2 de janeiro de 2019, a Primeira Presidência reiterou,

“Ao longo destes muitos séculos, detalhes associados ao trabalho do templo foram ajustados periodicamente, incluindo linguagem, métodos de construção, comunicação e registro. Os profetas ensinaram que não haverá fim para tais ajustes, conforme dirigido pelo Senhor a Seus servos.”

Templo de Praia Cabo Verde.

E esse é o templo!

Estes são edifícios extremamente sagrados onde participamos de ordenanças extremamente sagradas. Do lado de fora (e até mesmo do lado de dentro), as ordenanças do templo podem parecer um pouco estranhas. Isso é totalmente compreensível. Para muitas pessoas, a oração é estranha, a comunhão é estranha, o batismo é estranho.

No mundo em geral, a maioria das coisas que são diferentes parecem ser estranha a princípio. As ordenanças e a adoração do templo têm raízes profundas no misticismo judaico antigo. Não é de admirar que pareça estranho às nossas sensibilidades ocidentais modernas.

Se você não é um Santo dos Últimos Dias, por favor, tente tratar o templo com a maior reverência e respeito mesmo assim. Ele é extremamente importante e sagrado em nossa fé.

Nesse exato momento, vários templos ao redor do mundo estão em construção. Se você tiver a oportunidade e estar perto de um, faça o que puder para experimentar a beleza e a majestade dessas estruturas impressionantes com seus próprios olhos durante o período de visitação, ou apenas vá aos jardins do templo.

Fonte: Third Hour

Veja também: Por que existem templos sem a estátua do Anjo Morôni?

| Popular, Templos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *