fbpx

Por que tantos casais estão se separando atualmente?

No emocionante e vasto mundo dos relacionamentos amorosos, as expectativas desempenham um papel fundamental. Muitas vezes, nossas ideias preconcebidas sobre como o amor deve ser e o que devemos experimentar em um relacionamento podem influenciar significativamente nossas decisões e a maneira como abordamos os relacionamentos.

Neste artigo, exploraremos o impacto de expectativas pouco realistas nos relacionamentos amorosos modernos e como elas podem contribuir para separações desnecessárias e desilusões.

Após um começo cheio de esperanças, outro relacionamento desmorona. Depois de sentir a segurança de que esta poderia ser “a decisão certa”, outro casal se separa. Esse fenômeno é comum no mundo dos relacionamentos modernos e levanta uma série de questões sobre as expectativas que temos sobre o amor e os relacionamentos.

O que acontece quando as intensas emoções iniciais desaparecem repentinamente? Por que tantos relacionamentos que pareciam promissores se desintegram? A experiência de que as emoções intensas e apaixonadas em um relacionamento desaparecem com o tempo é um fenômeno cada vez mais frequentemente na vida de muitos casais.

Por exemplo, uma das pessoas entrevistadas compartilhou sua experiência:

“Tive fortes sentimentos no início… comprei flores, disse palavras doces, dediquei músicas, queria vê-la sorrir o tempo todo, queria ajudá-la a ser mais feliz… e então, depois de alguns dias, não sentia mais nada. Tudo se apagou imediatamente, como se alguém tivesse desligado a luz. É estranho, simplesmente desapareceu”.

Alguns expressam que sentem uma intensa atração no início, mas depois seu afeto diminui gradualmente. Essas flutuações emocionais podem levar a separações muito dolorosas e grande confusão devido às mudanças radicais nos sentimentos.

relacionamento amoroso

Conto de fadas vs realidade

A cultura também desempenha um papel fundamental na criação de expectativas pouco realistas sobre o amor e os relacionamentos. Desde uma idade precoce, somos inundados com histórias de amor em filmes, livros e contos de fadas que nos mostram que o amor verdadeiro deve ser imediato, apaixonado e constante.

A ideia de que devemos sentir uma atração intensa “desde o início” está enraizada em nossa cultura e se tornou uma expectativa comum. E, como o terapeuta clínico Robert Johnson explica, a crença de que uma pessoa deve nos fazer felizes e completar nossa visão, dando-lhe sentido, intensidade e propósito, tem ganhado importância nos últimos 50 anos.

Da mesma forma, essa cultura também enfatiza a ideia de que o amor deve ser “total” e que devemos sentir uma atração avassaladora que nos faça perder o interesse por qualquer outra pessoa. Essa expectativa de que um parceiro deve ser a pessoa mais atraente que já conhecemos e satisfazer todos os nossos desejos cria um padrão irrealista que pode ser difícil de manter ao longo do tempo.

Um estudo recente na Espanha aponta que 65% das pessoas acreditam que se houver um amor imediato e apaixonado no início do relacionamento, ele perdurará por muito tempo ou para sempre.

O problema com essas expectativas irreais é que elas podem levar a decepções, insatisfação e, consequentemente, a separações desnecessárias.

relacionamento amoroso

Amor verdadeiro

Quando as intensas emoções iniciais diminuem, é fácil acreditar que o relacionamento não é mais “o certo” e desejar tomar decisões precipitadas. Essa mentalidade pode levar muitos casais que poderiam ter relacionamentos bem-sucedidos a se separarem prematuramente.

Até mesmo estudos apontam que, vivendo em um mundo hipersexualizado, esperamos que nosso parceiro tenha um corpo perfeito e idealizado, como é visto no material sexualizado da internet. No entanto, em vez de ceder a essas expectativas irreais, há outra abordagem que podemos adotar.

O autor Dr. M. Scott Peck afirma que na maioria dos relacionamentos, a paixão inicial eventualmente diminuirá. No entanto, em vez de ver isso como o fim do amor, podemos vê-lo como uma oportunidade para realmente amar. Peck explica que quando os casais passam da fase “lua de mel”, ou seja, quando as emoções apaixonadas iniciais diminuem, têm a oportunidade de começar a se amar de verdade.

O verdadeiro amor, segundo Peck, acontece depois que a paixão inicial se desvanece. Portanto, em vez de depender de emoções intensas para manter um relacionamento, podemos escolher amar conscientemente nosso parceiro.

Pode ser interessante: 9 coisas que ninguém te conta sobre o casamento

relacionamento amoroso

A escolha de amar

O amor consciente é a escolha divina de amar alguém, mesmo quando as emoções apaixonadas não estão no auge. É o compromisso de estar lá para a outra pessoa, de trabalhar juntos e buscar a felicidade mútua.

Esse tipo de amor é menos dramático do que a ideia do amor apaixonado, e, portanto, o desafio está em resistir à tentação de ceder ao ideal moderno do amor e, em vez disso, escolher amar conscientemente nosso parceiro eterno.

Pode exigir um esforço adicional e uma mudança na maneira como entendemos o amor, mas pode levar a relacionamentos mais estáveis e satisfatórios a longo prazo. O amor verdadeiro nem sempre é apaixonado e constante, mas pode ser muito mais valioso e transformador.

Esse tipo de amor é baseado na escolha sincera e honesta de amar e comprometer-se a trabalhar juntos para alcançar a felicidade mútua. Ao nos libertarmos das expectativas irreais sobre o amor e abraçarmos uma abordagem mais consciente, podemos encontrar uma maior satisfação em nossos relacionamentos e cultivar um amor profundo e significativo, mesmo quando as emoções flutuam ao longo do tempo.

No final das contas, o amor verdadeiro nem sempre é apaixonado e constante, mas pode ser muito mais valioso e transformador. Para aqueles que desejam que seu amor perdure, é hora de unir nossos espíritos e lutar contra isso, para que nossos corações possam voltar a ser livres para amar os seres humanos reais e queridos que nos cercam.

Então, quer você seja casado ou tenha um parceiro, ouça atentamente:

Quando os sentimentos diminuírem, quando a emoção não for tão intensa e quando você começar a notar alguns problemas, em vez de encará-los como sinais de que está reconsiderando o relacionamento, deixe que sejam sinais de que é hora de realmente amar o seu cônjuge.

Você pode fazer isso. Você realmente pode.

Não deixe que nenhuma bobagem de Hollywood lhe diga o contrário.

Fonte: Masfe.org

Veja também: 3 maneiras de criar um relacionamento sexual saudável no casamento

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *