fbpx

9 coisas que ninguém te conta sobre o casamento

“O primeiro ano de casamento é muito difícil, mas maravilhoso. Confie em mim, vale a pena.” Não posso contar quantas vezes eu ouvi essas palavras quando fiquei noiva.

E elas eram tão clichês e genéricas que eu sorria, agradecia à tia Suzy ou ao vovô Will por seus conselhos e pensava:

“Mas Jason e eu já trabalhamos com tantas coisas com as quais os recém-casados ​​têm dificuldades. Estamos preparados. Sabemos o que estamos fazendo.”

Era verdade. Eu estava tão preparada quanto eu poderia estar. Desde pedir conselhos a inúmeros amigos e meus irmãos, até devorar livros que encontrei sobre o assunto, eu estava muito segura. E não poderia estar mais errada.

Parte do motivo pelo qual os conselhos de recém-casados ​​são tão vagos é que o casamento tem um efeito amnésico. Pelo menos essa é a minha teoria.

Assim como as mães tendem a esquecer a dor horrível do parto e se lembrar apenas das memórias ternas, os casais tendem a esquecer o detalhe negativo de aprender a viver juntos e, em vez disso, se apegar aos momentos bons.

Embora isso seja algo maravilhoso a longo prazo, pode ser um pouco frustrante quando tudo o que você quer é um feedback honesto.

Se você for como eu, suas provações não serão nada do que você esperava. O casamento tem uma maneira de lançar as bolas curvas mais inesperadas que podemos imaginar.

Antes de continuar, deixe-me esclarecer: não sou especialista em casamento. Após 67 semanas de casamento, ainda tenho uma vida inteira para aprender sobre o assunto. No entanto, eu sei o que é ser recém-casada. Estou nesse momento. Eu vivo isto. É real. E eu entendo.

Embora eu saiba que cada casamento será diferente e todos nós enfrentaremos coisas que não podemos prever, aqui estão algumas realidades que eu gostaria de ter conhecido antes de me casar.

1. Abasteça-se na farmácia, porque você provavelmente ficará mais doente do que jamais esteve em sua vida

Não é nada romântico estar como nariz entupido ou gastroenterite, certo? Ok, talvez não, mas esta é uma realidade do casamento que ninguém me avisou.

Quando você se casa, de repente você está compartilhando sua comida, espaço e quase tudo com uma nova pessoa. Sem mencionar que você ficará mais privado de sono do que jamais esteve em sua vida, e também adicionará um novo componente de saúde à sua vida, a saúde sexual.

Embora eu não queira falar só sobre desgraça e melancolia, quase todos os casais recém-casados ​​com quem conversei disseram que seu primeiro ano de casamento foi o ano em que mais ficaram doentes suas vidas.

E, embora isso possa ser frustrante, oferece uma excelente oportunidade de se aproximarem à medida que aprendem a confiar e apoiar uns aos outros, na saúde e na doença.

Aqui estão algumas maneiras de se preparar ou evitar as piores consequências dos germes dos recém-casados:

Durma bem, não importa o que aconteça.

É difícil se adaptar a dormir com uma nova pessoa em sua cama. De repente, seu número de noites ruins dobra, às vezes até quadruplica. Além disso, a maioria dos casais tende a ser formado por uma coruja noturna e um madrugador, o que acaba afetando a qualidade de sono de ambos.

Por causa disso, você deve fazer do sono uma prioridade em seu casamento desde o primeiro dia. Aprenda a se comprometer acordando um pouco mais cedo ou ficando acordado um pouco mais tarde do que normalmente faria.

Embora eu saiba que vocês querem passar o máximo de tempo possível juntos, você vai se divertir muito mais se for um tempo de qualidade em que vocês dois não se sintam como zumbis.

Dicas úteis:

Estabeleça limites de tempo.

Conversem um com o outro para ver quando seu cônjuge precisa acordar na manhã seguinte, quais são as metas para o dia seguinte e quando vocês dois deveriam estar na cama.

Defina um limite de tempo para ir para a cama e cumpra-o, não importa o quê.

Estabeleça um ritual noturno. Seja simplesmente escovar os dentes juntos ou ler as escrituras e orar. Reserve um tempo todas as noites para que vocês dois possam se reunir e relaxar.

Não tenha medo de experimentar coisas novas. Camas separadas, tampões de ouvido, dormir em quartos diferentes, ir para a cama em horários diferentes, lanches ou meditação realmente podem fazer toda a diferença se você não tiver um sono de qualidade.

Encontre um médico em quem confie.

Você está iniciando uma fase totalmente nova da vida, que certamente trará novos desafios de saúde.

Certifique-se de encontrar um médico que você goste e sempre que algo inesperado acontecer, ligue para ele e mantenha contato regularmente.

Em vez de se autodiagnosticar ou descartar perguntas, uma ligação rápida pode esclarecer se você realmente deve se preocupar e pode salvar você de doenças mais graves no futuro.

Pode ser interessante: 5 conselhos dos profetas modernos para fortalecer o casamento

E quando coisas inesperadas surgirem, não surte e não fique com nojo, de você ou de seu cônjuge. Certifique-se de sempre deixar seu cônjuge saber que você o ama.

Encontre maneiras criativas de se exercitar.

Pensei que meu marido e eu teríamos mais tempo quando nos casássemos e não tivéssemos que viajar para ficar juntos.

Só que finanças, família, tarefas diárias e outras coisas consomem ainda mais do seu tempo. Adicione a tudo isso algum tipo de doença regular, e às vezes você se sente com sorte por apenas fazer todas as tarefas diárias, imagina se exercitar.

Mas durante tempos difíceis, seu corpo precisa das endorfina e do alívio do estresse que vêm da prática do exercício mais do que nunca.

Portanto, seja flexível ao se exercitar e encontre atividades físicas que você possa fazer com seu cônjuge.

Seja aprender um novo esporte juntos, andar de bicicleta, fazer ioga ou simplesmente fazer caminhadas. Se você tentar fazer algumas coisas ativas juntos, poderá ter mais tempo juntos e aliviar o estresse.

2. Esqueça as suas expectativas e apenas aproveite a aventura

Não importa o quanto você leia, não importa o quanto você ore ou se prepare, posso garantir que o casamento nunca atenderá às suas expectativas.

Muitas vezes, há aqueles momentos sublimes em que tudo o que você imaginou vai pelos ares pela pura realidade de estar com essa pessoa que moldará sua eternidade. Mas há muitos momentos em que você mal consegue recuperar o fôlego da agitação de tudo isso.

Faça o favor ao seu cônjuge de não esperar que ele saiba tudo o que você gostaria que ele fizesse para fazer você feliz.

O casamento é uma parceria igualitária em que você e seu cônjuge precisarão começar a trabalhar mais, e nem tudo será agradável. Ninguém quer lavar a louça ou limpar os banheiros, mas estabelecer expectativas vai muito além do trabalho doméstico.

Se você deseja que seu cônjuge seja mais afetuoso, perceba algo que você mudou, planeje mais encontros ou mude isso e aquilo, pare e faça duas coisas.

Primeiro, lembre-se de todas as coisas boas que seu cônjuge faz, o quanto ele contribui e com que frequência mostra amor por você.

Então, e só então, seja proativo e mude o que está incomodando você. Não se sente passivamente frustrado ou magoado. Assuma o controle de sua vida e faça uma mudança.

Mude sua perspectiva, mude as circunstâncias, fale sobre seus sentimentos, converse, encontre uma solução, mas nunca assuma que a pessoa que tem que mudar é seu cônjuge.

Deus nos deu o arbítrio por uma razão e não devemos violar o direito de escolha de outra pessoa tentando controlá-la ou microgerenciá-la.

3. A intimidade sexual só vem naturalmente se você se esforçar para isso

Há duas coisas que mudaram a maneira como entendo o sexo. A primeira foi o discurso do Élder Jeffrey R. Holland “Sobre Almas, Símbolos e Sacramentos”.

O segundo foi um livro que meu marido e eu lemos enquanto estávamos noivos, O ato do casamento.

Eu também recomendo “And They Were Not Ahamed” este livro é definitivamente um abrir de olhos para aqueles que têm dúvidas sobre como a intimidade sexual pode nos conectar espiritualmente.

Mesmo que você tenha recebido uma educação sexual completa e pense que sabe tudo, esses recursos integram os aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais da intimidade sexual de uma forma que provavelmente mudará a forma como você vê esse ato sagrado.

Como disse o Élder Holland:

“A intimidade sexual não é apenas uma união simbólica entre um homem e uma mulher – a união de suas próprias almas – mas também é um símbolo de uma união entre mortais e divindades, entre humanos comuns e falhos que se unem para um momento raro e especial com o próprio Deus e todos os poderes pelos quais Ele dá vida neste nosso vasto universo. Neste último sentido, a intimidade humana é um sacramento, um tipo muito especial de símbolo.”

Por causa da vulnerabilidade e emoções intensas envolvidas, a frustração ou a dor podem resultar em problemas na sua vida sexual e ser prejudiciais ao seu relacionamento em geral.

Aqui estão algumas sugestões para ajudar você a construir um relacionamento sexual mais forte como um recém-casado.

Conversem um com o outro sobre tudo.

Conversem com frequência sobre o que gostam ou não gostam, com o que se sentem à vontade, com o que se sentem empolgados.

Sejam honestos. Muitas vezes, essas coisas podem mudar de um dia para o outro com base no humor de uma pessoa. Portanto, certifique-se de dizer ao seu cônjuge o que você precisa e o que é bom.

Não se sinta culpado ou egoísta por compartilhar honestamente os seus sentimentos. Nós nos aproximamos no amor servindo e sendo servidos, e você pode perder alguns dos momentos mais doces de conexão se não estiver disposto a ser honesto.

O momento certo desempenha um papel importante.

Um aspecto da intimidade sexual que eu não percebi é que, muitas vezes, no casamento, um dos cônjuges se sente mais animado sobre sexo pela manhã e outro à noite.

Isso significa que os sentimentos muitas vezes podem sair de sincronia, deixando um ou ambos frustrados. Tal como acontece com tudo em seu casamento, encontre maneiras de se comprometer.

Dizer não e ouvir não podem ser lugares muito frustrantes para se estar, então sejam compassivos um com o outro. Se você não se sentir bem quando seu cônjuge estiver pronto, esteja disposto a tentar.

Diga ao seu cônjuge o que você pode precisar para se conectar mais plenamente. Se você é quem está interessado, mas seu cônjuge parece alheio a você, não se sinta magoado.

Em vez disso, comunique-se, deixe suas intenções claras e ajude seu cônjuge a entender como você está se sentindo. Nunca é egoísta deixar seu cônjuge saber o momento que você quer ter intimidade sexual.

Seja confiante e não tente adivinhar o que seu cônjuge pode estar sentindo ou pensando. Ao mesmo tempo, seja paciente e perceba que pode levar algum tempo para seu cônjuge atingir o mesmo nível ou que às vezes a resposta é não. E lembre-se seu cônjuge ainda ama e deseja você.

Seja honesto com seu cônjuge.

Em tudo, honestidade e franqueza evitam mágoas e dúvidas. Em todos os momentos de seu relacionamento, nunca tenha medo de dizer não ao seu cônjuge quando se trata de sexo.

Também não se esqueça de explicar seus pensamentos e sentimentos. Se você se sentir indisposto, emocionalmente distante, cansado, etc., diga ao seu cônjuge honestamente, poupando-o da preocupação de se culpar ou de se perguntar se ele fez algo errado.

Isso também ajuda seu cônjuge a entender como ele pode apoiar você, algo que melhorará seu relacionamento em todos os sentidos.

E certifique-se de que não importa o que você diga ao seu cônjuge, ele nunca duvide do seu amor.

Além disso, seja honesto após a intimidade, dizendo ao seu cônjuge o que você pode precisar ou quaisquer emoções ou pensamentos intensos que possa estar sentindo, mesmo quando parecer mais vulnerável e difícil.

Certifique-se de não ignorar sua conexão emocional, mental e espiritual.

Embora a intimidade sexual seja uma parte importante do casamento, tome cuidado para não deixar que outras áreas de sua vida percam o foco.

À medida que você conversa com o outro, aprende e se conecta mental, emocional e espiritualmente, uma conexão física mais forte tende a se seguir naturalmente.

4. Aumentar a família também significa aumentar o tempo e a diversão

Quando você se casa, sua lista de entes queridos e sua rede de apoio dobram quase instantaneamente.

Com isso, vem uma duplicação de aniversários para lembrar e eventos familiares para participar e pessoas para visitar. Lembre-se que é uma bênção ter uma rede tão ampla de amor ao seu redor e ao seu cônjuge.

Embora possa ser difícil escolher onde você passa suas férias ou quão diferentes podem ser as tradições de sua família, apenas relaxe, abrace o novo e divirta-se.

Você e seu cônjuge ainda têm muitos anos pela frente para construir suas próprias tradições. Então, por enquanto, seja flexível ao tentar coisas novas e esteja disposto a se comprometer.

Conheça sua nova família. Ao mesmo tempo, espere criar suas próprias tradições. Converse regularmente com seu cônjuge para: 1) ter certeza de que nenhum de vocês está se sentindo sobrecarregado e 2) para descobrir as preferências um do outro.

Embora seja incrível ter uma família ao seu redor, certifique-se de manter suas amizades e economizar tempo para construir sua nova família também.

5. Vocês vêm de culturas familiares completamente diferentes, então nem sempre falarão a mesma língua

Depois de passar mais de uma semana em uma pequena casa com os seus novos sogros, minha amiga me contou sobre o momento em que ela finalmente entendeu o que ela estava sentindo: um choque cultural.

Para qualquer um de vocês que serviu missão ou viajou para o exterior, sabe como pode ser animador e intimidador se lançar de repente em um idioma e cultura inteiramente novos.

E acredite, cada família tem sua própria linguagem, piadas internas, brincadeiras e formas de se comunicar, conectar e viver.

Então, o que isso significa para você? Encontre ativamente maneiras de sair de sua própria bolha e criar um lugar para você em sua nova família.

Alegre-se com sua individualidade, encontre maneiras criativas de contribuir para sua nova família, mas principalmente, esteja disposto a aprender uma nova linguagem e forma de amar.

Assim como os desafios de uma missão de tempo integral fornecem maneiras ilimitadas de crescer, o casamento oferece progressão diária.

Mas com todo esse crescimento, tenha paciência consigo mesmo. Se você achar que estar perto de sua nova família é cansativo, não se preocupe. Isso não significa que você os ama menos, significa apenas que você está trabalhando duro para aprender a cultura deles.

Esteja ciente também de que seu cônjuge pode se sentir da mesma maneira em torno de sua família.

Sejam atenciosos e ajudem um ao outro a entender a família do outro, certificando-se de que ambos tenham tempo suficiente para se ajustar.

Aqui estão algumas dicas para ajudar nesse processo:

Descubra como seu cônjuge se comunica.

Como você e seu cônjuge vêm de famílias completamente diferentes, ambos falam línguas completamente diferentes.

Sim, as palavras básicas podem ser as mesmas, mas a inflexão, maneirismos, significado e muito mais podem variar.

Então, quando algo que seu cônjuge diz o confunde ou ofende, pare para perguntar o que ele realmente quis dizer antes de reagir.

Embora você tenha opiniões e crenças diferentes, é incrível ver quantas diferenças são minimizadas quando vocês dão um passo para trás para entender um ao outro.

Não tenha medo de fazer as coisas de forma diferente.

Quando essas opiniões diferentes surgirem ou quando você descobrir sobre uma das bilhões de pequenas coisas que você e seu cônjuge fazem de forma diferente, não corrija e não seja condescendente.

Pergunte primeiro ao seu cônjuge se ele pode mostrar como fazer as coisas do jeito dele, depois ofereça-se para mostrar como fazer as coisas do seu jeito.

É o mesmo com a política, crenças e opiniões. Descubra honestamente por que seu cônjuge vota, adora ou pensa da maneira que pensa e explique seus próprios pensamentos sem tentar “converter” seu cônjuge.

Desde como você lava a louça até como vive o evangelho, você e seu cônjuge precisam se entender, mas não precisam ser a mesma pessoa. Alegre-se com a diversidade. Isso mantém as coisas divertidas!

Aprenda como você demonstra amor e como seu cônjuge demonstra amor.

Antes de decidir se machucar porque seu cônjuge se esqueceu de fazer isso ou aquilo, pare e pense em todas as dezenas de coisas que você pode estar alheio.

Se você adora quando seu cônjuge envia mensagens de texto durante o dia, diga a ele. Se você gosta de receber flores, diga a ele. Se você precisar de mais tempo sozinhos juntos, diga a ele.

Nunca espere que seu cônjuge leia sua mente. E certifique-se de perguntar ao seu cônjuge se há coisas que eles precisam ou apreciam nas quais você pode trabalhar.

Aprenda a ver as dezenas de maneiras pelas quais seu cônjuge já mostra que o ama a cada dia e aprenda novas maneiras pelas quais seu cônjuge aprecia receber amor.

À medida que vocês começarem a entender melhor a linguagem do amor do outro, ambos serão capazes de demonstrar amor com mais fluência.

Veja também: 3 maneiras de criar um relacionamento sexual saudável no casamento

6. Você encontrará pontos fracos que nem sabia que existiam, então aproveitem para aprender a confiar um no outro

Haverá tantos momentos em seu casamento em que a pessoa com quem você ficará mais frustrado será você mesmo.

Você será testado de muitas maneiras novas, e esse teste revelará pontos fracos que você nem sabia que tinha.

Na verdade, você aprenderá sobre traços de caráter e talentos que você nem sabia que existiam. Mas tenha sempre em mente que o oposto também é verdadeiro.

De repente, você encontrará pontos fortes em si mesmo que nunca conheceu, vários que seu novo cônjuge pode até apontar.

Então, quando você se sentir sobrecarregado e começar a se culpar, pare e pense nas coisas que está fazendo certo e seja grato por ter tempo para melhorar.

Se você ainda se sentir deprimido, tente perguntar ao seu cônjuge algumas das coisas que ele admira em você e tenho certeza de que você verá rapidamente que está se saindo melhor do que pensava.

Lembre-se de que são suas fraquezas e falhas, em parte, que tornaram você e seu cônjuge tão perfeitos um para o outro, pois ambos ajudam a fortalecer um ao outro.

7. Suas emoções estarão por toda parte, então seja paciente consigo mesmo e com seu cônjuge

Depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental são desencadeados por eventos estressantes que mudam a vida.

E adivinha? Mudar para um novo lugar, tornar-se sexualmente ativo, construir uma vida com uma nova pessoa e tornar-se parte de uma nova família são eventos estressantes, que mudam a vida de uma pessoa logo após o casamento.

Claro, tudo isso causa muito estresse, do tipo que nos motiva a sermos melhores. Mas às vezes essas mudanças podem desencadear reações emocionais inesperadas, em você e em seu cônjuge.

Acrescente a essa falta de sono e haverá momentos em que suas emoções o sobrecarregarão e você se perguntará se aquilo vai dar certo.

Mas acredite, você pode. Nesses momentos, você precisa perceber que é o estresse, o medo e a depressão que estão falando, não você.

Saiba que o que você está passando é totalmente normal, embora eu saiba que não é fácil. E, embora isso seja normal, receber ajuda profissional de médicos, conselheiros e terapeutas pode ajudá-lo a alcançar a saúde mental e física ideal.

Acima de tudo, seja paciente consigo mesmo por se sentir sobrecarregado e seja paciente com seu cônjuge se ele estiver com dificuldades.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você nesses momentos difíceis:

Concentre-se no que é bom.

Embora tudo o que você queira fazer quando estiver frustrado, triste ou com dor seja se preocupar com esses sentimentos, pense em todo o bem que preenche seu casamento, nos momentos engraçados que você compartilhou e nas lindas lembranças que você quer guardar. Registre-as. Seja proativo ao criar e manter o que é bom.

Não compare.

Muitas vezes, olhamos para o casamento de outras pessoas como algo que queremos como um modelo para o nosso, seja o casamento de nossos pais, alguém de nossa ala, um amigo, etc.

Há vários problemas inerentes a isso. Em primeiro lugar, muitas vezes aqueles que você admira tiveram muito mais tempo para trabalhar em seu casamento.

É injusto colocar um estudante de piano do primeiro ano contra um pianista profissional. O mesmo acontece com o casamento. O casamento requer prática, e você está apenas começando o seu.

Além disso, você nem sempre sabe o que acontece na vida dos outros e os problemas, lágrimas e lutas que eles tiveram que enfrentar para construir o casamento aparentemente forte que eles têm agora.

Finalmente, e mais importante, você e seu cônjuge são completamente diferentes de qualquer outro casal e terão um casamento completamente diferente – graças a Deus.

Portanto, seja grato por tudo o que você está passando como recém-casado. São essas experiências que ajudarão você a construir um casamento forte e único.

Permita que seu cônjuge saiba como você está se sentindo.

Nunca faça seu cônjuge adivinhar como você está se sentindo. Acredite em mim, se você tentar ficar em silêncio para poupar seus sentimentos, ele provavelmente vai assumir o pior e se torturar obcecado em descobrir o que está errado.

Mesmo que tudo o que você queira fazer seja se isolar, não o faça. Se você ainda não tem certeza por que está se sentindo magoado, com medo ou triste, tudo bem.

Seja honesto. Compartilhe como seu cônjuge sobre sua confusão. E quando acontecer do seu cônjuge não entender os seus sentimentos, não leve nada do que for dito para o lado pessoal.

As emoções nem sempre são racionais e, às vezes, temos sentimentos inesperados por motivos desconhecidos.

Processe suas emoções.

Embora seja bom deixar seu cônjuge saber sobre seus sentimentos desde o início, não tente “corrigir” a situação até que você tenha um pouco de tempo para descobrir a si mesmo e suas emoções.

Não tente falar sobre as coisas em momentos estressantes ou tarde da noite – esses são os momentos em que suas emoções estão mais desequilibradas.

No calor do momento, tendemos a atacar com culpa, desespero, raiva, ressentimento e às vezes até vingança.

Deixe que o assunto descanse por uma noite ou faça uma pausa e raciocine por que você reagiu da maneira que respondeu e como pode evitar esse tipo de reação no futuro.

Fale.

tratar o cônjuge como quer ser tratado

Depois que você e seu cônjuge tiverem algum tempo para pensar, pergunte como ele entendeu a situação do ponto de vista dele. O que ele estavam pensando e como ele estava se sentindo?

Você descobrirá que a maioria das coisas que o ofenderam foram completamente não intencionais e que, em geral, as ações de seu cônjuge são motivadas por amor e preocupação por você.

Depois de entendê-lo melhor, conte o seu lado das coisas e conversem sobre como vocês podem evitar esse tipo de atitude no futuro. Converse, não dite e culpe.

Durante a conversa, peça ao seu cônjuge de vez em quando para repetir o que você disse e repita sua própria compreensão do que ele disse a você.

O falar não deve ser abordado como um teste para ver se cada um de vocês está realmente ouvindo.

Em vez disso, permite que você dê um passo atrás e analise a maneira como vocês dois se comunicam e ouvem.

Seu cônjuge está se sentindo culpado ou atacado? O que ele ouve e entende como o cerne da conversa combina com o que você pensa?

À medida que você começa a construir padrões de comunicação, isso o ajudará a aprender a falar com mais clareza e compaixão.

Pode ser interessante: Compatibilidade e casamento eterno: Se você buscar a Deus, Ele o guiará até a pessoa certa

Perdoe com frequência, incluindo a si mesmo.

Liberte seu coração e sua mente para sentir um sentimento mais profundo de amor por seu cônjuge, por meio do perdão.

Certifique-se de explicar o que pode estar incomodando você para que vocês dois possam encontrar uma solução, então perdoe.

Acima de tudo, não se fixe nos erros que cometeu no passado ou nos pensamentos e sentimentos deprimentes e frustrantes que possa ter experimentado.

Em vez disso, concentre-se no futuro e na pessoa que você e seu cônjuge podem se tornar.

Obtenha a ajuda de que você precisa.

Sejam amigos, familiares, livros ou até médicos, certifique-se de cuidar de sua saúde mental e emocional.

Ao falar com outras pessoas, certifique-se de nunca trair a confiança de seu cônjuge, mas seja honesto e peça conselhos.

Procure sinais de esgotamento ou ansiedade e depressão em você e em seu cônjuge e seja ativo no combate a esses transtornos antes que se tornem algo mais sério.

Para as mulheres: muitas vezes, as alterações hormonais decorrentes de diferentes tipos de contraceptivos podem adicionar outra camada para equilibrar sua saúde emocional.

Mantenha contato com seu médico e nunca se culpe ou se menospreze se for difícil para você encontrar um equilíbrio por conta própria.

Conte com a ajuda de quem tem mais experiência e busque ativamente as melhores opções possíveis.

8. O seu jeito de fazer as coisas no evangelho será diferente, e tudo bem

Mesmo que você e seu cônjuge tenham um testemunho, posso garantir que vocês dois viverão o evangelho de maneiras únicas.

Desde quando você chega à igreja até como você participa da Escola Dominical e quando você paga seu dízimo até como você guarda a Palavra de Sabedoria, você e seu cônjuge fazem as coisas de forma diferente.

Vocês foram criados por famílias diferentes e desenvolveram seus testemunhos de maneiras diferentes.

Em vez de ficar preso às diferenças, concentre-se em viver o evangelho e em seu desejo e o do seu cônjuge de se aproximarem um do outro e do Salvador.

Quando surgirem debates ou desacordos, faça o que você faria nesse tipo de situação: primeiro, procure entender a perspectiva de seu cônjuge, depois explique suas ideias sem tentar “convertê-lo”.

Ambos precisam ter a mente aberta e perceber que a cultura da Igreja não é a mesma coisa que mandamentos. Sejam flexíveis e encontrem maneiras de ajudar um ao outro a se tornarem melhores discípulos de Cristo.

9. Esteja preparado para muita diversão e trabalhe para isso

Lembre-se todos os dias que o casamento é emocionante e divertido. Embora alguns dias essa verdade possa parecer óbvia, você pode se surpreender com a frequência com que começamos a não dar valor às coisas maravilhosas do casamento.

Encontre a aventura de planejar as finanças e se preparar para o futuro, sonhe alto juntos e não deixe que o dia-a-dia ou a lista incrivelmente longa de coisas a serem feitas diminuam essa empolgação.

Esta é outra área em que ajuda a deixar de lado as expectativas. Você não tem ideia do que pode acontecer no seu futuro, então definir planos concretos que provavelmente falharão leva apenas à frustração.

Em vez disso, estabeleça metas e planos sobre os quais você tenha controle e para os quais possa contribuir, planos como viver dentro de suas possibilidades, tornar o evangelho uma prioridade, frequentar o templo, servir regularmente, etc.

Tornar o casamento divertido envolve um equilíbrio complicado entre aprender a fazer planos e ser flexível e espontâneo.

Agora que sua família é composta por duas pessoas com agendas muito ocupadas, talvez você precise começar a planejar com um pouco de antecedência se quiser que noites de namoro, viagens, visitas familiares e noites no templo aconteçam.

No entanto, em sua agitação para fazer as coisas e seguir em frente em sua nova vida juntos, não subestime a importância de apenas aproveitar o tempo juntos.

Façam uma meta de rir juntos todos os dias. Algumas das melhores memórias e discussões surgem apenas dando-se tempo para esquecer o estresse e rir.

Fonte: LDS Living 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *