fbpx

Onde encontrei fé para suportar 537 dias preso injustamente

Em 29 de maio de 2021, o Tenente da Marinha dos Estados Unidos, Ridge Alkonis, levou sua família para fazer uma caminhada em uma parte do Monte Fuji enquanto estavam no Japão. Na volta para casa, planejavam parar em uma sorveteria que Ridge havia visitado anos antes, quando servia como missionário no Japão.

Ridge estava no meio de uma conversa com sua filha de sete anos quando, de repente, perdeu a consciência. Como resultado, perdeu o controle do carro, resultando na morte de uma mulher japonesa de 85 anos e seu genro de 54 anos.

Investigadores da Marinha dos EUA afirmaram que Ridge deve ter desmaiado devido à diferença de altitude, mas um juiz japonês determinou que Ridge simplesmente adormeceu ao volante e o condenou a três anos de prisão por negligência.

Ridge acabou passando 537 dias sob custódia. Durante esses 537 dias, sua esposa, Brittany, fez tudo ao seu alcance para trazê-lo para casa, cuidando também de seus três filhos pequenos e mantendo um emprego. Os esforços de Brittany deram resultado, e na sexta-feira, 12 de janeiro de 2024, Ridge e sua família finalmente se reencontraram.

Às vezes, a vida é apenas difícil

Ridge e Brittany foram recentemente convidados para o podcast All In, apresentado por Morgan Pearson. Eles falaram abertamente sobre como essa experiência afetou sua visão do plano de salvação.

“Muitas pessoas me disseram ao longo desse processo: ‘Tudo acontece por um motivo’ ou ‘Você é uma sarça ardente e Deus está podando você’”, disse Brittany. “E a verdade é que eu não acredito nisso. E não só isso, acredito que afirmações como essas vão contra o evangelho; elas vão contra o plano de salvação. O plano de felicidade é todo sobre …arbítrio, então se tudo acontece por um motivo, isso significa que Deus está lá em cima como um marionetista, certo?”

Em vez de ver Deus como um marionetista, Brittany chegou a uma conclusão diferente: “Às vezes, as coisas simplesmente acontecem. E algumas pessoas podem achar isso desanimador de ouvir, mas … para mim, sinto que há menos para ficar com raiva quando as coisas simplesmente acontecem. Nem sempre há alguém para culpar. Às vezes, a vida é apenas difícil. Acho que foi uma jornada para ambos entendermos esse conceito.”

Seu marido Ridge concordou completamente.

“Essa foi minha primeira grande barreira espiritual para superar em meio a todo esse processo, entender melhor por que coisas ruins acontecem com pessoas boas”, disse Ridge.

“As reuniões de testemunho se tornaram extremamente difíceis para mim ir, a ponto de eu quase desistir. Porque era tão difícil sentar lá e ouvir a estrutura de ‘eu estava enfrentando algo ruim. Orei muito, ou talvez até jejuei, e então algo bom aconteceu.’ Mas eu ainda estou aqui, e não reconheço o que há de bom nisso.”

Deus ainda me ama?

Ridge refletiu sobre como, além de seus próprios esforços para “acessar os poderes do céu”, milhares de pessoas estavam orando e jejuando por sua causa. E ainda assim, por 537 dias, ele permaneceu injustamente preso. E grande parte desse tempo, ele só podia falar com as pessoas por uma hora cada dia, de segunda a sexta-feira.

“Tive que descobrir uma maneira de acreditar que Deus existe e que Ele ainda me ama, entendendo a realidade da minha situação”, diz Ridge. “Fizemos muita reflexão, leitura e tentamos lidar com isso.”

Enquanto estava na prisão, Ridge escolheu trabalhar na alfaiataria da prisão para ocupar seu tempo. Ele estava determinado a aproveitar a oportunidade para desenvolver uma habilidade que seria útil fora da vida na prisão.

“Eu realmente queria algo tangível. [Eu queria] sair dizendo, ‘Olhe, isso é o que aprendi. Agora estou melhor porque posso fazer isso. E sabe de uma coisa? Aprendi a fazer isso enquanto estava na prisão’”, compartilhou Ridge.

Ridge também leu 192 livros na prisão, incluindo o estudo das escrituras. Ele encontrou força e inspiração em pessoas nas escrituras que passaram por situações difíceis apesar de sua retidão.

“O arco de Néfi quebra e todos começam a passar fome. José é jogado na prisão apenas por tentar ser gentil com Potifar e sua esposa. Paulo acaba na prisão inúmeras vezes. E há muitos outros exemplos, diz ele. “Não há garantia nas escrituras que diz: ‘Se você for realmente, realmente justo, nada de ruim vai acontecer com você.’ E não falamos sobre isso o suficiente.”

Dar propósito às nossas experiências

A apresentadora do podcast, Morgan Pearson, concordou. Ela acrescentou que anos atrás, entrevistou uma professora na Duke Divinity School chamada Kate Bowler, que escreveu um livro chamado “Tudo Acontece por um Motivo: E Outras Mentiras que Eu Amava”.

“Pensei nisso muitas vezes desde então”, diz Morgan. “Acho que as coisas simplesmente acontecem conosco – e escolhemos dar propósito a elas. Então, Ridge, você na alfaiataria, foi como encontrar algum pequeno propósito para dar à experiência que você estava tendo.

“Não sei se tudo acontece por um motivo, …mas acho que podemos escolher dar propósito às nossas experiências.”

Como última pergunta da entrevista, Morgan perguntou a Ridge e Brittany o que significa para eles estar totalmente no evangelho de Jesus Cristo.

“Enquanto eu estava na prisão, um dos meus marcadores estava permanentemente na história de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que eu acho serem o epítome de se entregar completamente ao evangelho. Eles ficaram olhando para uma fornalha ardente de morte, [então encararam] diretamente o rei e disseram: Acredito que meu Pai Celestial pode me salvar desse fogo”.

Ridge Alkonis, sua esposa Brittany e filhos.

Prosseguir com fé

“Mas mesmo que Ele não o faça, estou disposto a prosseguir com fé. E isso é o que significa para mim. Mesmo diante das situações mais audaciosas, difíceis, provações – seja lá o que for – você está disposto a enfrentar isso com o Pai Celestial e Jesus Cristo ao seu lado, não importa o que aconteça,” diz Ridge.

Brittany adicionou suas próprias palavras comoventes, com emoção em sua voz ao falar da luta para trazer Ridge de volta para casa.

“As crianças e eu estávamos em uma jornada muito diferente. Acordar todas as manhãs era uma questão de sobrevivência; era garantir que meus filhos se sentissem amados e seguros a cada dia. … Cada dia era uma luta. … E estou apenas saindo disso, apenas tendo tempo para pensar e tentar entender tudo pelo qual passamos.

Mas apesar de tudo isso, eu ainda estou aqui. E para mim, isso é o que significa estar totalmente comprometido. Nem sempre é entender. O plano da felicidade não significa que você está sempre feliz, mas que ainda está aqui. Ainda estou esperando por entendimento e ainda estou orando por paz que sei que um dia virá.”

Fonte: LDS Living

Veja também: 

Protegida pelos anjos: Como o Senhor me livrou da morte

Nunca imaginei que meus filhos fossem servir missão, até que…

Lições de fé: o que aprendi com o desemprego

| Vida dos Santos dos Últimos Dias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *