fbpx

Lições de fé: o que aprendi com o desemprego

Esse artigo foi escrito com base nos relatos de Israel Santana

Nasci e cresci na Bahia e aos 17 anos mudei para São Paulo, onde minha mãe residia na época. Sempre acreditei em Deus, mas minha família nunca frequentou uma religião específica. Mudar para São Paulo foi apenas o início de uma jornada que me levaria a superar desafios, descobrir a fé e transformar minha vida de maneiras inimagináveis.

Em 2013, tive meu primeiro contato com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por meio de amigos que eram filhos do bispo. Durante seis meses, pesquisei e aprendi sobre os princípios do evangelho. Foi nesse período que conheci Willian, um amigo que se tornaria fundamental para minha compreensão da Doutrina de Cristo.

Decidi ser batizado em 9 de julho de 2013, uma decisão que, embora tenha fortalecido minha fé, trouxe desafios pessoais. Por causa de alguns conflitos familiares, resolvi sair de casa, e encontrei ajuda na família de Willian. Eles me acolheram de braços abertos, e me tornei parte de sua família.

Os exemplos, ensinamentos, apoio e amor que recebi foram muito importantes para o meu entendimento do evangelho. Fortaleci meu testemunho e segui firme nos princípios que aprendi e decidi servir uma missão de tempo integral em Curitiba.

Migrando para uma nova área profissional

Ao retornar, conheci Natasha, namoramos e em fevereiro de 2021 nos casamos para o tempo e a eternidade. O evangelho de Jesus Cristo não apenas guiou minha vida espiritual, mas também influenciou minhas escolhas profissionais.

Desde que cheguei em São Paulo, minhas experiências profissionais envolveram a área de vendas. Foi assim que consegui um emprego em vendas na área de tecnologia. Essa experiência me colocou em contato com a área de desenvolvimento de software, algo que sempre tive interesse, mas não achava que teria a capacidade de executar.

Só depois que mudei para Curitiba e me casei que aceitei o desafio de buscar o meu sonho de aprender programação. Nos preparamos financeiramente por dois anos para que eu pudesse deixar meu emprego em vendas e me dedicar a estudar e ir atrás de meus objetivos.

Tínhamos uma reserva para 6 meses, nosso dinheiro estava minimamente calculado em cima de nossos gastos mensais e ainda tínhamos uma pequena reserva de emergência. Esse seria um tempo de muito estudo para que eu pudesse aprender as habilidades necessárias e para me recolocar no mercado de trabalho. Não foi fácil. Estudei de 8 a 9 horas por dia, fiz cursos extras além da faculdade e busquei aprender tudo o que podia.

Um jejum específico e a resposta do Senhor

No meio desse processo, a vida reservou um teste inesperado quando: três meses antes do prazo que estabelecemos em nossos planos terminar, os proprietários do apartamento que alugávamos solicitaram a devolução do imóvel.

A mudança e tudo o que viria com ela, era algo que não estava em nosso orçamento. E nesse momento, buscamos a Deus, uma fonte de ajuda que sabíamos que não iria falhar. Os meses seguintes foram de muitos jejuns e orações. Com o nosso prazo quase se esgotando, minha esposa, Natasha, fez um jejum específico pedindo que eu tivesse uma oportunidade de emprego em duas semanas.

O milagre aconteceu quando, exatamente no último dia daquelas duas semanas, encontrei uma vaga no LinkedIn. Lembro que era madrugada quando o alerta daquela vaga apareceu em minha tela. De início ignorei e pensei, amanhã aplico. Mas ao deitar na cama, senti uma força me empurrar e voltei ao computador para enviar meu currículo. 

Após uma série de entrevistas e testes práticos, fui contratado na mesma semana. Recebi meu primeiro adiantamento de salário no mês em que nossos recursos acabariam. Conseguimos pagar nossas contas, superar as adversidades financeiras e fortalecer nossa fé.

Confiar e ter fé

Essa jornada, cheia de desafios e superações, me ensinou a importância de combinar esforços pessoais com a confiança em meu Pai Celestial. 

Acredito que toda essa experiência se baseia no que o Élder Richard G. Scott ensinou ao dizer:

“É por meio da combinação do que está em nosso poder de realização com o poder do Senhor, que a bênção se realiza.” 

Deus não apenas me deu uma oportunidade, mas também me capacitou para enfrentar desafios e superar obstáculos. O evangelho de Jesus Cristo e tudo o que aprendo nele fortaleceu minha fé, meu testemunho e minha capacidade de confiar e ser fiel. 

A noite em que senti a inspiração para me candidatar à vaga de emprego foi uma das maiores impressões do Espírito Santo que já senti, reforçando minha crença na importância da preparação para receber bênçãos divinas. A mensagem é clara: com esforço, fé e preparação, é possível superar qualquer desafio.

Pode ser interessante:

Como o Senhor me carregou no colo após perder meu bebê
Perdi minha mãe enquanto servia ao Senhor: a fé para continuar

| Santos no Brasil

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *