fbpx

Por que existem templos sem a estátua do Anjo Morôni?

Em 2020, a Igreja de Jesus Cristo divulgou as renderizações do Templo de Cobán Guatemala e do Templo de Okinawa Japão. Embora o Oceano Pacífico separe os dois templos, os dois designs tinham algo em comum: nenhum deles possuia uma estátua do anjo Morôni. Esses templos não são os primeiros sem a famosa estátua, um número crescente de templos está sendo construído sem o Anjo Morôni.

O primeiro templo com uma estátua do Anjo Morôni

O Templo de Nauvoo foi o primeiro a ter um anjo (embora não identificado como Morôni), e é o único templo a ter um anjo horizontal ou voador (que funcionava como uma catavento). O anjo foi inspirado em Apocalipse 14:6, que diz: “E vi outro aanjo voar pelo meio do céu, e tinha o bevangelho eterno, para proclamá-lo aos que habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo”.

O Templo de Salt Lake, dedicado em 1893, foi o primeiro templo com a estátua de um anjo formalmente identificado como Morôni. O modelo original de gesso, com aproximadamente 1 metro, foi concluído em 4 de outubro de 1891 e exibido na Feira de Salt Lake. Um modelo em tamanho real foi enviado para Salem, Ohio, onde a estátua foi martelada em cobre e coberta com folha de ouro de 22 quilates. A estátua de aproximadamente 3,84 metros fica sobre uma bola de pedra na torre central de aproximadamente 64 metros no lado leste.

Atualmente, com a renovação do Templo de Salt Lake, a estátua do Anjo Morôni foi removida e será preservada, remodelada e posteriormente reinstalada, de acordo com a Sala de Imprensa da Igreja.

Templo de Hong Kong, China sem a estátua do Anjo Morôni

Templo de Hong Kong, China antes e depois da renovação.

Mudanças durante as renovações

Ao longo da história da Igreja, alguns templos receberam uma estátua do Anjo Morôni como parte de sua renovação. De acordo com a Sala de Imprensa da Igreja, estátuas do Anjo Morôni foram adicionados em vários templos na década de 2000, incluindo o Templo de Freiberg Alemanha (2001), o Templo de Ogden Utah (2002), o Templo de Provo Utah (2003), o Templo de São Paulo Brasil (2003), o Templo de Tóquio Japão (2004), o Templo de Berna Suíça (2005), e o Templo de Londres Inglaterra (2008). Além disso, o Templo Idaho Falls Idaho recebeu uma estátua do Anjo Morôni em 1983, quase 40 anos após sua dedicação original.

Do mesmo modo, o contrário também é possível. O Templo de Hong Kong China é um exemplo de templo que perdeu sua estátua do Anjo Morôni como parte de uma grande renovação. Dedicado em 1996 pelo Presidente Gordon B. Hinckley, este templo foi o 48º templo construído pela Igreja. Após 23 anos em funcionamento, o Templo de Hong Kong foi fechado para renovação em 2019 e reedicado em junho de 2022.

Templo de Brasília, Brasil sem a estátua do Anjo Morôni

Templo de Brasília, Brasil.

Por que esses templos não têm estátuas do Anjo Morôni

Desde 2023, grande parte das renderizações de templo divulgadas pela Igreja, não apresentam estátuas do Anjo Morôni em seu design. Em um artigo sobre a estátua do Anjo Morôni e os templos, lemos a seguinte afirmação:

“Enquanto a estátua do Anjo Morôni ocupa um lugar de destaque em muitos templos ao redor do mundo, simbolizando a restauração do evangelho de Jesus Cristo, não é um requisito do design do templo. Alguns templos podem incluir a estátua, enquanto outros podem não incluir.

O design de um templo, tanto interno quanto externo, é secundário ao seu propósito principal, que é levar as pessoas a se aproximarem de Deus e de Seu Filho, Jesus Cristo, participando de cerimônias sagradas que ensinam sobre o plano de Deus e unem as famílias para sempre.”

Ainda de acordo com a Sala de Imprensa da Igreja, “ocasionalmente, códigos de construção, possíveis equívocos culturais, ou projetos arquitetônicos impedem o uso de uma estátua do Anjo Morôni.”

Templo de Okinawa, Japão sem a estátua do Anjo Morôni

Templo de Okinawa, Japão.

Templos em funcionamento sem a estátua do Anjo Morôni

Hoje, entre os templos dedicados, em construção e anunciados, há 90 templos sem a estátua do anjo Morôni. Dos 180 templos em funcionamento,  21 não têm a estátua como parte de seu design. Estes templos são:

  • Templo de Bangkok Tailândia
  • Templo de Brasília Brasil
  • Templo de Cardston Alberta
  • Templo de Hamilton Nova Zelândia
  • Templo de Helena Montana
  • Templo de Hong Kong China
  • Templo de Kinshasa República Democrática do Congo
  • Templo de Laie Havaí
  • Templo de Logan Utah
  • Templo de Lima Peru Los Olivos
  • Templo de Manti Utah
  • Templo de Mesa Arizona
  • Templo de Moses Lake Washington
  • Templo de Oakland Califórnia
  • Templo de Okinawa Japão
  • Templo de Paris França
  • Templo de Porto Príncipe Haiti
  • Templo de Praia Cabo Verde
  • Templo de San Juan Porto Rico
  • Templo de St. George Utah
  • Templo de Yigo Guam

Por fim, número crescente de templos sem o anjo Morôni não significa que não haverá mais templos que terão a estátua como parte de seu design. Mesmo que sem este elemento, podemos esperar que mais Casas do Senhor sejam contruídas ao redor do mundo e que sua importância seja igual onde quer que estejam.

Para saber mais sobre as estátuas do Anjo Morôni acesse os artigos abaixo:

10 Coisas que não sabíamos sobre a estátua do Anjo Morôni

Veja as diferentes versões da estátua do anjo Morôni ao longo do tempo

Veja também: 

| Templos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *