Por que existem templos sem a estátua do Anjo Morôni?
Em 2020, a Igreja de Jesus Cristo divulgou as renderizações do Templo de Cobán Guatemala e do Templo de Okinawa Japão. Embora o Oceano Pacífico separe os dois templos, os dois designs tinham algo em comum: nenhum deles possuía uma estátua do anjo Morôni. Esses templos não são os primeiros sem a famosa estátua, um número crescente de templos está sendo construído sem o Anjo Morôni.
O primeiro templo com uma estátua do Anjo Morôni
Mudanças durante as renovações
Ao longo da história da Igreja, alguns templos receberam uma estátua do Anjo Morôni como parte de sua renovação. De acordo com a Sala de Imprensa da Igreja, estátuas do Anjo Morôni foram adicionados em vários templos na década de 2000, incluindo o Templo de Freiberg Alemanha (2001), o Templo de Ogden Utah (2002), o Templo de Provo Utah (2003), o Templo de São Paulo Brasil (2003), o Templo de Tóquio Japão (2004), o Templo de Berna Suíça (2005), e o Templo de Londres Inglaterra (2008). Além disso, o Templo Idaho Falls Idaho recebeu uma estátua do Anjo Morôni em 1983, quase 40 anos após sua dedicação original.
Do mesmo modo, o contrário também é possível. O Templo de Hong Kong China é um exemplo de templo que perdeu sua estátua do Anjo Morôni como parte de uma grande renovação. Dedicado em 1996 pelo Presidente Gordon B. Hinckley, este templo foi o 48º templo construído pela Igreja. Após 23 anos em funcionamento, o Templo de Hong Kong foi fechado para renovação em 2019 e reedicado em junho de 2022.
Por que esses templos não têm estátuas do Anjo Morôni
Desde 2023, grande parte das renderizações de templo divulgadas pela Igreja, não apresentam estátuas do Anjo Morôni em seu design. Em um artigo sobre a estátua do Anjo Morôni e os templos, lemos a seguinte afirmação:
“Enquanto a estátua do Anjo Morôni ocupa um lugar de destaque em muitos templos ao redor do mundo, simbolizando a restauração do evangelho de Jesus Cristo, não é um requisito do design do templo. Alguns templos podem incluir a estátua, enquanto outros podem não incluir.
O design de um templo, tanto interno quanto externo, é secundário ao seu propósito principal, que é levar as pessoas a se aproximarem de Deus e de Seu Filho, Jesus Cristo, participando de cerimônias sagradas que ensinam sobre o plano de Deus e unem as famílias para sempre.”
Ainda de acordo com a Sala de Imprensa da Igreja, “ocasionalmente, códigos de construção, possíveis equívocos culturais, ou projetos arquitetônicos impedem o uso de uma estátua do Anjo Morôni.”
Templos em funcionamento sem a estátua do Anjo Morôni
Hoje, entre os templos dedicados, em construção e anunciados, há 90 templos sem a estátua do anjo Morôni. Dos 180 templos em funcionamento, 21 não têm a estátua como parte de seu design. Estes templos são:
- Templo de Bangkok Tailândia
- Templo de Brasília Brasil
- Templo de Cardston Alberta
- Templo de Hamilton Nova Zelândia
- Templo de Helena Montana
- Templo de Hong Kong China
- Templo de Kinshasa República Democrática do Congo
- Templo de Laie Havaí
- Templo de Logan Utah
- Templo de Lima Peru Los Olivos
- Templo de Manti Utah
- Templo de Mesa Arizona
- Templo de Moses Lake Washington
- Templo de Oakland Califórnia
- Templo de Okinawa Japão
- Templo de Paris França
- Templo de Porto Príncipe Haiti
- Templo de Praia Cabo Verde
- Templo de San Juan Porto Rico
- Templo de St. George Utah
- Templo de Yigo Guam
Por fim, número crescente de templos sem o anjo Morôni não significa que não haverá mais templos que terão a estátua como parte de seu design. Mesmo que sem este elemento, podemos esperar que mais Casas do Senhor sejam contruídas ao redor do mundo e que sua importância seja igual onde quer que estejam.
Para saber mais sobre as estátuas do Anjo Morôni acesse os artigos abaixo:
10 Coisas que não sabíamos sobre a estátua do Anjo Morôni
Veja as diferentes versões da estátua do anjo Morôni ao longo do tempo
Veja também: