fbpx

A razão pela qual temos provações e porque elas fazem toda a diferença

Desde pequena que gostava de guardar recordações de viagens. Mas não foi até o último ano ou assim que eu realmente comecei a me esforçar para adicioná-las a livros de memória. Desde então, me surpreendi ao descobrir que muitas vezes me lembro de alguma dificuldade nos bastidores de qualquer viagem.

Recentemente, criei um livro para uma viagem que fiz enquanto me recuperava do que, na altura, parecia uma separação devastadora. Enquanto olhava as imagens e me lembrava de coisas que tinha esquecido daquele momento maravilhoso, mas desafiador, da minha vida, comecei a refletir sobre alguns dos outros desafios difíceis que enfrentei desde então.

Fiquei surpresa ao sentir uma onda de gratidão por essas provações que eu não tinha sentido antes. Mas não pela razão que esperava.

homem, trantorno mental

O objetivo das provações

Lembro-me de ter aprendido que as provações são “para o nosso bem” e estão destinadas a tornar-nos mais fortes. Mas a minha compreensão do porquê e da forma como esses desafios nos ajudam mudou ao longo dos anos.

Na Conferência Geral de outubro de 2020—durante uma provação mundial – o Presidente Eyring destacou lindamente várias razões para esses desafios em seu discurso, “Testados, provados e aperfeiçoados“:

  • Para nos permitir provar que seremos fiéis a Deus e aos Seus mandamentos
  • Para nos ajudar a crescer e aprender através do arbítrio
  • Para nos ajudar a tornar-nos mais semelhantes a Cristo

Durante a maior parte da minha vida, concentrei-me principalmente nas duas primeiras ideias. Quando pensamos nisso, no entanto, o terceiro propósito de nos tornarmos mais semelhantes a Cristo é aquele que realmente nos ajuda a provar nossa fidelidade, crescer e aprender como discípulos. Como o Presidente Eyring ensinou:

“O plano de felicidade do Pai tem como propósito principal nos tornarmos mais semelhantes a Seu amado Filho, Jesus Cristo. Em todos os aspectos, o exemplo do Salvador é nosso melhor guia. Ele não estava isento da necessidade de provar a Si mesmo. Ele padeceu em favor de todos os filhos do Pai Celestial, pagando o preço por todos os nossos pecados. Ele sofreu por todos aqueles que estão na mortalidade”.

Quando estudo a vida de Cristo, é fácil ver que a caridade e a empatia estão sempre por detrás das suas ações.

As dores e sofrimentos da humanidade e Jesus Cristo

Quantas vezes falamos sobre como Ele é o único que sabe e pode entender toda a nossa dor e sofrimento? Quantas vezes ele procurou e ajudou os outros não apenas por causa de sua compaixão, mas também por sua empatia?

Mesmo antes de realizar seu grande dom da Expiação, Ele havia experimentado muitas das dores e sofrimentos daqueles com quem vivia na terra. Ele tinha enfrentado rejeição e sabia como os incontáveis leprosos e excluídos que ele curou se sentiam.

Jesus Cristo tinha experimentado a dor de perder alguém que amava – o seu primo João Baptista- e chorou com Maria e Marta. Ele experimentou a solidão, a dor, a crueldade, a traição e muitas das outras provações que ainda enfrentamos hoje.

É claro que sabemos que, por causa de Sua Expiação infinita, Ele também entende a dor e o sofrimento que vêm com as provações individuais que ele não necessariamente experimentou pessoalmente na Terra. Não importa o quanto examinamos, Ele é o Juiz e Consolador mais empático.

Quando passamos por desafios na terra, somos capazes de ter um gostinho dessa empatia de uma maneira pequena, à medida que começamos a sentir uma conexão amorosa com outras pessoas que enfrentaram lutas semelhantes.

Embora até mesmo experiências compartilhadas possam impactar as pessoas de maneira diferente, é muito mais fácil entender e oferecer ajuda quando você passou por uma situação ou se sentiu. Quanto mais provações tivermos, maior será o nosso amor, empatia e simpatia, mesmo para aqueles cujos desafios não conhecemos.

O dom da empatia

Ao refletir recentemente sobre desafios específicos da minha vida, pensei em como esses desafios mudaram a maneira como interajo e cuido dos outros. Naquele momento, estas experiências, por mais difíceis que tenham sido, me ajudar a ter empatia e capacidade de ministrar de uma forma que de outra maneira não seria capaz.

Sentir a solidão e os desafios de ser um dos membros mais velhos de uma ala de jovens adultos solteiros me deu a capacidade de me conectar melhor com uma irmã solteira que fui designada para ministrar anos depois em uma ala familiar.

Sentir a dificuldade de me adaptar às mudanças de estilo de vida que vêm com uma nova intolerância alimentar tornou-me mais consciente das necessidades alimentares dos outros e deu-me uma perspectiva mais ponderada ao planejar atividades relacionadas com alimentos ou ao entregar refeições.

A experiência de ter um bebê prematuro na UTI Neonatal abriu meus olhos para um desafio que eu também tinha esquecido quando outros o sentiram e me permitiu oferecer melhor apoio e aconselhamento e fazer amizades com outras mães com as quais o meu caminho cruzou desde então.

Ter uma criança diagnosticada com uma doença grave deu-me um maior desejo de realmente chegar e oferecer apoio aos pais exaustos que, por necessidade, se tornaram médicos e enfermeiros amadores enquanto cuidam da condição médica de uma criança.

Considero que o amor crescente que tenho pelos outros e o meu conhecimento agora pessoal do que a ajuda falada ou não dita pode ser mais necessária são grandes bênçãos resultantes das minhas provações — grandes ou pequenas.

Descobrindo a conexão cristã

Quanto mais velha fico, mais fortemente acredito que ninguém está verdadeiramente sozinho durante uma provação. Acho que a maior ferramenta de Satanás é nos fazer sentir isolados, sozinhos e sem esperança, sentimentos que podem ser combatidos com bastante frequência sabendo que outra pessoa passou por parte ou por tudo o que você está passando e entende sua própria dor em algum nível. Por que razão tantos de nós recorreríamos a grupos de apoio online, cheios de pessoas que entendem a nossa provação e com quem nos identificamos?

As provações podem nos ensinar muitas coisas, como paciência, fé, perseverança e diligência. E, embora esses resultados sejam frequentemente os que mais notamos nas escrituras, com histórias como os maus-tratos de Néfi por seus irmãos, o testemunho de Abinádi e as experiências de Alma e Amuleque com o povo perverso de Amonia, também podemos ver evidências de empatia cristã provenientes de provações.

Por exemplo, pense em Alma, o pai, que viu seu filho começar a trilhar o mesmo caminho perverso que ele havia trilhado como sacerdote do rei Noé. Não posso deixar de acreditar que as suas próprias experiências contribuíram para o grande amor e preocupação que tinha pelo filho e pelas suas escolhas.

E talvez a capacidade de Amon de servir e amar o rei Lamôni e seus servos tenha vindo de sua experiência de sentir o amor de Deus depois que ele e seus irmãos passaram tantos anos desobedecendo aos mandamentos e maltratando aqueles que acreditavam em Deus.

Embora seja sempre nosso objetivo aprender e apreciar as nossas provações à medida que as atravessamos, por vezes não é até olharmos para trás que reconhecemos o bem, tal como fiz com o meu livro de recordações.

É como quando os pais dizem: “Um dia, você entenderá quando tiver seus próprios filhos…” Há algumas coisas com as quais simplesmente não podemos compreender a menos que as tenhamos passado, mas, uma vez que o fazemos, é como se uma lâmpada de reconhecimento e compreensão se acendesse, e compreendêssemos o que os outros nos tentaram dizer.

Então, da próxima vez que uma provação surgir e você estiver procurando por algo positivo, tente pensar em quanto mais bondade, amor, empatia e sabedoria cristã você terá que compartilhar por causa disso.

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *