Por que membros da mesma família podem ser de diferentes tribos de Israel?
O Presidente Russell M. Nelson disse aos jovens do mundo:
“Meus queridos e extraordinários jovens, vocês foram enviados à Terra nesta época específica, a época mais importante da história do mundo, a fim de ajudarem na coligação de Israel! Não há nada acontecendo neste momento na Terra que seja mais importante do que isso. Não há nada que tenha maior consequência. Absolutamente nada. A coligação deve significar tudo para vocês. Esta é a missão para a qual vocês foram enviados à Terra.”
Com esta declaração emocionante de um profeta de Deus, talvez nunca tenha havido tal interesse na Igreja ou no mundo em relação à nossa linhagem como parte das tribos de Israel.
O Presidente James E. Faust (ex-membro da Primeira Presidência) ensinou:
“Não faz diferença se as bênçãos da casa de Israel vêm por linhagem ou por adoção.”
Quer sejamos descendentes literais de Israel ou adotados em sua família por meio de convênios, todos fazemos parte da casa de Israel.
Heranças diferentes
Como, porém, poderiam os descendentes literais de Israel na mesma família biológica vir de diferentes tribos de Israel? O Presidente Faust respondeu desta forma:
“Alguns podem estar confusos por terem observado que membros da mesma família recebem bênçãos que os declaram de linhagem diferente. Algumas famílias são de linhagem mista. Acreditamos que a casa de Israel hoje constitua uma grande parte da família humana.
Como as tribos se misturaram umas com as outras, um filho pode ser declarado como sendo da tribo de Efraim, e outro, da mesma família, da tribo de Manassés, ou de qualquer das outras tribos.
A bênção de uma tribo, portanto, pode ser dominante em um filho e a bênção de outra tribo, dominante em outro. Assim, filhos dos mesmos pais podem receber bênçãos de tribos diferentes.”
Você já viu os resultados dos testes de DNA de irmãos? O site ancestry.com explica (em inglês) por que irmãos dos mesmos pais podem ter diferenças em seus resultados de DNA.
“Todos os genes transmitidos aos irmãos vêm do mesmo pool genético (ou seja, os genes de ambos os pais), então cada etnia transmitida aos filhos deve estar presente em um ou ambos os pais também. No entanto, alguns irmãos podem herdar etnias de seus pais e outros não, e é provável que cada irmão herde diferentes quantidades de etnias um do outro.”
Da mesma forma, depois de tantas gerações de mistura dentro das tribos de Israel, é provável que muitos de nós apresente descendência de várias tribos de Israel. Porém, um desses traços da tribo é mais dominante, proporcionando-nos, assim, bênçãos e responsabilidades dessa tribo.
Irmãos de diferentes tribos de Israel
Assim como dois filhos dos mesmos pais podem diferir na cor dos olhos, cor da pele, altura, tamanho, forma, etc., também dois filhos dos mesmos pais podem diferir em qual tribo de Israel é mais dominante.
Um patriarca da estaca concordou e expôs a explicação do Presidente Faust:
“Conforme é movido pelo Santo Espírito, o patriarca declara a tribo da qual você irá receber essas bênçãos. Esta linhagem não é determinada simplesmente por sua raça ou nacionalidade. Membros da mesma família genética podem ser de diferentes tribos de Israel. Essa linhagem muitas vezes tem a ver com suas responsabilidades no reino do Senhor. Muitos membros da Igreja são da linhagem de Efraim, Manassés ou Judá, que são as tribos mais comuns de Israel neste momento em nosso progresso de pregar o evangelho a todas as nações, parentes, línguas e pessoas.”
O Guia de Estudos das Escrituras descreve por que ouvimos menos de outras das doze tribos de Israel.
“As dez tribos de Israel, que formaram o reino do norte (Israel), foram levadas cativas para a Assíria em 721 a.C. Naquela época elas foram para os países do norte e tornaram-se ‘perdidas’ no que concerne ao conhecimento que temos delas, Mas nos últimos dias elas retornarão.”
Esta profecia está sendo cumprida! As “tribos perdidas” estão sendo reunidas agora! Esta é a grande obra que o Presidente Nelson nos encarregou de realizar – reunir e coligar Israel.
Muitos de nós, nestes últimos dias, somos da tribo de Efraim. Isso não é uma coincidência, mas uma preparação para cumprir o trabalho de coligar Israel nos últimos dias.
“Nos últimos dias, a tribo de Efraim tem o privilégio de levar a mensagem da Restauração do evangelho ao mundo e coligar a Israel dispersa (Deuteronômio 33:13-17). Chegará o tempo em que, por meio do evangelho de Jesus Cristo, Efraim terá um papel de liderança na união de todas as tribos de Israel (Isaías 11:12-13; D&C 133:26-34).”
O testemunho da irmã Wendy Nelson
A irmã Wendy W. Nelson falou de seu testemunho pessoal de que esta reunião está ocorrendo bem diante de nossos olhos.
Quando me dirigi ao púlpito para falar, fiz uma pergunta que não havia planejado. Eu disse às mulheres: “Gostaria de conhecê-las por sua linhagem. Por favor, fiquem de pé quando a tribo de Israel que representa a linhagem declarada em sua bênção patriarcal for citada”.
“Benjamin?”. Duas mulheres ficaram de pé.
“Dã?” Outras duas se levantaram.
“Rúben?” Mais algumas se levantaram.
“Naftali?” Outras ficaram de pé.
À medida que o nome das doze tribos de Israel eram anunciadas, de Aser a Zebulom, e as mulheres iam se levantando, ficamos admiradas com o que estávamos testemunhando, sentindo e aprendendo.
Quantas das doze tribos de Israel vocês acham que estavam representadas naquela pequena reunião com menos de 100 mulheres em um sábado, em Moscou?
Onze! Onze das doze tribos de Israel estavam representadas naquela sala! Só ficou faltando a tribo de Levi. Fiquei surpresa. Foi um momento espiritualmente tocante para mim.
Imediatamente após aquelas reuniões, meu marido e eu fomos diretamente para Erevan, na Armênia. As primeiras pessoas que encontramos quando saímos do avião foram o presidente da missão e sua esposa. De alguma forma, ela ouvira sobre a experiência em Moscou e, com grande satisfação, me disse: “Sou da tribo de Levi!”
Imaginem nossa emoção quando meu marido e eu nos reunimos com os missionários no dia seguinte, inclusive com um élder da tribo de Levi, que, por acaso, era de Gilbert, Arizona.
Quando eu era menina, frequentando a Primária em Raymond, Alberta, Canadá, aprendi que nos últimos dias, antes da Segunda Vinda do Salvador, as doze tribos seriam reunidas. Essa verdade era emocionante para mim e, ao mesmo tempo, muito acima de minha compreensão. Então imaginem como foi estar com membros de todas as doze tribos de Israel dentro de um período de 24 horas!”
Esses são realmente os últimos dias! A coligação de Israel é agora. Ao reunirmos nossos irmãos e irmãs de todas as tribos, estamos preparando a terra para o retorno do Senhor. O que poderia ser mais importante ou mais emocionante do que isso?
Nota de esclarecimento: Embora todas as minhas respostas usem escrituras e/ou palavras de profetas modernos, eu não represento A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Não acredito que nenhuma das minhas respostas seja abrangente. Eu sou apenas uma pessoa usando o evangelho com o qual fui abençoada para trazer esperança, paz e respostas a outras pessoas que buscam a verdade.
Fonte: LDS Daily