fbpx

Precisa de um milagre em sua vida? Saiba o que você precisa fazer

Na Conferência Geral de abril de 2022, o Presidente Russell M. Nelson nos deu cinco sugestões para manter o ímpeto espiritual. A quarta sugestão, e minha favorita, foi “busquem e esperem por milagres.

Esta afirmação me pegou um pouco desprevenido. Eu sempre soube que era bom buscar milagres, mas a ideia de “esperar” parecia mais ousada e cheia de fé do que eu havia considerado anteriormente. O presidente Nelson disse:

“O Senhor vai abençoá-los com milagres se crerem Nele “sem de nada duvidar. Façam o trabalho espiritual e vejam os milagres. Peçam a Deus em oração que os ajude a ter esse tipo de fé.  Prometo-lhes que podem vivenciar por si mesmos que Jesus Cristo ‘dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor’. Poucas coisas vão acelerar mais o seu ímpeto espiritual do que perceberem que o Senhor os está ajudando a mover uma montanha em sua vida”.

A declaração que me influenciou particularmente foi “façam o trabalho espiritual e vejam os milagres”.

O trabalho para buscar milagres? Eu pensei que milagres eram coisas que Deus fez, do nada, para nos ajudar em tempos de dificuldade.

Talvez, as vezes sejam assim. Mas também parece que há outros momentos em que criar esse milagre é uma combinação de Seus esforços e dos nossos.

O presidente Nelson também ensinou que o ímpeto espiritual aumenta quando percebemos que o Senhor está nos ajudando a mover montanhas.

Ajudando-nos, como se estivéssemos empurrando e puxando, exercendo um esforço conjunto para mover nossas montanhas de tristeza, ansiedade, depressão, doença crônica ou qualquer que seja nossa responsabilidade.

O trabalho exigido no exercício da fé

Quando Moisés libertou os filhos de Israel da escravidão egípcia, seu alívio rapidamente terminou quando eles perceberam que os exércitos do Faraó estavam em perseguição.

Literalmente presos entre o enorme Mar Vermelho e os soldados do Faraó, o povo lamentou seu destino e previu um fim terrível (ver Êxodo 14:10-12).

No entanto, o Senhor não fez milagre após milagre, providenciou sua libertação, apenas para abandoná-los à beira-mar. Moisés sabia disso e clamou ao povo com uma fé estonteante:

“Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque os egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre;  O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.” (Êxodo 14: 13-14).

Para este milagre, o trabalho necessário era simplesmente exercitar a fé. “Não temais, não fiqueis parados… o Senhor pelejará por vós.”

Às vezes, esse é o nosso caso. O Senhor moverá a montanha e nossa parte é vigiar com fé. Se você acha que isso é fácil, pense novamente.

Imagine os israelitas tentando manter uma perspectiva positiva enquanto estavam encurralados e carruagens cheias de guerreiros assassinos corriam em sua direção.

Assim, ter fé nos resultados prometidos, especialmente quando tais resultados parecem improváveis, exige grande esforço. Acredito que isso é o que os profetas quiseram dizer ao discutir o exercício de nossa fé.

O exercício acontece quando o esforço é exercido contra a resistência. Quando mover a montanha parece impossível, e ainda assim o Senhor pede que você acredite que isso pode ser feito.

Essa é a sua parte do trabalho. Empurre contra a dúvida. Exercite sua . A montanha será movida, e sua fé crescerá.

O trabalho exigido ao seguir um plano

Depois de vagar no deserto por uma geração, os israelitas finalmente chegaram à sua terra natal e terra prometida.

Nos séculos de sua ausência, outros reivindicaram as terras de Canaã. O Senhor prometeu a Israel que Ele providenciaria um caminho para que eles reivindicassem sua herança.

Alguns anos antes, quando espias israelitas tinham observado os cananeus para avaliar a força de seus inimigos, eles relataram:

“Fomos à terra a qual nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as acidades fortificadas e muito grandes. …Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. …Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos” (Números 13:27, 31, 33).

Em outras palavras, “parece ótimo, adoraríamos morar lá, mas não há como derrotar os residentes atuais”.

Outra montanha estava no caminho de Israel; como ela seria movida? Quando chegou a hora da batalha, o Senhor lhes deu um plano complicado de marchar, soprar chifres e gritar.

Este plano, quando fielmente executado, resultou na destruição de Jericó e na primeira vitória militar israelita sob a direção de Josué na terra prometida (ver Josué 6).

Para este milagre, o trabalho necessário foi feito em duas fases. Primeiro, o povo tinha que exercer fé. A fé sempre será essencial para que os milagres ocorram. Segundo, as pessoas tinham que seguir um plano prescrito.

Às vezes, e acho que na maioria das vezes, o Senhor exigirá fé e um esforço adicional para o seu milagre. Às vezes os planos fazem sentido, às vezes não. Normalmente, gritar e soprar chifres de carneiro em uma parede maciça tem pouco efeito, a menos que o plano seja ordenado por Deus.

Confie e trabalhe no plano do Senhor

Lembra de Naamã e seu milagre ao banhar-se sete vezes no Jordão?

Você está procurando um milagre que ajude com problemas de saúde mental? Talvez o Senhor faça com que você busque aconselhamento e medicação psiquiátrica apropriada. Isso faz sentido.

Mas e se o Espírito aconselhar que, além de tais esforços, Ele quer que você trabalhe mais no templo e na história da família? O que a genealogia teria a ver com a gestão da saúde mental?

Para a maioria das pessoas, talvez nada. Mas se isso é parte de um plano individual, ordenado pelo céu para o seu milagre, então faça o seu melhor para seguir o conselho.

Eu sei que quando o Senhor ordena, se seguirmos com fé, veremos resultados. Confie e siga qualquer plano que o Senhor prescreva para mover sua montanha.

O trabalho exigido para elaborar um plano

O irmão de Jarede enfrentou um dilema. Depois que ele e seu povo chegaram ao litoral, ele sabia que a terra prometida estava além daquelas margens.

De alguma maneira, eles precisavam atravessar as grandes águas. Ele trabalhou e criou barcaças suficientes para tal viagem.

Logo após a conclusão da construção, ele descobriu dois problemas.

Primeiro, as barcaças eram tão prova d’água que também eram a prova de ar, o que significa que as pessoas lá dentro certamente morreriam durante uma longa jornada.

Segundo, quando fechado, o interior ficava escuro como breu. Ele levou seu problema ao Senhor em busca de conselho, talvez esperando um milagre.

O Senhor rapidamente resolveu o problema do ar, dando ao irmão de Jarede uma solução tecnológica para fornecer ar enquanto ainda mantinha as barcaças à prova d’água.

Talvez ele também esperasse uma solução semelhante em relação às trevas, mas o conselho do Senhor para isso veio como uma pergunta:

“Que desejais que eu faça, a fim de que tenhais luz em vossos barcos?  Porque eis que não podeis ter janelas, porque seriam despedaçadas; nem levareis fogo convosco, porque não ireis pela luz do fogo. …Portanto, que desejais que eu prepare para vós, a fim de que tenhais luz quando estiverdes submersos nas profundezas do mar?” (Éter 2:23,25).

Este milagre parecia colocar quase todo o fardo sobre aquele que o solicitava. Tenha fé, elabore seu próprio plano e execute esse plano. Não sabemos como o irmão de Jarede elaborou seu plano, mas sabemos o resultado.

Depois de criar dezesseis pedras claras, ele pediu ao Senhor para tocá-las e fazê-las brilhar. O resultado foi milagroso de muitas maneiras.

O Senhor não apenas fez o que havia pedido, mas também se mostrou ao irmão de Jarede, resultando no que pode ter sido uma das maiores experiências espirituais de sua vida.

O Senhor irá inspirar você

Às vezes, o trabalho necessário para o seu milagre necessitará principalmente do seu esforço. Nesses casos, o Senhor não lutará suas batalhas por você, mas lutará ao seu lado. Ele não lhe dará um plano pronto, mas irá inspirá-lo enquanto você elabora o seu próprio.

Ao mover verdadeiramente essa montanha junto com o Senhor, você crescerá em fé, força e aprofundará seu testemunho. Você desenvolverá habilidades para enfrentar Montanhas futuras com maior determinação.

Quando confrontado com provações, siga o conselho profético para buscar e esperar milagres. Aconselhe-se com o Senhor para descobrir qual é a sua parte na missão de ajudar a mover uma montanha. Então comece a trabalhar e siga em frente.

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *