fbpx

É possivel alguém ver e interagir com espíritos?

os anjos

Sim, com certeza! As escrituras e profetas modernos nos ensinaram muito sobre isso. Considere o seguinte:

  • Somos filhos e filhas espirituais de um Deus amoroso. Éramos espíritos antes de nascermos nesta Terra. A “Família – Proclamação ao Mundo” ensina: “Cada indivíduo é um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam e, como tal, possui natureza e destino divinos.” (ver também Romanos 8:1617)
  • Quando nascemos aqui, neste estado de provação, ganhamos um corpo físico, mas não deixamos de ter um espírito. A “Família – Proclamação ao Mundo” ensina: “Cada indivíduo é um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam e, como tal, possui natureza e destino divinos.”NA ESFERA PRÉ-MORTAL, os filhos e filhas que foram gerados em espírito conheciam e adoravam a Deus como seu Pai Eterno e aceitaram Seu plano, segundo o qual Seus filhos poderiam obter um corpo físico e adquirir experiência terrena a fim de progredirem rumo à perfeição, terminando por alcançar seu destino divino como herdeiros da vida eterna.”  
  • O corpo físico e o corpo espiritual (espírito) formam a alma do homem (ver D&C 88:15).
  • Nossas lembranças da vida pré-mortal foram apagadas por um véu do esquecimento. Esse véu permite um autêntico teste de fé.
  • Quando morremos, nosso corpo volta ao pó – mas nosso espírito continua ativo – e vai para o Mundo dos Espíritos (ver Jó 34:15, e também 2 Néfi 2:2 e Alma 40:11)
  • Existem espíritos que decidiram não seguir o Plano de Deus e se rebelaram. Satanás é o mestre deles. Eles são chamados de demônios nas escrituras (Isaías 14:12, ver também D&C 10:22-27)

Como é a aparência de um espírito?

O espírito antes de receber um corpo físico na mortalidade é semelhante ao corpo mortal – mas não tem alguns elementos – carne e sangue.

Aprendemos mais sobre isso quando o irmão de Jarede viu o dedo do Senhor tocando as pedras que usaria para uma longa jornada até a terra prometida. O relato ensina:

“(…) eis que o Senhor estendeu a mão e tocou as pedras, uma a uma, com o dedo. E o véu foi tirado dos olhos do irmão de Jarede e ele viu o dedo do Senhor; e era como o dedo de um homem, à semelhança de carne e sangue; e o irmão de Jarede caiu perante o Senhor, porque ficou tomado de medo.

E o Senhor viu que o irmão de Jarede havia caído por terra; e o Senhor disse-lhe: Levanta-te. Por que caíste?

E ele disse ao Senhor: Vi o dedo do Senhor e temi que me ferisse; porque não sabia que o Senhor tinha carne e sangue.

E o Senhor disse-lhe: Em virtude de tua fé, viste que tomarei sobre mim carne e sangue; e nunca ninguém se chegou a mim com uma fé tão grande como tu; porque se assim não fora, não poderias ter visto o meu dedo. (…)

Vês que foste criado segundo a minha própria imagem? Sim, todos os homens foram criados, no princípio, à minha própria imagem.

Eis que este corpo que ora vês é o corpo do meu espírito; e o homem foi por mim criado segundo o corpo do meu espírito; e assim como te apareço em espírito, aparecerei a meu povo na carne.” (Éter 3:6-16)

Porque eu não posso ver um espírito?

Vivemos pela fé, não pela visão. Este é um mundo de testes. As coisas espirituais não podem ser discernidas facilmente por nós. Precisamos buscar as coisas de Deus e nos preparar.

O Profeta Joseph Smith ensinou:

“Todo espírito é matéria, mas é mais refinado ou puro e só pode ser discernido por olhos mais puros; Não podemos vê-lo; mas quando nosso corpo for purificado, veremos que ele é todo matéria.” (D&C 131:7-8)

Entretanto, algumas pessoas puderam ver espíritos. Considere o que as escrituras falam de Enoque:

“E o Senhor falou a Enoque e disse-lhe: Unge teus olhos com barro e lava-os; e tu verás. E ele assim fez.

E ele viu os espíritos que Deus havia criado; e também viu coisas que não eram visíveis ao olho natural; e daí em diante espalhou-se por toda a terra a expressão: Um vidente o Senhor levantou para seu povo.” (Moisés 6:35-36)

Não apenas profetas e videntes podem ter o dom de ver coisas invisíveis ao “olho natural”. As escrituras e História da Igreja nos mostram ocasiões em que pessoas sem chamados especiais tiveram oportunidade de ver anjos e espíritos. Uma dessas ocasiões aconteceu na dedicação do Templo de Kirtland.

“No dia em que o Templo de Kirtland foi dedicado, o Senhor abençoou os santos pelos sacrifícios feitos para a construção do templo. Todos os presentes sentiram grande alegria espiritual. Muitas pessoas viram anjos ou ouviram anjos cantar, outras tiveram visões, profetizaram ou falaram em línguas.” (LIÇÃO 26, Dedicação do Templo de Kirtland – Primária 5: Doutrina e Convênios)

Como discernir entre um bom ou um mal espírito?

Conforme mencionado no começo do artigo, existem espíritos ruins, que se rebelaram contra Deus e seu Plano. Eles são inimigos da humanidade e procuram nossa destruição. Paulo ensinou que “o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” (1 Coríntios 11:14).

Assim, precisamos ter cuidado para não sermos enganados. Os espíritos maus não precisam aparecer e fingir serem bons para nos tentar e enganar. Mesmo que não os vejamos com os olhos naturais, podemos ser influenciados por suas mentiras e artimanhas.

Mais uma vez a História da Igreja nos ensina:

Quando o profeta Joseph Smith chegou a Kirtland em meados do ano de 1831, ele observou que “alguns conceitos estranhos e espíritos falsos haviam surgido entre” alguns dos santos. Ele começou a ensinar com “cautela e (…) sabedoria” para superar essas coisas (ver History of the Church [História da Igreja], vol. 1, p. 146).

O élder Parley P. Pratt retornou de uma missão e observou um comportamento semelhante em ramos da Igreja fora de Kirtland. Ele e outros élderes recorreram a Joseph para obter orientação (ver History of the Church [História da Igreja], vol. 1, p. 170).A história de Joseph Smith afirma que alguns dos élderes não entendiam as manifestações de diferentes espíritos espalhados pela Terra e que esta revelação foi dada em resposta a sua indagação especial sobre o assunto. Os chamados fenômenos espirituais não eram raros entre os membros, alguns dos quais afirmavam estar recebendo visões e revelações.

Em maio de 1831, o profeta perguntou ao Senhor e recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 50. Nessa revelação, o Senhor instruiu os santos a ensinarem e receberem o evangelho pelo Espírito da verdade.

O Senhor disse:

“Eis que em verdade vos digo que há muitos espíritos que são espíritos falsos, os quais saíram pela Terra enganando o mundo.

E Satanás também vos procurou enganar a fim de derrotar-vos.

(…)

E aquilo que não edifica não é de Deus e é trevas.

Aquilo que é de Deus é luz; e aquele que recebe luz e persevera em Deus recebe mais luz; e essa luz se torna mais e mais brilhante, até o dia perfeito.

(…)

Portanto, acontecerá que, se virdes manifestado um espírito que não podeis compreender e não conhecerdes esse espírito, perguntareis ao Pai em nome de Jesus; e se ele não vos der a conhecer, então sabereis que não é de Deus.

E ser-vos-á dado poder sobre esse espírito; e proclamareis contra esse espírito, em alta voz, que ele não é de Deus (…)

E dando ouvidos e fazendo essas coisas que recebestes e que mais adiante recebereis — e o reino vos é dado pelo Pai, assim como o poder para vencer todas as coisas que não são por ele ordenadas.”

Mais tarde o Senhor falou que alguns poderiam ter o dom de discernir espíritos (D&C 52). E depois, deu instruções mais específicas (D&C 129) – as quais ficam mais claras quando recebemos os preciosos ensinamentos no Templo Santo.

Aqueles que estiverem próximos dos líderes da Igreja, dos Templos, dos convênios terão o Espírito de Deus – e não serão enganados. E eis a bênção:

“Pois aqueles que são prudentes e tiverem recebido a verdade e tomado o Santo Espírito por seu guia e não tiverem sido enganados — em verdade vos digo que não serão cortados e lançados no fogo, mas suportarão o dia.” (D&C 45:57)

Olhe que interessante o Profeta contou:

Avô do Pres. Nelson recebe visita do mundo espiritual e faz perguntas

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
ofender-se
Precisamos tomar cuidado ao usar a frase “ofender-se é uma escolha"
Élder Uchtdorf compartilha sentimentos sobre sua visita ao Brasil

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *