fbpx

Como posso resistir à tentação de ficar olhando as redes sociais?

Tudo tem o seu tempo determinado”, é o que aprendemos com a escritura que se encontra em Eclesiastes, capítulo 3 versículo 1. No entanto, quando se trata das redes sociais, parece que nos esquecemos dessa verdade.

Muitas vezes, sequer percebemos que estamos gastando nosso precioso tempo olhando as redes sociais. E quando se vê…

“Quando se vê, já são seis horas!

Quando se vê, já é sexta-feira!

Quando se vê, já é natal…

Quando se vê, já terminou o ano…

Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.

Quando se vê passaram 50 anos! (…)”,

Mário Quintana.

O problema, não reside no fato de ter redes sociais. Não há mal algum em termos nossa rede social, publicarmos nossas fotos, vídeos e textos. Até mesmo o profeta e apóstolos atuais, têm suas redes sociais! As redes sociais, inclusive, são poderosas ferramentas na propagação do Evangelho. Todavia, o mal está na forma como utilizamos. Se utilizadas em demasia, podemos nos esquecer daquilo que mais importa!

Eis então algumas dicas bem práticas para resistir à tentação de olhar as redes sociais o tempo todo:

1)   Mantenha seu celular longe de você.

Se seu celular fica perto de você o tempo todo, é fácil sucumbir à tentação de dar uma olhadinha no Instagram, checar o Facebook, responder o WhatsApp. Quando notarmos, já teremos gasto um bom tempo ali. Por outro lado, se seu celular fica longe, você irá pensar: “poxa, preciso levantar, andar até determinado lugar só para pegar o celular. Ah, nem é importante, depois eu vejo.” Dificulte as coisas nesse sentido. Aos poucos, isso se tornará parte de você.

2)   Bloqueie o site das redes sociais em determinados horários.

Talvez você use o computador para trabalho e é também através dele, que você usa as redes sociais. Se esse for seu caso, uma boa dica é bloquear sites de redes sociais, por um período do dia. Para fazer isso, basta buscar pelo manual de instrução do seu roteador. Lá, é possível seguir um passo a passo. Se você não tiver o manual, basta procurar no Google um tutorial de como fazê-lo, bastando para isso, digitar a marca e modelo do seu roteador. Se ainda assim você tiver dificuldade, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa fabricante do roteador. Eles poderão ajudar também. Alguns provedores de internet prestam esse tipo de auxilio, vale também procurar por eles.

3)   Desafie-se e recompense a si mesmo(a)

Nossa mente trabalha muito com a ideia de recompensa. Crie desafios para si mesmo (a), como por exemplo: “Não vou olhar as redes sociais durante meu trabalho. E se eu conseguir, me darei de presente 30 minutos na Netflix”.  Crie desafios mensais, quinzenais, semanais ou até mesmo diários. Cada pessoa saberá como fazer isso da melhor forma. A recompensa, pode ser algo que você goste muito. Algo que ficará feliz em ter/alcançar quando cumprir com o desafio de ficar longe das redes sociais por um período.

4)   Entenda que você é a pessoa responsável.

Não adianta colocar a culpa nos outros, dizendo que recebeu uma mensagem que precisava muito ser lida, quando no fundo, você sabe que não é assim. No fundo, bem lá no fundo mesmo, nós sempre sabemos que somos os responsáveis, que estamos procrastinando, quando poderíamos estar na verdade, progredindo. À medida que entendemos que somos os grandes responsáveis e que não terá efeito algum, transferir a culpa para o outro, nós começamos a fazer melhores escolhas com relação a nosso tempo online.

dez dias sem mídias sociais

5)   Estabeleça limites e horários. Deixe isso claro para as pessoas.

Todas as pessoas sabem, por exemplo, que não respondo ao WhatsApp durante o dia. Sempre deixo claro: Se for urgente, ligue-me. Até alguns dias atrás, inclusive, era essa minha frase do WhatsApp. Estabeleci que para manter-me em estado de concentração e focada, precisava ter horários. Sim, horários. Três vezes ao dia (manhã, depois do almoço e a noite) checo todas as minhas redes sociais. Se há algo muito urgente, já respondo. Se não há nada urgente, farei isso à noite, quando terminar minhas tarefas importantes. Todas as pessoas já sabem disso, porque deixei isso claro. Estabelecer limites e deixar isso claro para as pessoas lhe dará  mais liberdade para usar seu tempo, sem essa de “tenho que responder”.

Em conclusão…

O tempo é um bem precioso, que não há estorno. Não há empréstimo. E não há reprise. Cada momento é único e, portanto, devemos aproveitá-lo ao máximo. Devemos buscar nosso aperfeiçoamento diariamente e talvez, controlar nosso tempo nas redes sociais, seja o inicio.

Relacionado:

A falsa realidade das mídias sociais

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Deus já sabe as escolhas que farei?
Papa Francisco muda a oração do "Pai Nosso" que agora se assemelha...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *