Deus já sabe as escolhas que farei?

Pergunta

Deus já sabe agora as escolhas que eu farei no futuro? Ele já conhece minha vida completa?

Gregório

Resposta

Gregório,

No Livro de Mórmon encontramos a seguinte escritura:

“Mas eis que todas as coisas foram feitas segundo a sabedoria daquele que tudo aconhece.” ( 2 Néfi 2:24 )

E também:

“E aconteceu que Moisés olhou e viu o mundo no qual ele fora criado; e Moisés viu o mundo e seus confins e todos os filhos dos homens que existem e que foram criados; e maravilhou-se e assombrou-se muito com isso.” (Moisés 1: 8)

Todas as coisas são o presente para Senhor. Ele nos conhece individualmente e conhece as escolhas e decisões que faremos no presente e no futuro, pois todas as coisas estão presentes diante dele. Então, a resposta à sua pergunta seria sim. Ele conhece nossas vidas completas. Já que Deus sabe do que precisamos antes mesmo de perguntarmos, seria lógico concluir que ele conhece as escolhas que vamos fazer.

Ele conhece nossas circunstâncias e os eventos que acontecerão em nossas vidas. Esta é uma razão pela qual podemos confiar 100%  Nele e seguir em frente sabendo  que a cada tentação há um caminho preparado para escarparmos (se estivermos ouvindo). Como seria possível nunca sermos tentando mais do que nossa capacidade de suportar se Ele não nos conhece perfeitamente nosso potencial e nossas escolhas?

Entretanto, vejo que sua pergunta tem outras que a acompanha: “Se Deus conhece minha vida e minhas escolhas, então o que acontece com meu arbítrio? Isso não impede que eu exerça meu arbítrio moral?”

Não! A presciência e onisciência de Deus está de acordo com o nosso arbítrio. Seu conhecimento não anula nossa capacidade de escolha. Imagina que você é um pai. Se você coloca dois brinquedos na frente do seu filho, você provavelmente sabe qual ele vai escolher. O seu conhecimento da preferência do seu filho removeu o arbítrio dele? Não, e seu conhecimento nem é perfeito. O conhecimento de Deus é perfeito. O amor Dele por você é perfeito. Ele conhece todas as coisas e sabe quais experiências você precisa passar para ter a escolha de retornar a Ele.

Esta é uma tradução do artigo escrito originalmente pela equipe do site AskGramps.org com o título “Does God know the choices I will make before I make them?”.

Relacionado:

Deus manipula Seus filhos?

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *