fbpx

Você sabia que existe uma missão de fotografia?

Jad Holland - missão de fotografia

Escrito por Jad Holland

Há alguns anos servi como missionária de serviço de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A missão que servi era um pouco diferente do que os missionários em geral normalmente fazem, e também não é muito conhecida no Brasil (tanto que na época só tinham 3 missionários desse tipo no país todo).

Durante um ano e meio, servi como missionária de fotografia da Igreja. Tirava fotos para serem usadas na revista A Liahona, Ensign, Site Ids.org, mormonnewsroom.org e toda e qualquer outra mídia da Igreja.

Para servir como um missionário de fotografia você precisa:

  • Ter 18 anos ou mais
  • Escolher servir por 12, 18 ou 24 meses
  • Servir no mínimo 8 horas por semana
  • Ter o seu próprio equipamento
  • Ter uma recomendação para o templo

Antes de se tornar um missionário você precisa submeter 30 fotos para serem analisadas e avaliadas pelo departamento de fotografia da Igreja. Se suas fotos atenderem às características de qualidade e estilo, você será chamado para ser um missionário de fotografia.

O site e todos os formulários, vídeos e e-mails são em inglês. Mas se você não sabe inglês, não tem problema! Eu não sabia absolutamente nada de inglês quando servi como missionária. Durante toda a missão usava o Google tradutor pra traduzir tudo.

Jad Holland - missão de fotografia

O processo é feito através desse site:

https://www.churchofjesuschrist.org/topics/service/create/church-service-missionary?lang=eng 

Como a missão de fotografia é uma missão de serviço, você não precisa se mudar de casa, parar de estudar ou parar de trabalhar. Você só precisa dedicar pelo menos 8 horas da sua semana para servir.

Toda semana recebíamos um e-mail com uma lista de fotos específicas que a igreja precisava naquela semana, como por exemplo, uma foto de uma flor vermelha, foto de uma porta velha, fotos de famílias assistindo Conferência Geral em suas casas, pessoas assistindo discursos no celular, e no final da semana enviávamos as fotos junto com um formulário que temos que preencher semanalmente.

E sim, tem plaquetinha! Você recebe uma plaqueta (em inglês) mas não precisa usar todos os dias como missionários de tempo integral. Você somente usa a plaqueta nas atividades da igreja, sacramental e quando estiver servindo. Por exemplo, se naquela semana você precisa ir para um parque tirar fotos, você deve usar a sua plaqueta.

Toda semana você deve assistir ao vivo ou a gravação de um treinamento/reunião com os líderes da missão. Essa era a parte mais difícil pra mim, porque tudo é feito em inglês, mas isso acabou me ajudando a aprender um pouco mais do idioma também.

Antes de começar o serviço você recebe um “livro” com as regras da missão – coisas que podem ou não ser fotografadas, como agir quando está usando a plaqueta e representando o Senhor, coisas que são esperadas de você como missionário e como fotógrafo, como preencher formulários de autorização de imagem de lugares e pessoas, etc.

Jad Holland - missão de fotografia

 

Uma regra que achei bem interessante é que não podia tirar foto de gelatina verde. Não faço ideia do porque, mas achei bem aleatório e engraçado. E geralmente ouvimos que não se pode tirar fotos na sacramental, mas como missionário de fotografia você tem permissão pra isso.

Você não tem companheiro e tem liberdade total para fazer suas próprias horas e seu próprio cronograma (desde que sirva pelo menos 8 horas por semana) e para servir, você também vai precisar de uma aprovação do seu bispo e presidente de estaca, como uma missão normal de tempo integral.

Na época que servi haviam apenas 3 missionários no Brasil, e eles me disseram que precisavam urgentemente de mais missionários. Meus líderes não faziam ideia que essa missão existia. Mas eles foram super atenciosos e se dispuseram a aprender mais sobre isso e assinar meus papéis.

Esse serviço missionário é feito de casa. e não recebemos uma designação de um local específico para servir como as missões de tempo integral.

Foi um trabalho muito gratificante! Desenvolvi muito minhas habilidades fotográficas e pude me aproximar mais do Salvador.

Devido a problemas de saúde não pude realizar uma missão de tempo integral ensinando as pessoas sobre o evangelho e minhas crenças como tanto desejava, mas aprendi que existem inúmeras maneiras de servir e sou muito grata por ter tido essa oportunidade de ajudar, servir e aprender com esse chamado ♥️

Veja também: Quais são os requisitos para servir uma missão sênior?

| Missão

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *