Você entendeu errado! | A parábola do sábio e do tolo
Quando eu era criança imaginava a parábola do sábio e do tolo de uma forma bem diferente do que hoje sei.
Eu imaginava a parábola com uma casa sendo construída na areia e outra em uma montanha super alta e grande que mostrava um local seguro e firme para a construção. Mas, ao longo dos anos, fui entender o real significado desta parábola e quero compartilhar com vocês.
Em Lucas 6, os versículos 47 ao 49 narram essa parábola.
47 Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha, e vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre a terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a queda daquela casa.
A primeira coisa que podemos ver é que as casas foram construídas sobre o mesmo local, mas com diferentes alicerces e aqui vemos o primeiro ensinamento desta parábola, que é o alicerce na rocha.
No versículo 48 fala que o homem cavou, cavou e abriu bem fundo e pôs o alicerce sobre a rocha. Sabemos o quão difícil e árduo é cavar até encontrar rocha no solo, essa situação se compara principalmente com o empenho nosso de cavar espiritualmente nossas vidas, estreitando nossas relações com Deus e Jesus Cristo.
De uma forma repetitiva e importante é cavar para chegar à rocha. Orar, ler as escrituras, sacramento, noite familiar e jejum são formas repetitivas e importantes para aprofundar nossa vida espiritual em Deus. E posso ir um pouco além disso, da mesma forma que o alicerce de uma casa é oculto e ninguém a menos o próprio dono sabe bem o quão profundo e firme é aquele alicerce, nossa vida espiritual também é assim.
O alicerce que construímos na rocha que é Cristo é algo oculto, sagrado para cada um de nós. É algo particular e de intenso esforço diário e até por conta disso se torna algo mais difícil já que o exterior da casa é mais fácil de ver e ser elogiado já o alicerce é um desejo contínuo de permanecer em Cristo de uma forma simples e não visível aos olhos do próximo.
Outro ensinamento que gosto de analisar nestes versículos é entender que por conta de ambas as casas estarem no mesmo local, as 2 casas tiveram o mesmo efeito da chuva e correntes de água e apenas uma caiu e a outra nem mesmo houve um abalo na estrutura. Isso mostra que todos nós iremos ter uma vida terrena com vários desafios, e todos irão passar por momentos de correntes fortes que querem nos derrubar.
O que nos fará firme e inamovível será onde construímos nosso alicerce que é em Cristo a Rocha eterna de nossas vidas.
Para complementar esse pensamento, gosto de ler a escritura em Helamã 5:12 que diz:
“Lembrai-vos, lembrai-vos de que é sobre a rocha de nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus, que deveis construir os vossos alicerces; para que, quando o diabo lançar a fúria de seus ventos, sim, seus dardos no torvelinho, sim, quando todo o seu granizo e violenta tempestade vos açoitarem, isso não tenha poder para vos arrastar ao abismo da miséria e angústia sem fim, por causa da rocha sobre a qual estais edificados, que é um alicerce seguro; e se os homens edificarem sobre esse alicerce, não cairão.”
Sei que estas palavras são verdade e que a cada dia temos novas oportunidades de ir mais profundo em nossa espiritualidade e construir um firme alicerce em Cristo. Sou grato pelos ensinamentos de Cristo e por seu amor.