fbpx

Qual é a relação entre os 3 Reis Magos e o Livro de Mórmon?

os três reis magos

Em Mateus lemos sobre os magos do oriente (ver Mateus 2:1-12) que seguiram uma estrela para levar presentes para o menino Jesus. O Dicionário Bíblico explica que eles não eram eruditos ou astrólogos, mas pessoas espiritualmente sensíveis e instruídos “profetas em uma missão divina”. Deus guiou o profeta Leí e sua família para as Américas. Não é possível que Ele tenha guiado outros israelitas fiéis até outras partes do mundo? Temos as varas de Judá e José, mas um dia teremos as varas de outras tribos também. Onde quer que estivessem os Reis Magos e qualquer que fosse a tribo deles, como Leí e Néfi, eles sabiam sobre Cristo e estavam ansiosos por Sua chegada.

Uma vez assisti a um devocional de Natal no qual o Élder Craig A. Cardon dos Setenta falou. Ele perguntou: “Como os magos sabiam qual estrela era o sinal do nascimento de Cristo?” Presumo que tenha sido profetizado em algum lugar no Velho Testamento, mas então o Élder Cardon salientou que o nosso atual Velho Testamento não mostra tal profecia. Ele disse:

“Todos os anos na época do Natal, as pessoas em quase todas as denominações cristãs celebram o nascimento do Senhor contando ou encenando a história da Natividade, que termina com os Reis Magos seguindo uma estrela. Hoje, lemos sobre ‘Sua estrela’ no Novo Testamento (Mateus 2:2), mas como é que os magos, que não tinham o Novo Testamento, sabiam do sinal sagrado?”

O Élder Cardon continuou:

“A maioria dos cristãos acredita que não há escritura ou revelação além da Bíblia, no entanto, das 43 ocorrências da palavra estrela no Velho Testamento, apenas uma tem referência ao Salvador (ver Números 24:17) e nesse caso a palavra é um título, não um corpo celeste. Como os Reis Magos conseguiram encontrar a estrela? As pessoas podem não perceber, mas todos que acreditam que os Reis Magos seguiram a estrela na ocasião do nascimento de Cristo estão reconhecendo que tinha que haver outras escrituras e mais revelação além da Bíblia”.

As palavras do Élder Cardon me impactaram de modo profundo. Não é fascinante que hoje todos do cristianismo falam e cantam a profecia de uma estrela que não se encontra em nosso atual Velho Testamento, mas sim no Livro de Mórmon? Foi Samuel, o lamanita, quem profetizou: “E eis que uma nova estrela aparecerá, uma que nunca vistes antes” (Helamã 14:5).

Conclusões lógicas

Claro, os Reis Magos não poderiam ter lido sobre a estrela nas escrituras que foram registradas na América antiga, mas a presença da profecia lá nos permite supor que conhecimento semelhante poderia ter sido revelado aos profetas em outro lugar. Assim como os israelitas fiéis na América foram orientados a prestar atenção a esse sinal da vinda do seu Salvador, certamente havia outros grupos de crentes fiéis em outros lugares que estavam sendo instruídos a buscar o mesmo sinal. O Bible Dictionary [Dicionário Bíblico] afirma:

“Parece provável que [Os Reis Magos] representantes de um ramo do povo do Senhor em algum lugar a leste da Palestina, que vieram, guiados pelo Espírito, ver o Filho de Deus, e que voltaram para seu povo para prestar testemunho de que o Rei Emanuel havia realmente nascido na carne”.

Os descrentes também viram a estrela. Não era possível passar despercebido um espetáculo como esse, mas eles certamente não o viam como um sinal. Eles simplesmente ficaram maravilhados com a estranheza. Somente os Reis Magos reconheceram a estrela, pois foi ela que os guiou até o Salvador.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

Existem outros registros antigos como o Livro de Mórmon?

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *