fbpx

Viver Providente em Tempos de Crise Econômica

criseA atual situação do nosso país vem gerando preocupação em todas as classes sociais, do empregado ao  empreendedor – e fica a pergunta que não quer calar: Quando essa crise vai terminar?

Existem vários fatores que nos levaram  para esse momento de estagnação, porém mais importante do que compreender esses fatores é não se deixar entrar na crise. Veja bem, o país está em uma situação econômica crítica, temos sido mais cautelosos do que nunca: o medo de perder o emprego, de não conseguir bancar alguma dívida que já estava em aberto, de perder alguns clientes (pra quem é empresário), isso tem feito parte do nosso cotidiano. Mas a partir do momento que deixamos esse medo nos dominar, com certeza a nossa crise será bem pior  e isso trará danos para o nosso convívio familiar, social e profissional.

Talvez essa seja uma boa hora em investir na capacitação profissional, sim, investir um pouco do que se tem guardado – afinal nós vamos sair dessa estagnação e o mercado irá acelerar novamente – e quando isso acontecer os mais preparados é que serão requisitados.

Não é hora para se queixar ou colocar a culpa exclusiva em nossos governantes e nacrise, mas é a hora de usar esses desafios para continuar seu projeto de crescimento, e isso evitará que se volte algumas casas para trás nesse imenso jogo de tabuleiro que estamos vivenciando agora.

Também não é hora de gastos abusivos com coisas desnecessárias e que não trazem benefício nenhum. É hora de deixar o consumismo de lado e focar no dia de amanhã.

Na Igreja, nossos líderes sempre nos incentivam a respeito da autossuficiência e isso se encontra em muitos discursos, cursos, treinamentos para líderes, manuais da Igreja. Somos incentivados também  a desenvolver os talentos que temos e mostrar quais são as nossas habilidades. Dessa forma até poderemos descobrir o empreendedor que existe dentro de nós!

Por quê  não ganhar um dinheiro extra com esses talentos? Um trecho do discurso do Presidente  Marion G. Romney, que foi sucessor do Presidente Kimball, diz:

Não sejamos como gaivotas simplórias. Temos de preservar nossos talentos de auto-suficiência, nossa capacidade de criar coisas, nosso senso de economia e nosso genuíno amor à independência. (A NATUREZA CELESTIAL DA AUTO-SUFICIÊNCIA, A LIAHONA, MARÇO DE 2009)

 Ele falou sobre “criar coisas”, e eu completaria esse maravilhoso trecho dizendo que é preciso também “aproveitar coisas”. Sejaaproveitar o que temos em casa, seja aproveitar nosso tempo para fazer algo produtivo, como aprimorando nossas habilidades e conhecimentos, nos qualificando para um excelente mercado de trabalho que virá (sim, temos que manter nossa fé e esperança de dias melhores).

Não podemos desanimar e não temos o direito de desanimar! Quem estiver procurando uma forma de sobreviver em meio a esses obstáculos, saiba que eles são contornáveis e que tem prazo de validade.

Que tal conhecimento nos sirva de inspiração, para refletirmos em meio ao caos e darmos a volta por cima, sermos felizes – como o nosso Pai Celestial quer que sejamos. Que as palavras dos profetas e as escrituras nos sirvam de apoio e consolo.

| Inspiração
Publicado por: Bianca Henriques
Oi! Meu nome é Bianca, sou Técnica em Segurança do Trabalho, apaixonada por filmes, séries e livros, bem como sou apaixonada pelo meu noivo Patrick Nunes! Gosto de ficar em casa nas horas livres organizando minha árvore genealógica e me divirto indo ao cinema e visitando minha terra amada, Minas gerais!
bispo entrevistando
Encontrando coragem para confessar: Bispo,um grande amigo
dia do senhor
Dicas Para Mães com Crianças Pequenas na Sacramental

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *