Como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias temos muitas respostas que as pessoas lá fora estão procurando. E para nós é um grande privilégio ter encontrado a solução para muitos de nossos questionamentos.
Todavia, muitos ainda estão no caminho por essa busca, já pensou nisso? Essas são algumas perguntas que as pessoas gostariam de fazer a Deus, que talvez nós pudéssemos ajudá-las a encontrar as respostas.
Por que Deus permite o sofrimento?

Algumas pessoas até concluem que Deus é amoroso e, por isso, Ele não deixaria que acontecessem tragédias conosco.
Talvez achemos os hábitos e o modo de vida de outros povos um pouco estranhos. Podemos inclusive interpretar mal as coisas que eles fazem e a forma como vivem, por exemplo.
Em algumas culturas, como a do Brasil, se um rapaz convidar uma moça para tomar sorvete, é algo totalmente normal. Porém, em outros países isso pode ser desrespeitoso e interpretado de outra forma. Em ambos os casos, ninguém poderia dizer que uma dessas culturas está errada. É apenas uma questão de cultura e costumes.
Poderia então acontecer algo semelhante quando se trata de conhecer a Deus? Muitas pessoas pelo mundo alegam que o fato de existir sofrimento prova que Deus não existe. Por outro lado, algumas pessoas descobriram que porque Deus permite o sofrimento, têm certeza de que Ele realmente existe.
Os pensamentos e o modo de agir de Deus são diferentes dos nossos.
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor.” (Isaías 55:8)
Por esse motivo, as ações e as razões de Deus podem parecer estranhas para nós. Todavia, a Bíblia não nos pede que simplesmente aceitemos o que nos acontece. Pelo contrário, ela nos incentiva a aprender mais sobre Deus e nos ajuda a entender por que o Senhor age de determinada forma. Nós podemos nos achegar a Ele (Tiago 4:8)
Por que há tanta hipocrisia na Igreja?
Algumas pessoas dizem que se a Igreja realmente fosse de Jesus Cristo, não teríamos problemas. As pessoas seriam melhores e viveriam mais o que elas pregam. Não haveria tanta hipocrisia. Contudo, se tivermos problemas, é porque não somos de Cristo…
Você concorda com isso? Há um ditado que diz que a Igreja é o hospital das almas. Vamos ao hospital porque estamos doentes, não é? De forma semelhante, vamos à Igreja não porque somos perfeitos, mas porque precisamos ser melhores e curar algo em nós!

Em um artigo falamos sobre isso: a Igreja é verdadeira, apesar dos membros. Imagine um filho que rejeitou a boa criação que seus pais lhe deram durante anos para agora levar uma vida iníqua e desonesta. Embora os pais não tenham aprovado a decisão do filho, eles deixaram com que ele exercesse seu livre-arbítrio. Ao ver o comportamento do filho, seria justo dizer que os pais não deram ao filho bons ensinamentos? Não.
Da mesma maneira, a hipocrisia entre os membros da Igreja não quer dizer que Deus não existe ou que a Igreja não seja do Salvador Jesus Cristo. As pessoas serão falhas em todos os lugares, dentro e fora de um edifício da Igreja.
A Bíblia nos diz que Deus não se deleita na hipocrisia (Jeremias 7:29-31; Jeremias 32:35). Mas Ele permite que as pessoas usem sua liberdade de escolha.
Muitos que dizem acreditar em Deus escolhem seguir seus próprios padrões e filosofias mundanas, e o Salvador advertiu contra isso dizendo:
“Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
Este povo aproxima-se de mim com a sua boca, e honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. (Mateus 15:7-9).“
Nosso dever como discípulos de Jesus Cristo é continuar a seguir em frente, mesmo que não seja fácil. Que continuemos a amar as pessoas. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35).
Por que estamos aqui?
Deus nos ama muito e por isso, Ele criou um Plano de Salvação maravilhoso e perfeito para nós.
Muitos dos que não acreditam em Deus dizem que ainda assim deve haver uma explicação para toda a complexidade do Universo. Admitem que a Terra, a Lua, outros planetas e a natureza são muito complexos e perfeitos, sendo impossível dizer que foram apenas “obras do acaso”. E de fato, não foi!
Apesar de muitos acharem que nossa vida é curta e que isso provaria que Deus não existe, a natureza e o universo são as maiores evidências de que há um Criador (Romanos 1:20).
O Criador teve um propósito ao criar tudo o que existe e nossa criação está totalmente relacionada com esse propósito. Deus nos criou para que tivéssemos vida eterna e Ele nunca desistiu desse propósito. (Salmos 37:11,29)
Quando observamos a natureza e o universo, conseguimos perceber que Deus existe, pois todas as obras da natureza testificam de Deus. Sabemos qual é o nosso propósito aqui. Conhecemos o Plano, concordamos com ele e viemos a essa Terra para cumprir o nosso papel neste plano.
As verdades do Evangelho são luz, respostas e esperança para todos os que creem.
Veja também
- A guerra nos céus e o plano de Lúcifer
- Tudo o que você precisa saber sobre o Plano de Salvação
- Quão abençoados somos por conhecer o Plano de Salvação!



