fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre o Plano de Salvação

As perguntas mais feitas pelos seres humanos para as inteligências artificiais em 2023 envolviam questionamentos sobre a vida e nossa existência. Alguns exemplos são:

  • “Qual é o sentido da vida?”
  • “Existe um propósito para a existência?”
  • “O que acontece após a morte?”
  • “Como posso ser feliz?”

É comum encontrarmos diferentes explicações para o propósito da vida e outros questionamentos sobre nossa existência. Por isso, trouxe as respostas que temos por meio do evangelho de Jesus Cristo e do Plano de Salvação para essas perguntas.

Vamos começar?

Onde estávamos antes de vir à Terra?

Nossa existência não começou quando saímos de dentro da barriga de nossa mãe e nem vai terminar quando morrermos. Nós já existíamos antes desta vida e continuaremos a existir após a morte.

Chamamos o período antes de nascermos na Terra de pré-mortalidade. Lá, vivíamos na presença de Deus, mas não tínhamos um corpo físico – o que acabou limitando nosso progresso e desenvolvimento.

Pensando em nosso bem, nosso Pai Celestial criou e apresentou Seu grande plano de felicidade, também conhecido como Plano de Salvação, em um conselho nos céus.

Jesus Cristo foi chamado para ser nosso Salvador e todos os filhos de Deus poderiam receber um corpo físico para passar pela experiência mortal e aprender todas as coisas necessárias para progredir e atingir sua melhor versão.

Seria nos dado o arbítrio, ou a liberdade para escolher e tomar nossas próprias decisões, e iríamos à Terra após passar por um véu do esquecimento, para vivermos pela fé durante nossa existência mortal.

Lúcifer, um dos filhos de nosso Pai Celestial, se opôs ao plano. Ele se rebelou contra Deus e influenciou um terço dos filhos de Deus a fazer o mesmo. Todos eles foram expulsos dos céus e perderam a oportunidade de virem para a Terra para receber um corpo de carne e ossos.

Os que permaneceram nos céus, aceitaram o plano de Deus e ali aguardam o momento de vir para a Terra.

Qual é o propósito para nossa existência na Terra?

Ao virmos para a Terra, recebemos um corpo e a oportunidade de aprender por meio de nossas escolhas e nos desenvolver em diferentes áreas da vida. Também, nascemos em uma família e em circunstâncias que nos ajudarão a atingir o desenvolvimento que Deus espera de nós.

Seremos testados de diferentes maneiras durante nossa jornada mortal. Passaremos por dificuldades, provações e tentações,tudo isso para podermos voltar melhores do que saímos da presença de Deus.

Sabendo que essa experiência não seria fácil, e que também tomaríamos decisões que nos afastariam Dele, nosso Pai Celestial preparou um Salvador para nos dar o exemplo e também para nos socorrer.

Por meio de um sacrifício perfeito e infinito, Jesus Cristo sentiu todas as nossas dores e aflições para poder nos entender e conseguir nos ajudar. Ele também pagou por nossos pecados e erros, para termos a oportunidade de nos arrepender e estar aptos para voltar a morar com Deus.

Ao seguirmos o exemplo de Cristo, sentiremos nossa fé Nele aumentar. Teremos o desejo de deixar as coisas de nossa vida que não estão alinhadas com os ensinamentos do Salvador e também vamos desejar fazer convênios com nosso Pai.

Nesta vida mortal, também recebemos a ajuda do Espírito Santo, que será como um guia para nos ajudar e nos proteger.

Quando seguimos o exemplo de Jesus Cristo em todas as coisas, podemos encontrar verdadeira felicidade nesta vida terrena. Não que nunca ficaremos tristes ou que nunca passaremos por dificuldades, na verdade, pode até ser que tenhamos mais provações por sermos cristãos. Mas é que nos tornaremos mais fortes para passar pelas adversidades da vida mortal.

O que acontece após a morte?

Talvez a única certeza que temos nessa vida, é a certeza de que vamos morrer um dia. A morte é a separação de nosso espírito e de nosso corpo. Quando morremos, nosso corpo físico fica na Terra e nosso espírito vai para o mundo espiritual.

O mundo espiritual é como se fosse uma sala de espera. Todas as pessoas que morreram ficam lá e esperam até a Segunda Vinda de Cristo, que é quando ocorrerá a ressurreição, que é a reunião do seu espírito ao seu corpo físico e imortal. Neste local, ainda seremos nós mesmos, teremos nossa personalidade e nossas preferências, além de ter todas as nossas lembranças e conhecimento que adquirimos na Terra.

Estaremos separados em dois grandes grupos: os que estiverem na prisão e os que estiverem no paraíso. Neste último, estarão todas as pessoas boas, que seguiram Jesus Cristo, fizeram convênios com Ele e permaneceram fiéis até o fim. Na prisão estão todas as pessoas que não se arrependeram de seus pecados e também aqueles que não fizeram convênios com Deus.

No mundo espiritual, a vida continua parecida com a vida que tivemos aqui na Terra. É um lugar de muito trabalho, mas ao mesmo tempo, um lugar de descanso dos pesares da vida mortal. Lá, enquanto esperam, as pessoas do paraíso servem na obra de Deus e ensinam o evangelho de Jesus Cristo para os que estão na prisão.

Por meio da ajuda dos que estão na Terra, as pessoas falecidas que não fizeram convênios com Deus podem ter essa oportunidade por meio dos templos. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

O que acontece depois da Segunda vinda de Cristo?

Esperaremos no mundo espiritual até a nossa ressurreição, que começará com a Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Relacionado: Segunda vinda de Jesus Cristo.

Haverá uma ordem de quem ressuscitará primeiro. Os justos irão primeiro e os iníquos irão por último. Enquanto a ressurreição de todas as pessoas acontece, a Terra passará por mil anos de paz. O milênio é como chamamos o período que o próprio Salvador Jesus Cristo governará a Terra e que – a influência de Satanás não terá poder sob os corações das pessoas.

Quando o milênio terminar, Satanás será solto de sua prisão e uma última batalha será travada entre o bem e o mal. Por meio das escrituras, sabemos que Cristo será vitorioso.

Quem nos julgará?

Após a ressurreição de toda a humanidade, seremos finalmente julgados por nossas ações. Como resultado desse julgamento, poderemos herdar um dos três reinos de glória preparados pelo Senhor: o reino telestial, o reino terrestrial e o reino celestial.

Reino celestial

O maior de todos esses reinos é o reino celestial, onde vão todas as pessoas justas, que foram fiéis em seu testemunho de Cristo e que guardaram os convênios que fizeram com Deus. Nesse reino, poderemos viver com Deus e Jesus Cristo, assim como com nossas famílias por toda a eternidade. 

Reino terrestre

Para este reino vão as pessoas que foram honradas na Terra, mas que por algum motivo decidiram não seguir Jesus e Seus ensinamentos. Também vão para este reino as pessoas que receberam o evangelho de Cristo, mas que não foram valentes em seus testemunhos. Aqui as pessoas serão visitadas por Jesus Cristo, mas não pelo Pai Celestial.

Reino telestial

Este reino será o lar daqueles que não aceitaram o evangelho nem obtiveram um testemunho de Cristo. É para onde as pessoas que não se arrependeram de seus erros vão. Aqui o Espírito Santo estará presente, mas Deus e Jesus Cristo não poderão entrar.

Conclusão

Por meio do Plano de Salvação criado por nosso Pai Celestial, cada um de nós pode aprender e se desenvolver durante nossa jornada mortal. Podemos encotrar forças e alegria em Cristo e em Seus ensinamentos, ao mesmo tempo que somos testados e provados ao máximo.

Por causa de um Pai misericordioso e preocupado conosco, podemos nos tornar melhores para um dia voltarmos à Sua presença melhores do que saímos.

Espero ter respondido às perguntas.

| Para refletir
Publicado por: Marie Sunaga
Tradutora e intérprete, mãe da Isabel e entusiasta de idiomas. Trabalhou como instrutora e supervisora no Centro de Treinamento Missionário. Fez missão em Manaus - Brasil, ama ler, tocar violão e comer sushi. É a gerente de conteúdo do time português na More Good Foundation.
Como o Livro de Mórmon e a Bíblia completam um ao outro
Qual é o papel do Bispado Presidente na Igreja de Jesus Cristo?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *