Palavras do Profeta ao Novo Diácono
Diácono é um ofício do Sacerdócio Aarônico, na verdade é seu primeiro ofício. Um jovem normalmente é ordenado diácono quando tem 12 anos de idade. Algumas das responsabilidades do diácono são distribuir o sacramento e recolher as ofertas de jejum dos membros.
Reunimos conselhos e experiências sobre a ordenação ao sacerdócio do Presidente Thomas S. Monson, 16º profeta da Igreja, compartilhados para diáconos.
“Uma de minhas lembranças mais vívidas é a de participar de uma reunião do sacerdócio quando eu era um diácono recém-ordenado e cantar o hino de abertura: “Ó filhos do Senhor, que tendes recebido do sacerdócio o dom”. Nesta noite, para todos os que estão aqui reunidos no Centro de Conferências e, de fato, no mundo inteiro, faço eco ao espírito daquele hino especial e digo a vocês: Vinde, “ó filhos do Senhor, que tendes recebido do sacerdócio o dom”. Ponderemos nossos chamados, reflitamos sobre nossas responsabilidades, determinemos nosso dever e sigamos Jesus Cristo, nosso Senhor. (…)
Senti uma grande responsabilidade quando fui chamado para ser o secretário do meu quórum de diáconos. Preparei muito conscienciosamente os registros que anotei, porque queria fazer realmente o melhor que podia naquele chamado. Eu tinha muito orgulho do meu trabalho. Fazer tudo o que posso, dando o máximo de minha capacidade, tem sido minha meta em todos os cargos que ocupei.
Espero que cada jovem que foi ordenado ao Sacerdócio Aarônico receba uma percepção espiritual da santidade do chamado a que foi ordenado e também das oportunidades de magnificar esse chamado (…)”
Alguns de vocês são diáconos, talvez recém-ordenados (…) Todos nós estamos aqui para talvez aprender melhor o nosso dever.
O Presidente Wilford Woodruff declarou: “Todas as organizações do sacerdócio têm poder. O diácono tem poder, graças ao sacerdócio que possui. (…) Eles têm o poder de procurar o Senhor e de verem suas orações serem ouvidas e atendidas da mesma forma que o Profeta. ( . . . ) É por meio desse sacerdócio que os homens recebem ordenanças, seus pecados lhes são perdoados e eles são redimidos. Para esse propósito ele foi revelado e selado sobre nossa cabeça”.
Certa vez ouvi um diácono recém-ordenado dizer, logo após ter recebido o Sacerdócio Aarônico: “Esta é a primeira vez que vou distribuir o sacramento. Não vejo a hora. Sei que é uma ordenança muito sagrada, por isso a tratarei com respeito. Tenho verdadeiro testemunho do sacerdócio e espero ir logo para a missão.”
Aqueles que possuem o Sacerdócio Aarônico devem ter oportunidades de magnificar seu chamado nesse sacerdócio.
Por exemplo: quando fui ordenado diácono, nosso bispado ressaltou a sagrada responsabilidade que tínhamos de distribuir o sacramento. Eles salientaram a importância de nos vestirmos adequadamente, de nos portarmos de modo digno e de estarmos limpos “tanto por dentro quanto por fora”.
Quando nos foi ensinado o modo de distribuirmos o sacramento, foi-nos dito que estávamos ajudando cada um dos membros na renovação do convênio do batismo, com todas as suas responsabilidades e bênçãos. Foi-nos dito também que deveríamos ajudar em particular o irmão Louis, que era paralítico, para que ele tivesse a oportunidade de partilhar dos sagrados emblemas do sacramento.
Lembro-me muito bem de quando eu fui designado a distribuir o sacramento na fileira de bancos onde Louis estava sentado. Eu estava receoso quando me aproximei daquele maravilhoso irmão, mas então vi seu sorriso e a ansiosa gratidão com que demonstrava seu desejo de tomar o sacramento. Segurando a bandeja com a mão esquerda, peguei um pedaço de pão e coloquei-o em sua boca. Mais tarde, servi a água de igual modo. Senti que aquele era um momento sagrado. E realmente era. O privilégio de levar o sacramento até Louis fez com que todos nos tornássemos melhores diáconos.
Gostou dessas experiências e conselhos? Compartilhe com alguém que é diácono ou será ordenado a este ofício em breve!
Veja também: O que é a linha de autoridade do Sacerdócio?