fbpx

200º aniversário da vista do Anjo Morôni a Joseph Smith

Joseph e o Anjo Morôni

O dia 21 de setembro sempre marca uma ata muito especial na história da Igreja. Na noite deste dia no ano de 1823, o Anjo Morôni aparecia para Joseph Smith em sua quarto e o instruiria sobre as placas de ouro, O Livro de Mórmon.

Hoje, 21 de setembro de 2023 marca 200 anos desde aquela noite em que após uma humilde oração, Joseph teria um encontro com um ser celestial que o falaria face a face. Aquele evento marcaria o início da restauração do Evangelho de Jesus Cristo na Terra.

Em uma entrevista para o Church News sobre os eventos de 21 de setembro de 1823, o Élder Kyle S. McKay, Setenta Autoridade Geral e historiador e registrador da Igreja compartilhou:

“Se você perguntasse a Joseph em sua época, quando foi o início do surgimento da Igreja de Jesus Cristo nestes últimos dias, ele não teria apontado para a Primeira Visão. Esse foi o início da redenção de Joseph. O início da redenção ou Restauração da Igreja e do evangelho aconteceu em 21 de setembro de 1823, quando Morôni apareceu e disse: ‘Joseph, sou um mensageiro enviado da presença de Deus. Meu nome é Morôni. Vamos ao trabalho.’”

O início da Restauração

Para o Church News, Keith A. Erekson, diretor de pesquisas históricas e parcerias do Departamento de História da Igreja destacou como os eventos daquele dia tornariam a Restauração em algo público e que marcaria a família Smith.

Naquela noite, Joseph viria o Anjo Morôni por três vezes até que o sol nascesse. Após as visitas, o jovem tentou realizar suas tarefas na fazenda da família, mas se sentia muito exausto e ao voltar para casa para descansar, desmaiou.

Ao acordar, Joseph viu Morôni pela quarta vez. O anjo lhe deu as mesmas instruções e ainda disse para que o jovem Joseph relatasse ao pai o que lhe havia acontecido. Mais tarde, Joseph seguiu as intruções do anjo e encontrou as placas e os outros objetos em uma caixa de pedra. Morôni mais uma vez o visitou e o proibiu de pegá-los.

Joseph e o Anjo Morôni

Ao voltar para casa, Joseph compartilhou tudo o que tinha acontecido naqueles dias anteriores e seus pais e irmãos acreditaram em suas palavras.

O registro em placas de ouro, que Joseph mais tarde traduziu como o Livro de Mórmon, seria a principal ferramenta para reunir Israel e restaurar o evangelho. O livro se tornou uma ferramenta crucial para a missão da Igreja, convidando as pessoas a buscar a verdade e um relacionamento com Deus.

As quatro visitas de Morôni a Joseph podem ser comparadas a padrões repetitivos encontrados nas escrituras, como a repetição das instruções de Jesus para o arrependimento e batismo em 3 Néfi 11. Isso ajudou Joseph a internalizar esses princípios importantes.

Obedecer humildemente

Uma lição valiosa é observar o quão pouco Joseph sabia inicialmente e como sua compreensão se desenvolveu ao longo do tempo. Ele obedeceu humildemente às instruções divinas, desde não se unir a nenhuma igreja até se tornar digno de aceitar as placas de ouro e, finalmente, traduzi-las. Sua vida exemplifica o conceito de arrependimento diário.

É notável que Joseph tenha sido chamado para realizar tarefas tão importantes em uma idade jovem, o que ressalta a capacidade de Deus de usar os jovens em sua obra. Keith Erekson compartilhou:

“Uma coisa que gosto sobre Joseph naquele momento é como ele é jovem. Hoje, no século XXI, muitas vezes subestimamos o que Deus pode fazer através dos jovens. Pensamos: ‘Ah, você não tem idade suficiente para esse importante chamado.’ Vemos que esta primeira geração de Joseph e seus escreventes, as testemunhas e os primeiros membros da Igreja, são pessoas na faixa dos 20 e 30 anos e estão na vanguarda de algo enorme.”

A fé e disposição de seguir o Senhor de Joseph Smith, demonstram que Deus pode capacitar qualquer pessoa disposta a cumprir um propósito grandioso em Sua obra. Essa mesma expectativa continua a fazer parte do plano divino para os jovens na Igreja.

Fonte: Church News

Veja também: Esclarecendo o artigo da BBC News Brasil sobre Joseph Smith e a Igreja

| História da Igreja

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *