fbpx

Esclarecendo o artigo da BBC News Brasil sobre Joseph Smith e a Igreja

No último final de semana, a BBC News Brasil publicou um artigo sobre o profeta Joseph Smith e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que possui informações distorcidas sobre a Igreja e sua doutrina.

Gostaríamos de esclarecer alguns pontos, com a explicação de acordo com a Primeira Presidência, Quórum dos Doze Apóstolos, Site Oficial da Igreja e manuais da Igreja.

Também, gostaríamos de enfatizar o nome correto da Igreja: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Não é certo se referir à Igreja ou a seus membros utilizando termos como “mórmons” ou “mormonismo” ou “Igreja SUD”. Jesus Cristo é o centro de nossa religião e por isso, Seu nome está em Sua Igreja.

A imprensa e outros meios de comunicação devem seguir o Guia de Estilo Oficial quando precisarem se referir à Igreja ou a seus membros.

(Cada ponto destacado é um trecho do artigo publicado na BBC e abaixo está a explicação.)

“Como [Joseph Smith] conseguiria criar uma nova denominação cristã nos Estados Unidos do século 19?”

Joseph Smith não é o criador de uma nova denominação cristão. Na verdade a visão mostrada nesse artigo da BBC distorce completamente o que acreditamos. Como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, acreditamos e aprendemos por meio das escrituras que:

“Quando Jesus Cristo esteve na Terra, Ele estabeleceu a Sua Igreja entre Seus seguidores. Após Sua Crucificação e a morte de Seus apóstolos, a plenitude do evangelho foi retirada da Terra por causa da apostasia generalizada. Por meio do profeta Joseph Smith, nosso Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, restauraram a plenitude do evangelho. A verdadeira Igreja de Jesus Cristo está novamente na Terra. Graças à Restauração, os ensinamentos e as ordenanças necessários para a salvação estão ao alcance de todas as pessoas.”

Esse vídeo conta mais detalhadamente com Joseph restaurou a Igreja de Cristo na terra.

“Foi um momento em que diversos grupos religiosos, classificados hoje como seitas, apareceram.

Realmente, o início do século 19 foi marcado por um grande aumento na quantidade de cristãos nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. Isso também inclui o surgimento de diferentes igrejas cristãs com crenças variadas.

Alguns exemplos de igrejas que surgiram nessa época são a Igreja Adventista do Sétimos Dia e as Testemunhas de Jeová, assim como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Nenhuma dessas igrejas são seitas – ou seja, nenhuma delas são grupos fechados, muito menos acreditam em crenças diferentes dos outros cristãos, pois todas acreditam em Cristo como Salvador e Redentor.

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira esse vídeo.

“O mormonismo […] se trata de uma espécie de fé composta, uma religião que engloba tendências de outras tantas: cristianismo, judaísmo, islamismo e elementos do paganismo antigo, uma síntese.”

As crenças de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não foram estabelecidas por meio da junção de outras religiões. Sua fé é composta unicamente pelos ensinamentos de Jesus Cristo e da revelação dada a Seus profetas.

Somos cristãos, acreditamos em Deus, acreditamos em ser boas pessoas e em ajudar nosso próximo. Se quiser conhecer mais sobre o que acreditamos, confira essa playlist.

escrituras em malaio

“[O mormonismo] foi sendo modificado ao longo do tempo. Algumas coisas acabaram sendo omitidas, mudando porque não pegava bem. Outras foram ressignificadas, reinterpretadas”

Sim, realmente muitos aspectos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foram modificados ao longo dos anos. Mas, isso aconteceu e continua acontecendo porque vivemos o princípio da Revelação, que é a maneira como Deus se comunica com Seus filhos aqui na terra. 

Acreditamos que por meio da revelação, podemos ser orientados de acordo com as nossas circunstâncias e situações. Por vivermos de acordo como Jesus Cristo estabeleceu Sua Igreja, temos profetas e apóstolos vivos. Hoje, eles são formados pela Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos e revelam para nós a vontade do Senhor para o momento em que estamos vivendo.

Então, se Deus julgar necessário e revelar aos seus servos e representantes na terra, sim, haverá mudanças. Uma dessas recentes mudanças foi no tempo de adoração aos domingos, que antigamente acontecia em diversos dias da semana, até que passou a acontecer somente aos domingos na parte da manhã e da tarde, então mudou para 3 horas sequenciais até que em 2019 mudou para 2 horas sequenciais.

Por fim, podemos lembrar que mesmo no Novo Testamento vemos a revelação em ação quando Pedro, apóstolo de Cristo, recebeu a revelação de que o evangelho deveria ser pregado também aos gentios (pessoas que não era judeus).

Para saber um pouquinho mais sobre revelação você pode assistir a um vídeo sobre o assunto aqui.

“O Livro de Mórmon tem sequências de frases totalmente similares, idênticas mesmo, a frases que a gente vai encontrar às vezes na versão ‘King James’ [tradução da Bíblia para o inglês].”

O Livro de Mórmon começa com o relato da família de Leí, que recebe o mandamento de Deus de sair da cidade de Jerusalém e fugir para o deserto. Entre as coisas que precisaram levar para a viagem, estava as Placas de Latão – que era as escrituras daquele povo naquela época. 

As Placas de Latão continham os registros de Moisés do povo de Israel e outras escrituras até a época do profeta Jeremias. Isso inclui os livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, I e II Samuel, I e II Reis e os escritos dos profetas Isaías, Oseias, Amós, Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias, assim como o próprio Jeremias.

Ao entendermos que as Placas de Latão faziam parte da vida da família de Leí e que eles sempre recorriam a elas para aprender sobre Deus e Seu reino, é natural compreender que frases desses registros também fizessem parte do registro dessa família.

E como essas Placas continham diversos livros do que hoje em dia é a Bíblia Sagrada, é natural que frases similares estejam tanto da Bíblia quanto no Livro de Mórmon.

“Para [os mórmons] o Livro do Mórmon é um documento superior em relação à Bíblia. […] Quando uma crença mórmon choca-se com a Bíblia dos cristãos, eles vão alegar que a Bíblia fica em segundo plano. Para eles, a tradução do Livro de Mórmon é mais moderna, atualizada e inequívoca.”

Ao contrário do que é afirmado no artigo, os Santos dos Últimos Dias não consideram o Livro de Mórmon como um documento superior a Bíblia. Na verdade, ambos são volumes de escrituras sagradas que contém a palavra de Deus e orientações Dele para nós.

A Bíblia e o Livro de Mórmon caminham lado a lado e é por meio desses dois livros que aprendemos a viver o Evangelho de Jesus Cristo. A Igreja de Jesus Cristo tem um documento que contém as crenças fundamentais de nossa religião chamadas de 13 Regras de Fé. 

Na oitava Regra de Fé lemos o seguinte: “Cremos ser a bíblia a palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente; também cremos ser o livro de mórmon a palavra de Deus.” 

Pode ser estranho quando é dito: ‘desde que seja traduzida corretamente’, mas acreditamos que por ser um livro sagrado e muito antigo, a Bíblia já passou por diversas traduções e é possível sim que muitos de seus ensinamentos tenham sido distorcidos ou perdidos. Mas isso não invalida este livro sagrado e os seus ensinamento.

Amamos a Bíblia e a estudamos em nossos lares, escolas dominicais e cursos de religião para jovens e jovens adultos.

“[Joseph Smith] chegou a ser preso mais de uma vez, acusado de promover a desordem. Isso obrigou-o a mudar várias vezes de cidade.”

Joseph Smith foi preso diversas vezes ao longo de sua vida sob acusações falsas. Ele foi liberado imediatamente em quase todas as ocasiões por falta de evidências. Em algumas situações, ele teve que permanecer preso por um tempo por conta do andamento das investigações.

Historiadores da Igreja estimam que Joseph Smith recebeu ações judiciais por 46 vezes, sem transgredir nenhuma lei.

A Igreja de Jesus Cristo foi duramente perseguida em seus primeiros anos de restauração. Opositores destruíam casas, estabelecimentos, plantações, edifícios e tudo o que estava ligado aos Santos dos Últimos Dias. Além da destruição, eles também atacavam fisicamente os membros da Igreja. A mudança frequente de cidade foi necessária por conta dessas perseguições e foi feita por orientação do Senhor por meio de revelação.

[Joseph Smith] estabeleceu uma série de novas regras e ritos para os mórmons.

Joseph Smith não estabeleceu regras e ritos para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Tudo o que foi estabelecido na Igreja restaurada de Jesus Cristo foi feito por meio de revelação.

Portanto, ele estava seguindo as orientações que recebeu do Senhor e muitas delas já eram seguidas por discípulos de Jesus Cristo na antiguidade. 

Sendo assim, todos os mandamentos e ordenanças que seguimos e fazemos dentro da Igreja, somos convidados a orar e buscar revelação pessoal para saber se estamos tomando a decisão certa.

Para entender mais sobre os mandamentos que vivemos, você pode assistir a esses vídeos:

Palavra de Sabedoria
O que acontece dentro dos Templos?
O que são os garments do Templo?

“Há muita polêmica em relação [à fundação da igreja], toda essa história que envolve, o fato de ninguém poder ver o livro original”

Não foi somente Joseph Smith que pôde ver o livro original e segurá-lo em suas mãos. Outras pessoas também tiveram essa oportunidade e o relato de 11 delas está dentro das edições atuais do Livro de Mórmon.

A diferença entre as três primeiras e as oito últimas é que quem mostrou às Três Testemunhas as placas foi um anjo do Senhor e também que essas pessoas ouviram a voz de Deus com algumas instruções para elas. 

Você pode ler o Depoimento de Três Testemunhas, bem como seus nomes e sobrenomes, aqui. E o Depoimento de Oito Testemunhas aqui, assim como seus nomes e sobrenomes.

Na doutrina mórmon, há vários pontos que são divergentes em relação a outras igrejas cristãs. Como a ideia de que “Deus tem um corpo material” e que “Ele não é exatamente perfeito, mas alguém que evolui com o tempo”.

Acreditamos que Deus possui um corpo de carne e ossos semelhante ao nosso (já que todos nós fomos criados à Sua imagem e semelhança) só que perfeito e glorificado. 

Além de possuir um corpo perfeito, Deus é perfeito em todos os outros aspectos. Ele tem caridade, amor, verdade, poder, fé, conhecimento e discernimento perfeitos.

Se quiser aprender mais sobre Deus, o Pai, acesse esse link.

“Para [os mórmons], [o nascimento de Cristo] acontece por meio da relação sexual entre Eloim [nome dado por eles a Deus pai] com Maria”.

Não existe nenhuma revelação aprovada pela Primeira Presidência da Igreja sobre como exatamente Jesus Cristo foi concebido. O que sabemos é o que está em Lucas 1:34-37:

“E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, pois anão conheço homem algum?

E respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;

Porque para Deus nada será impossível.”

Não sabemos exatamente o que seria “cobrir com a sua sombra”, mas o que sabemos é que Jesus Cristo é o filho unigênito do Pai, aquele que foi escolhido para ser nosso Salvador e Redentor.

“[Os mórmons] praticam o batismo pelos mortos, porque têm a ideia de que o batismo opera a remissão dos pecados. Então, quem já morreu pode ser batizado também”

O batismo é uma ordenança salvadora, ou seja, algo necessário para a nossa salvação no Reino de Deus. Todas as pessoas precisam ser batizadas para a remissão de seus pecados e também precisam ser purificadas pelo recebimento do Espírito Santo. Esse foi o exemplo deixado pelo próprio Jesus Cristo durante Seu ministério mortal (Mateus 3).

As pessoas que faleceram e não tiveram a oportunidade de serem batizadas, podem receber essa ordenança por procuração nos templos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Para saber mais sobre o batismo vicário, confira esse vídeo.

“Biógrafos afirmam que Joseph Smith chegou a ter quase 40 mulheres. Entre os anos de 1852 e 1890, os santos dos últimos dias praticaram abertamente o casamento plural.”

O casamento plural aconteceu durante a segunda metade do século 19 entre alguns santos dos últimos dias. Não eram todos os homens que recebiam essa permissão e seu propósito não era para satisfazer desejos carnais.

Joseph Smith e alguns outros líderes da Igreja viveram o casamento plural, mas como dizem os relatos históricos, não era um mandamento fácil de obedecer, tanto para os homens quanto para as mulheres.

O casamento plural é algo que já aconteceu em outros momentos da história, como por exemplo nos templos de Abraão, Isaque, Jacó e outros profetas da antiguidade. Sempre havia motivos para que Deus instituísse essa prática entre Seus filhos.

Oficialmente, essa prática foi abolida em 1904 e quem continuasse com o casamento plural seria expulso da Igreja.

Para saber mais, acesse o artigo sobre o tema no site oficial da Igreja de Jesus Cristo

Ou o nosso artigo sobre “Por que houve a prática da poligamia no início da Igreja?

intimidade

“Marido e mulher serão unidos para a eternidade. E a mulher não pode atingir a mais alta glória possível sem o homem. Por esta lógica, melhor é ser esposa pluralista do que não ser esposa.”

Uma de nossas crenças fundamentais é que as famílias podem ser eternas. Sim, acreditamos que o casamento não é algo terreno, mas que as famílias são um presente de Deus para nós nessa terra e que podemos estar juntos para sempre.

Essa promessa só se torna possível quando participamos de uma ordenança no templo chamada selamento (casamento para a eternidade).

A promessa de vida eterna por meio do selamento é tanto para homem quanto para mulher. Se um homem ou mulher escolhe não casar, isso não significa que ele/ela será condenado. Somente o Senhor tem o poder para julgar Seus filhos. 

E, assim como respondido na pergunta anterior, o casamento plural não existe na Igreja de Jesus Cristo atualmente.

“Condena-se o uso de vinho, bebidas fortes, tabaco e bebidas quentes”. Segundo a interpretação dos mórmons, o café estaria incluído nessa definição. Juntamente com o chá preto. A explicação não está na cafeína, como muitos acreditam — tanto é que a coca-cola é liberada.

Uma das leis que vivemos nos dias atuais se chama Palavra de Sabedoria. Esse é um mandamento de saúde revelado pelo Senhor nos últimos dias para o nosso benefício físico e espiritual.

Nessa lei, não consumimos café, chá preto, drogas ilícitas, tabaco e álcool por não serem bons para o corpo. Também aprendemos que devemos consumir vegetais, grãos e frutas  “com prudência e ação de graças” e carne com moderação. 

Para os que vivem essa lei, o Senhor faz a seguinte promessa:

“Todos os santos que se lembrarem de guardar e fazer estas coisas, obedecendo aos mandamentos, receberão saúde para o umbigo e medula para os ossos; E encontrarão sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, sim, tesouros ocultos; E correrão e não se cansarão; e caminharão e não desfalecerão. E eu, o Senhor, faço-lhes uma promessa de que o anjo destruidor passará por eles, como os filhos de Israel, e não os matará” (Doutrina e Convênios 89:18–21).”

Você pode saber mais sobre a Palavra de Sabedoria nesse vídeo aqui.

Esperamos ter esclarecido todos os pontos citados no artigo. Se você tem dúvidas referente ao que a BBC escreveu ou a qualquer outro aspecto de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ficaremos felizes em ajudar você a compreendê-los.

| História da Igreja

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *