fbpx

Primeira Presidência anuncia nova biografia: ‘Joseph o Profeta’

Durante a sétima Conferência Anual Joseph Smith Papers, realizada em 15 de setembro, o Presidente Dallin H. Oaks, primeiro conselheiro na Primeira Presidência da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, anunciou que a igreja publicará uma nova biografia sobre Joseph Smith.

O anúncio foi feito após a conclusão do projeto Joseph Smith Papers, em 27 de junho, permitindo à Igreja contar efetivamente a história do Profeta da Restauração, conforme declarou o Presidente Oaks.

O apóstolo disse ao público reunido no Centro de Conferências de Salt Lake City: “Anunciamos hoje que a Primeira Presidência comissionou uma nova biografia do Profeta fundador da Igreja, intitulada ‘Joseph o Profeta’”.

A nova biografia será escrita por Richard E. Turley Jr., ex-historiador assistente e registrador da Igreja, com a colaboração de equipes de historiadores e outros profissionais da sede da Igreja, da Universidade Brigham Young e de outros lugares.

Turley afirmou: “O projeto Joseph Smith Papers estabeleceu uma base sólida na qual agora podemos construir uma biografia do Profeta Joseph Smith como nenhuma outra escrita anteriormente”.

Ele explicou que o foco do livro será o papel de Joseph Smith como Profeta, o que o distinguirá de outras biografias recentes que se concentram em outros aspectos de sua vida.

O título “Joseph o Profeta” foi inspirado em “Jesus o Cristo”, de James E. Talmage, publicado pela primeira vez em 1915. Este novo projeto segue o trabalho do Élder Talmage, que também recebeu o apoio da Primeira Presidência na época.

Turley estimou que o projeto levará vários anos para ser concluído.

Além do Presidente Oaks, a conferência contou com a presença do Élder Gerrit W. Gong, do Quórum dos Doze Apóstolos, e do Élder Kyle S. McKay, Setenta Autoridade Geral e historiador e registrador da Igreja.

O projeto Joseph Smith Papers

Antes de anunciar a nova biografia, o Presidente Oaks agradeceu às centenas de pessoas envolvidas no projeto Joseph Smith Papers, desde os pesquisadores dedicados até aqueles que apoiaram financeiramente e permitiram o uso de documentos não pertencentes à Igreja.

Ele afirmou: “Esses materiais serão especialmente preciosos para aqueles de nós que consideram Joseph Smith como um Profeta chamado por Deus para liderar a Restauração do evangelho de Jesus Cristo”.

O líder da Igreja então refletiu sobre a história do projeto que testemunhou pessoalmente ao longo de 20 anos, enquanto servia como um dos dois membros do Quórum dos Doze Apóstolos designados pela Primeira Presidência para aconselhar o Departamento de História da Igreja.

O Presidente Oaks identificou três elementos cruciais para a realização do ambicioso projeto:

Primeiro, os documentos de Joseph Smith, que estavam dispersos em coleções institucionais e privadas, mas principalmente localizados no Departamento de História da Igreja.

Segundo, eram necessários estudiosos com experiência no assunto, tanto em relação a Joseph Smith quanto ao período em que ele viveu.

Terceiro, e talvez o desafio mais difícil, era garantir financiamento substancial. A formação de uma equipe de estudiosos e outros funcionários, bem como o pagamento de salários, benefícios, viagens, equipamentos e outros custos, totalizaram milhões de dólares.

A Igreja tinha recursos substanciais, mas na década de 1990 e no início dos anos 2000, esses recursos estavam concentrados na duplicação do número de templos em operação e na disseminação do evangelho globalmente.

Foi nesse momento que o casal Larry H. e Gail Miller, proprietários de negócios e filantropos de Utah, desempenhou um papel crucial.

O Presidente Oaks compartilhou: “Foi um casal generoso disposto a seguir inspirações espirituais que forneceu a chave para impulsionar o projeto em grande escala”.

Com o apoio financeiro dos Miller, os Documentos de Joseph Smith foram lançados em 2001. Nos anos seguintes, a Igreja contratou mais historiadores profissionais do que nunca e alocou recursos para construir a moderna Biblioteca de História da Igreja.

Fonte: Church News

Veja também:

A Igreja de Jesus Cristo compartilha bênção patriarcal de Emma e Joseph Smith
Esclarecendo o artigo da BBC News Brasil sobre Joseph Smith e a Igreja

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *