O que os santos dos últimos dias pensam sobre o uso de palavrões?

Linguagem

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam que a maneira de falar deve refletir o fato que somos filhos e filhas de Deus.

Elder Douglas L. Callister disse:

“Deus fala todas as línguas de modo adequado. Ele usa uma linguagem recatada e comedida. Quando Deus descreveu o grande processo da criação desta Terra, Ele disse de modo comedido que ela ‘era boa’ (Gênesis 1:4 ). Ficaríamos desapontados se Deus tivesse usado expressões exageradas como ‘super maneiro’ ou coisas semelhantes. ”¹

Casal rindo

Palavrões

Se “super maneiro” já parece inadequado, é fácil imaginar porque os santos dos últimos dias (conhecido como “mórmons”) não falam palavrões. Claro, provavelmente você já ouviu algum membro da Igreja falando um palavrão. Mas todos estamos tentando melhorar, e cada um é responsável por sua conduta individual. Entretanto, as diretrizes são claras.

O panfleto Para o Vigor da Juventude, que é usado pelos membros por toda a vida, diz o seguinte:

“Não use linguagem ou gestos profanos, vulgares ou grosseiros e não conte piadas ou histórias a respeito de ações imorais. Essas coisas são ofensivas a Deus e às outras pessoas. ”

Muitas pessoas, ao ouvir um palavrão, dizem: “Sua mãe nunca lavou sua boca com sabão? ”

Isso acontece porque nosso linguajar reflete nossa origem, ou a educação dada por nossos pais. Ao conversar com as outras pessoas, devemos estar conscientes de que representamos nossa origem terrena e celestial.

E os “palavrões santos dos últimos dias”?

Mas e quando batemos o dedo na quina de um móvel, esquecemos de mandar aquele e-mail, ou alguém quase causa um acidente de trânsito em nossa frente?

Muitos usam substitutos ou os “palavrões santos dos últimos dias” que são parecidos com os originais, mas com uma linguagem bem mais limpa ou até humorística. Eles são considerados uma boa forma de mudar o hábito de usar palavrões. Porém, essa abordagem deve ser um passo, e não o resultado final. O resultado final é relacionado mais ao autocontrole em si.

Autocontrole

Ao enfrentar uma situação adversa, expressar raiva verbalmente não ajuda muito para a solução do problema. Considere as seguintes escrituras:

“O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o saber.” – Provérbios 16:21

“Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio, e o que fecha os seus lábios é tido como alguém que tem discernimento.” – Provérbios 17:28

Estas escrituras colocam a linguagem ao lado de palavras relacionadas à sabedoria, discernimento, prudência, etc. São características que nosso Salvador mostrava.

Pense em quantas vezes Ele poderia ter se frustrado com a curta visão daqueles a sua volta, ou com aqueles que o rejeitaram e interpretaram suas palavras erroneamente.  Ele poderia ter se frustrado com aqueles que transformaram a casa do Seu Pai em uma casa de comércio, ou com os que tomavam o nome de Seu Pai em vão.

Jesus Cristo é o perfeito exemplo de autocontrole. Mesmo sofrendo todas as coisas, ele ainda manteve uma linguagem pura e sábia, que refletia seu amor e misericórdia, como:

“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” – Lucas 23:34

Mansidão

Que possamos seguir o Seu exemplo perfeito, principalmente ao falar sobre as outras pessoas. De uma forma simples e direta, o panfleto Para o Vigo da Juventude diz:

Fale com bondade e de modo positivo a respeito das pessoas. Decida que não vai insultar nem menosprezar as pessoas, nem mesmo por brincadeira. Abstenha-se de todo tipo de fofoca e não fale com raiva. Quando se sentir tentado(a) a dizer coisas rudes ou ofensivas, não diga nada.

Porque Jesus Cristo ensinou:

“…pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.”
– Mateus 12:34

______________________________

¹ Nosso Refinado Lar Celestial, por Douglas L. Callister

Relacionado:

Como a nossa vida é influenciada pelo tipo de música que ouvimos

| Vida dos Santos dos Últimos Dias
Publicado por: Robson Lampert Severo
Robson L. Severo dirige os esforços da organização More Good Foundation nos países falantes de língua portuguesa. @robsonlsevero
Casal de Noivos
Do Tinder para o Templo: o papel dos aplicativos no namoro dos Santos...
Templo de Paris
Oração Dedicatória do Templo de Paris, França