fbpx

‘A Noite estrelada’ e a ‘Mona Lisa’ numa abóbora? Veja essas esculturas incríveis

Já vimos algumas esculturas impressionantes de abóbora ao longo dos anos. De uma imagem do Presidente Russell M. Nelson a templos e cenas de arte evangélica, não falta criatividade para os santos dos últimos dias quando se trata de esculpir abóboras.

E nesta época de Halloween, uma nova visão da tradição chamou a nossa atenção. A santo dos últimos dias Bronwyn Haws, de Orem, Utah, esculpiu algumas das obras de arte mais famosas do mundo em abóboras.

Estas são pinturas que até aqueles que não têm um amplo conhecimento de arte provavelmente ainda as reconheceriam — mesmo em uma abóbora.

“Sempre tive uma grande paixão pela arte e pela história da arte. A minha primeira abóbora artística foi inspirada na Noite Estrelada de Van Gogh. A cada ano eu escolho outra peça que eu amo e me esforço para recriá-la na minha abóbora. Costumo esculpir algumas a cada ano, mas sempre me certifico de ter uma que retrate o famoso tema da arte”, explica Haws.

A noite estrelada

“A Noite Estrelada”

Haws é bacharel em Belas Artes com ênfase em Design Gráfico pela Utah Valley University. E enquanto “escultura de abóbora” pode nunca ter estado em sua grade curricular, o amor de Haws pela arte se estende a muitos meios diferentes.

“Gosto de ser criativo de qualquer forma. O entalhe é muito semelhante à escultura, ou mesmo à gravura. Há definitivamente um desafio para isso, mas eu amo me esforçar”, diz ela. “Há muita criatividade [no halloween] o que o torna emocionante.”

O trabalho para esculpir as abóboras

O Grito

“O Grito”

Às vezes, Haws passa até três horas em suas abóboras — quanto mais realista a obra de arte, mais tempo leva para esculpir. E ela tem mais ferramentas do que um kit médio de escultura de abóbora.

“Eu uso muitas ferramentas quando esculpo; as pessoas parecem rir quando eu pego todos os meus suprimentos. Algumas [ferramentas] comprei em de kits de escultura de abóbora — como scoopers e serras serrilhadas—outras destinam-se a esculpir, criar e até trabalhar em madeira.”

Ainda mais impressionante do que sua coleção de ferramentas pode ser seu processo de design.

“Eu não uso modelos, mas sim um marcador ou caneta lavável para esboçar o desenho. Começo com um esboço de formas básicas, semelhante a um estilo de livro para colorir, e depois esboço áreas que delineiam tons mais escuros e tons mais claros. Depois de limpar minha abóbora, começo com áreas profundas que brilham e depois trabalho para áreas mais escuras e rasas”, explica ela.

Mona Lisa

“Mona Lisa”

Haws se descreveria como uma “artista expressiva”; ela coloca muito do que pensa e sente em seu trabalho. Como começou a desenhar desde criança, Haws considera este um dos seus pontos fortes, mas também sempre gostou de pintura, design gráfico, escultura, fotografia, gravura e cerâmica.

“Quando criança, sempre tive dificuldade em me expressar, e criar obras de arte tornou-se a chave para explicar minha visão da vida”, diz ela.

“Acredito que a arte pode agitar os outros de maneiras incríveis e únicas. Como artista, espero me conectar com o mundo e trazer beleza para ele.”

Fonte: LDS Living

| Vida dos Santos dos Últimos Dias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *