fbpx

Suicídio: algumas coisas que sabemos e outras que não sabemos

Nota: Este artigo foi escrito pelo Élder M. Russell Ballard – Do Quórum dos Doze Apóstolos em outubro de 1987.

Lembro-me de ter assistido ao funeral de um homem mais velho que, infelizmente, tirou a própria vida. Sua esposa havia morrido anos antes e, à medida que sua saúde piorava, ele sentia que tinha cada vez menos motivos para viver.

Aos poucos ele se viu confinado às quatro paredes de sua casa. Semi-inválido, não podia visitar amigos nem fazer compras. Sua comida era entregue em sua porta. Ele sentia falta de ir à Igreja, sentia falta da comunhão regular com outros membros de seu quórum do sacerdócio.

Embora não conseguisse se locomover, o médico garantiu que ele poderia viver muitos mais anos. “Você não fuma nem bebe”, disse o médico. “Você cuidou bem de si mesmo. Além do fato de você estar confinado em sua casa e em uma cadeira de rodas, dou-lhe um atestado de saúde.”

Enquanto o médico tentava ser encorajador, o homem sentiu-se desanimado. Este bom irmão sentiu que sua vida terrena não tinha mais valor e quis juntar-se à sua amada esposa no mundo espiritual.

Quanto mais pensava na morte, mais atraente ela se tornava para ele. Ele foi um membro fiel da Igreja durante toda a vida. Serviu em duas missões e foi diligente em vários chamados de liderança em diferentes momentos de sua vida.

Mas ao pensar na liberdade que encontraria por meio da morte, sua mente ficou confusa. Ele concluiu imprudentemente que tirar a própria vida resolveria seus problemas.

A dor e o pesar daqueles que ficam

Visitei a família depois do funeral. Como seria de esperar, eles ficaram muito perturbados com o que o pai e avô fizeram. Seus sentimentos variavam da tristeza à raiva e à culpa.

“Eu deveria ter notado como ele estava deprimido”, disse uma filha. “Então eu poderia tê-lo ajudado e evitado isso.”

Um filho apontou duramente. “Nunca pensei que meu pai fosse um homem estúpido. Mas o que você diz sobre isso? Se ele nos amasse, nunca teria feito tal coisa!”

Um comentário do filho mais novo capturou o desespero que todos sentiam: “Não há esperança para o pai agora, não é?” ele disse. Foi mais uma afirmação do que uma pergunta.

“Todas as coisas boas que ele fez ao longo da vida não importam mais. Agora que ele tirou a vida, ele estará no reino telestial por toda a eternidade.” Então ele chorou.

Os sentimentos expressos por esses familiares são comumente sentidos pelos santos dos últimos dias que tentam lidar com o suicídio de um ente querido ou amigo. A angústia e a incerteza que vivenciam são extremamente dolorosas e difíceis.

Infelizmente, o problema afeta muitas vidas. Todos os anos, só nos Estados Unidos, meio milhão de pessoas tentam suicidar-se. Cinquenta mil deles têm sucesso. Infelizmente, o problema também existe entre os membros da Igreja.

Consequentemente, a Igreja tem aconselhado os líderes do sacerdócio na forma de um livreto dos Serviços Sociais SUD intitulado Identificação e Prevenção do Comportamento Suicida.

A verdade sobre o suicídio

quando falece um cônjuge

O ato de tirar a própria vida é verdadeiramente uma tragédia porque este único ato deixa muitas vítimas: primeiro aquele que morre, depois as dezenas de outros – familiares e amigos – que são deixados para trás, alguns a enfrentar anos de profunda dor e confusão.

As vítimas vivas lutam, muitas vezes desesperadamente, com emoções difíceis. Além dos sentimentos de tristeza, raiva, culpa e rejeição que as vítimas dessa família sentem, os santos dos últimos dias carregam um fardo adicional.

Sabemos que o propósito de nossa vida mortal é provar nosso valor, para eventualmente voltar a viver no reino celestial. Alguém que comete suicídio fecha a porta para tudo isso, alguns pensariam, entregando-se ao reino telestial.

Ou não? Qual é a verdade sobre o suicídio?

Os profetas nos ensinaram alguns princípios importantes sobre o suicídio, mas é possível que muitos de nós tenhamos entendido mal. Vamos revisar alguns dos ensinamentos fundamentais dos profetas sobre esse assunto.

Primeiro, o Presidente George Q. Cannon, da Primeira Presidência, fez uma declaração clara sobre a gravidade do suicídio quando disse:

“O homem não criou a si mesmo. Ele não forneceu ao seu espírito uma morada humana. Foi Deus quem criou o homem, tanto corpo como espírito. O homem não tem o direito, portanto, de destruir aquilo que não teve influência na criação. Aqueles que fazem isso são culpados de assassinato, auto-assassinato, é verdade; mas eles não têm mais justificativa para se matarem do que para matar outros. Que diferença de pena existe para os dois crimes, não sei; mas é claro que ninguém pode destruir um dom tão precioso como o da vida sem incorrer numa pena severa”. (Gospel Truth, 2 vols., Salt Lake City: Zion’s Book Store, 1957, 1:30)

O Presidente Spencer W. Kimball fez uma declaração igualmente forte em 1976.

“É um ato criminoso terrível uma pessoa encurtar sua vida cometendo suicídio”, disse ele. (Ensinamentos de Spencer W. Kimball, ed. Edward L. Kimball, Salt Lake City: Bookcraft, 1982, p. 187.)

Essas declarações por si só podem parecer não deixar espaço para esperança. Contudo, embora ressaltem a gravidade do suicídio, os depoimentos não mencionam o destino daqueles que tiram a própria vida.

O falecido Élder Bruce R. McConkie, ex-membro do Quórum dos Doze, expressou o que muitos líderes da Igreja ensinaram:

“O suicídio consiste em tirar voluntária e intencionalmente a própria vida, especialmente quando a pessoa envolvida é responsável e tem uma mente sã. …As pessoas sujeitas a grandes tensões podem perder o controle de si mesmas e tornar-se mentalmente turvas ao ponto de já não serem responsáveis pelos seus atos. Tais pessoas não devem ser condenadas por tirarem a própria vida. Também deve ser lembrado que o julgamento é do Senhor. Ele conhece os pensamentos, intenções e habilidades dos homens; e Ele, em sua infinita sabedoria, consertará todas as coisas no devido tempo.” (Mormon Doctrine, Salt Lake City: Bookcraft, 1966, p. 771; alguns itálicos acrescentados.)

A justiça de Deus

Não faz muito tempo, pediram-me para falar no funeral de um querido amigo que havia cometido suicídio. Conhecendo a pessoa e as circunstâncias e pesquisando a doutrina sobre o assunto, tive alguns momentos difíceis na preparação para meus comentários.

Sei que qualquer pessoa totalmente racional que contempla o suicídio deve perceber que este é um ato terrivelmente egoísta. A paz só veio a mim quando reconheci que somente o Senhor poderia administrar um julgamento justo.

Só Ele tinha todos os fatos, e só Ele saberia a intenção do coração do meu amigo. Reconciliei-me com a ideia de que uma vida inteira de bondade e serviço aos outros deve certamente ser considerada pelo Senhor ao julgar a vida de uma pessoa. Pela misericórdia do Senhor, talvez as palavras de Alma se apliquem:

“Digo-te, meu filho, que o plano de restauração é imprescindível à justiça de Deus; pois é necessário que todas as coisas sejam restauradas em sua própria ordem. Eis que é imprescindível e justo, de acordo com o poder e ressurreição de Cristo, que a alma do homem seja restituída a seu corpo e que, ao corpo, sejam restituídas todas as suas partes.

E é imprescindível à justiça de Deus que os homens sejam julgados de acordo com suas obras; e se suas obras foram boas nesta vida e se os desejos de seu coração foram bons, que sejam também no último dia restituídos ao que é bom”. (Alma 41:2–3.)

Sinto que o julgamento pelo pecado nem sempre é tão direto como alguns de nós parecem pensar. O Senhor disse: “Não matarás”. Isso significa que toda pessoa que matar será condenada, independentemente das circunstâncias?

O direito civil reconhece que existem gradações nesta matéria – desde homicídio culposo até legítima defesa e homicídio em primeiro grau.

Sinto que o Senhor também reconhece diferenças de intenções e circunstâncias: a pessoa que tirou a vida estava mentalmente doente? Ele ou ela estava tão profundamente deprimido a ponto de ficar desequilibrado ou perturbado emocionalmente?

O suicídio foi um pedido de ajuda trágico e lamentável que passou despercebido por muito tempo ou progrediu mais rápido do que a vítima pretendia?

Ele ou ela de alguma forma não entendeu a seriedade do ato? Ele ou ela estava sofrendo de um desequilíbrio químico que o levou ao desespero e à perda de autocontrole?

Obviamente, não conhecemos todas as circunstâncias que envolvem cada suicídio. Só o Senhor conhece todos os detalhes, e é Ele quem julgará as nossas ações aqui na terra.

Quando Ele nos julgar, sinto que levará todas as coisas em consideração: nossa composição genética e química, nosso estado mental, nossa capacidade intelectual, os ensinamentos que recebemos, as tradições de nossos pais, nossa saúde e assim por diante.

Julgamento e misericórdia de Cristo

Aprendemos nas escrituras que o sangue de Cristo expiará os pecados dos homens “que morreram sem conhecer a vontade de Deus a respeito deles, ou que pecaram por ignorância”. (Mosias 3:11)

Assim, uma pessoa que nunca ouviu falar da Palavra de Sabedoria, por exemplo, e que se torna alcoólatra será julgada de forma diferente daquela que conhece a Palavra de Sabedoria, e a compreende, e então escolhe o caminho que leva ao alcoolismo.

O Milagre do Perdão, do Presidente Kimball, nos dá uma ideia da responsabilidade de alguns que cometem suicídio.

“Um ministro conhecido meu, que eu conhecia muito bem, foi encontrado pela esposa pendurado nas vigas do sótão”, escreveu o Presidente Kimball. “Seus pensamentos tiraram sua vida. Ele ficou taciturno e desanimado por dois ou mais anos. Certamente ele não se suicidou num momento, pois era uma pessoa feliz e agradável como eu o conhecia. Deve ter sido uma descida longa, cada vez mais íngreme, controlável por ele no início e talvez fora de controle à medida que se aproximava do fim da trilha. Ninguém em sua ‘sã consciência’, e especialmente se tiver uma compreensão do evangelho, se permitirá chegar a este ‘ponto sem retorno’”. (O Milagre do Perdão, Salt Lake City: Bookcraft, 1969, p. 106)

Felizmente, o Profeta Joseph Smith ensinou esta doutrina esclarecedora:

“Enquanto uma parte da raça humana julga e condena a outra sem piedade, o Grande Pai do universo olha para toda a família humana com cuidado e consideração paternal. (…) Ele é um Legislador sábio e julgará todos os homens, não de acordo com as noções estreitas e contratadas dos homens, mas, ‘de acordo com as ações praticadas no corpo, sejam elas boas ou más’, ou se essas ações foram praticadas na Inglaterra, América, Espanha, Turquia ou Índia. (…) Não precisamos duvidar da sabedoria e inteligência do Grande Jeová; Ele concederá julgamento ou misericórdia a todas as nações de acordo com seus diversos merecimentos, seus meios de obter inteligência, as leis pelas quais são governadas, as facilidades que lhes são proporcionadas para obter informações corretas e Seus desígnios inescrutáveis em relação à família humana; e quando os desígnios de Deus se tornarem manifestos e a cortina do futuro for retirada, todos nós teremos que confessar que o Juiz de toda a terra agiu certo.” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, ed. Joseph Fielding Smith, Salt Lake City: Deseret Book Co., 1938, p. 218.)

Tirei uma conclusão importante das palavras do Profeta: O suicídio é um pecado — um pecado muito grave, mas o Senhor não julgará a pessoa que comete esse pecado estritamente pelo ato em si.

O Senhor examinará as circunstâncias dessa pessoa e o grau de sua responsabilidade no momento do ato. É claro que isso não nos dá razão para nos desculparmos por cometer pecados, nem o Senhor nos desculpará, se bem entendi.

Devemos nos esforçar constantemente para fazer o melhor possível para imitar o Salvador em todos os aspectos de nossa vida. Ao mesmo tempo, porém, lembremo-nos de que o crescimento espiritual ocorre “linha sobre linha”, que a chave — tanto no mundo espiritual como na mortalidade — é continuar a progredir no caminho certo.

Para aqueles que sofrem

Recentemente ouvi algumas experiências de famílias de vítimas de suicídio que dão esperança a outras pessoas que sofrem. Devo salientar que as experiências espirituais individuais dos membros da Igreja não determinam a doutrina da Igreja.

Ainda assim, essas experiências são compatíveis com as ideias que temos discutido. A primeira experiência trata de uma jovem cujo pai tirou a vida quando ela tinha cinco anos. O pai não era membro da Igreja, nem a filha o era até muitos anos depois.

“Enquanto eu crescia”, ela conta, “tive a sensação sutil de que havia algo que ele queria muito que eu fizesse por ele. Fui ensinada em minha igreja que ele havia se assassinado e estava no inferno.

Mas pareceu-me que, embora tivesse errado ao se matar, ele pensou que estava fazendo um favor à família. (Ele era um alcoólatra que não conseguia se livrar do vício.) Comecei a pesquisar a Bíblia para ver o que poderia ter acontecido com ele.

Com o passar do tempo, descobri que ele, de alguma forma, havia sofrido com seus problemas e que agora precisava que eu fizesse algo por ele. Pensei: ‘Mas o que você pode fazer por alguém que já está morto?’ E a resposta viria: ‘Algum dia, se você continuar procurando, você saberá.’

Por fim, fui batizada na Igreja e fui para o Ricks College. Quando ouvi pela primeira vez sobre o batismo pelos mortos, fiquei impressionada. Agora eu sabia o que meu pai queria que eu fizesse!

Fiz o trabalho necessário e enviei seu nome ao Templo de Idaho Falls, onde tive o privilégio de ver um irmão ser batizado por procuração em favor de meu pai. Seu trabalho de investidura foi realizado no mesmo mês. Tenho a forte sensação de que ele aceitou ambas as ordenanças e é grandemente abençoado por elas.”

A próxima experiência foi compartilhada por um membro da Igreja cujo pai suicidou-se após um longo período de doença. As referências às recentes descobertas da ciência médica são esclarecedoras.

“Jamais esquecerei que liguei para casa naquela manhã de 1977 e ouvi um tenente da polícia atender, informando-me do suicídio do meu pai. Meu pai era um homem doce e gentil que nunca machucou ninguém intencionalmente.

Ele sempre considerou seu corpo como um templo. No entanto, algo estava errado com o corpo de papai, ele era um homem muito doente.

Então, em 1980, passei por uma terrível mudança física em mim mesmo que me deu algumas dicas sobre o estado de espírito de meu pai durante as semanas anteriores à sua morte. Fui diagnosticado como tendo hipertireoidismo.

Meu corpo passou por muitos dos traumas que papai passou. Passei um período de quatro meses sem dormir. Pílulas para dormir não proporcionaram alívio. Se adormecia, acordava logo depois, encharcado de suor.

Muitos dos sintomas eram emocionais. Fiquei assustado e sofri uma depressão profunda. Durante um ano e meio recebi medicação e a doença foi finalmente controlada. Sou grato por ter um médico que me ajudou.

Viver minha experiência me ajudou a entender melhor a morte de meu pai. Passei horas fazendo pesquisas e descobri que poucos dados sobre hipertireoidismo podiam ser encontrados antes de 1979.

A doença da tireoide pode ser hereditária e, desde minha experiência, descobrimos isso em dois de meus primos por parte de pai. Também encontrei um artigo de um médico que se perguntava quantas pessoas estiveram em instituições psiquiátricas com desequilíbrios químicos que poderiam ter sido corrigidos.

Talvez papai tivesse a mesma doença. Com tudo que estudei, escolho pensar que sim. Isso me ajuda a lidar com a morte dele. O fato de um homem que cuidou tão bem de si mesmo falhar tão rapidamente e adoecer tão rapidamente me faz acreditar que ele tinha uma doença desconhecida.

Papai acreditava no Senhor de todo o coração e tinha um testemunho forte e sólido. A causa de sua morte pode ter prejudicado sua entrada no mundo espiritual, mas não a bela vida que ele levou durante cinquenta anos.

Sei que meu Pai Celestial me ama e zela por mim e me dá a paz que desfruto agora.”

A próxima e última experiência testifica da paz que nosso Pai Celestial pode dar aos que ficaram para trás:

“Na época do suicídio de minha mãe, ela havia perdido seu companheiro terreno, estava com a saúde debilitada e não aceitava ajuda gratuitamente.

Ela disse à minha tia que conseguiria lidar com a perda do meu pai ou com as dificuldades que estava enfrentando com a saúde, mas que não conseguiria lidar com as duas coisas. Isso foi dois dias antes de ela morrer.

Acredito que ela pensou em suicídio logo depois que meu pai morreu em um acidente de carro. Fiquei preocupado o suficiente para discutir a possibilidade com o médico dela, mas nenhuma ação foi tomada.

A razão para isto, creio eu, é a falta de compreensão que temos como sociedade em lidar com este tipo de problema.

Acredito que o Senhor considerará cada caso separadamente e julgará as circunstâncias de cada indivíduo. Procurei sinceramente a orientação de nosso Pai Celestial para me ajudar a compreender a natureza do suicídio.

E descobri, assim como qualquer outra coisa que conheço de Deus, que essas pessoas têm um lugar no reino de nosso Pai, e não é um lugar de escuridão ou desespero, mas um lugar onde elas podem receber conforto e ter serenidade.”

É claro que não podemos medir essas experiências espirituais específicas. Não sabemos até que ponto a porta está aberta para que essas pessoas em particular cresçam e se desenvolvam em retidão até que possivelmente recebam as bênçãos da exaltação.

Eles cometeram um pecado muito sério, e algumas consequências dele podem permanecer com eles por toda a eternidade. Somente nosso Pai Celestial sabe a resposta completa às perguntas que nosso coração faz a respeito daqueles que tiram a própria vida.

Ainda há esperança

Contudo, é claro que a esperança existe. O Presidente Joseph F. Smith aprendeu esse importante princípio perto do fim de uma longa vida de serviço à Igreja. Em visão ele viu a obra de salvação acontecendo entre os mortos e escreveu:

“Vi que os élderes fiéis desta dispensação, quando deixam a vida mortal, continuam seus labores na pregação do evangelho do arrependimento e da redenção, por meio do sacrifício do Filho Unigênito de Deus, entre aqueles que estão nas trevas e sob a servidão do pecado no grande mundo dos espíritos dos mortos.

Os mortos que se arrependerem serão redimidos por meio da obediência às ordenanças da Casa de Deus,

E depois de terem cumprido a pena por suas transgressões e de serem purificados, receberão uma recompensa de acordo com suas obras, porque são herdeiros da salvação.” (D&C 138:57–59)

Sou grato pelo grande plano de salvação que nosso Pai Celestial nos proporcionou. É um plano de grande justiça e um plano de grande amor.

Ao pensar na preocupação e na agonia daquele cujo ente querido tirou a própria vida, encontro profundo conforto e fé na promessa e bênção do Senhor para nós que permanecemos na mortalidade:

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27.)

Fonte: ChurchOfJesusChrist.org

Veja também:

Igreja de Jesus Cristo oferece recursos para prevenção do suicídio
Saber “o suficiente” sobre o suicídio
Mitos sobre suicídio: como reconhecer, prevenir e ajudar

| Uncategorized

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *