Veja as diferentes versões da estátua do anjo Morôni ao longo do tempo
A estátua do anjo Morôni é um elemento fácil de reconhecer no topo dos templos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
A estátua é um lembrete da Restauração e uma forma dos Santos dos Últimos Dias celebrarem o término da construção de um templo.
Porém, você sabia que longo dos anos, nem todas as estátuas do anjo Morôni tiveram a mesma aparência?
Recentemente o Church News entrevistou Emily Utt, curadora de locais históricos do Departamento de História da Igreja, para saber mais sobre a estátua do anjo Morôni. Vamos ver algumas fotos e dados!
O Templo de Nauvoo, Illinois, foi o primeiro a ter um anjo Morôni. Este estava horizontalmente no topo do edifício como um cata-vento, referindo-se ao “anjo do livro do Apocalipse anunciando a Segunda Vinda”, informou o Church News.
Na década de 1890, com base nas tendências arquitetônicas da época, o anjo Morôni foi reposicionado e colocado verticalmente sobre o Templo de Salt Lake City.
Cyrus Dallin foi o artista que criou o Anjo Morôni do Templo de Salt Lake. Este tinha desenho neoclássico, com túnicas soltas e uma capa curta, que deixava os braços expostos.
Passaram-se 60 anos até que outra estátua do anjo Morôni foi colocada no topo de um templo.
Em 1956, o Templo de Los Angeles Califórnia foi dedicado, apresentando uma estátua do anjo Morôni que foi criada por um artista local chamado Millard F. Malin.
“Este anjo Morôni tem feições de índios nativo-americanos, uma túnica maia, sandálias nos pés, uma constituição robusta, uma trombeta na mão direita e as placas de ouro no braço esquerdo”, disse o Church News.
Duas décadas se passaram e, em 1974, o Templo de Washington D.C. foi dedicado e sobre ele foi colocado um anjo Morôni desenhado por Avard Fairbanks. O desenho desta estátua era semelhante ao de Cyrus Dallin. No entanto, esse anjo tinha as placas de ouro em seu braço esquerdo, como a estátua de Malin.
Após a dedicação do Templo de Washington D.C., a Igreja entrou em uma era de construção de templos padrão.
A estátua foi reduzida e projetada para ser mais fácil de fazer e transportar. Em 1978, o artista Karl Quilter foi contratado para projetar o anjo Morôni em fibra de vidro, em vez de bronze, para que a estátua fosse leve o suficiente para ser transportada por helicóptero.
Algumas décadas depois, em 1998, Quilter redesenhou a estátua do anjo Morôni “com um corpo mais magro, uma túnica em camadas, a mão esquerda estendida e o corpo ligeiramente para o lado, para mostrar mais ação”, relatou o Church News.
LaVar Wallgren criou a última estátua do anjo Morôni, mostrando uma versão mais jovem do antigo profeta, com seu manto amarrado com uma faixa e um pergaminho na mão esquerda.
Qual de todas as versões da estátua do anjo Morôni você gostou mais? Escreva nos comentários!
Fonte: Church News e LDS Living
Confira o que os profetas e apóstolos têm feito durante a quarentena