fbpx

Perguntas e Respostas: podemos participar ou organizar festa junina?

No ano de 1500 o Brasil começaria a ser colonizado e com isso diversas culturas foram se inserindo e sendo construídas nesse país à medida que ele era explorado. Hoje, 523 anos depois, vemos como do Oiapoque ao Chuí o Brasil é um país diverso e rico em expressões culturais e costumes.

Uma dessas expressões é a Festa Junina, uma festa tradicional da região do nordeste brasileiro, mas difundida em todo o país.

Uma tradição católica ou pagã?

festa junina

Nos tempos antigos, o solstício de verão era uma festividade pagã que acontecia na Europa no mês de junho e celebrava a passagem da primavera para o verão. Acreditava-se que essa celebração afastava os maus espíritos e pragas, e protegia as plantações para que a colheita fosse farta.

Com o passar do tempo, o solstício passou a ter influências do cristianismo até ser plenamente incorporada ao calendário católico. De acordo com as celebrações do catolicismo, no dia 14 de junho comemora-se o dia de Santo Antônio e no dia 24 de junho o dia de São João.

Daí vem o surgimento do nome Festa de São João ou festa joanina. A festa de São João era muito difundida em Portugal e na Espanha, então ela foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses.

Com o tempo o termo “joanina” foi substituído por “junina” em referência ao mês de junho, ou o mês em que a celebração acontece.

No início, essas festas tinham uma forte ligação com a religião, com o tempo e a popularização dessa celebração, ela se tornou um movimento ou expressão cultural que apesar de apresentar características únicas pode variar dependendo da região em que se apresenta.

Por exemplo, as maiores festas juninas acontecem na região nordeste do Brasil onde há competição de dança com entre grandes grupos de quadrilha, é comum encontrar fogueiras nas ruas.

No Sudeste, a festa junina acontece em escolas, encontros familiares ou vira tema de festas de aniversário, chás de bebê, entre outros.

Festa Junina: pode ou não pode?

festa junina

Mas, como membro da Igreja de Jesus dos Santos dos Últimos Dias, podemos participar dessas festas?

Os feriados oficialmente celebrados por membros da Igreja de Jesus Cristo são a Páscoa e o Natal. Veja o que diz a Igreja sobre esses feriados:

“Os feriados que relembram o nascimento, a morte e a ressurreição do Salvador Jesus Cristo são celebrados por membros da Igreja de Jesus Cristo. Porém, os períodos que antecedem esses feriados, como a Quaresma, não são celebrados. Apesar disso, as famílias e os indivíduos podem incluir nessas comemorações costumes e tradições locais.

Durante esses períodos festivos não são realizados serviços de adoração adicionais. No entanto, as famílias são encorajadas a estudar as escrituras, com suas famílias, acerca dessas ocasiões especiais. É comum que sejam incluídas músicas relacionadas ao feriado durante as reuniões na Igreja, bem como palestras ou sermões sobre a vida e a missão de Jesus Cristo. As congregações locais também podem promover festas de Natal fora dos cultos normais de adoração.”

festa junina

Não há nenhuma declaração oficial da Igreja de Jesus Cristo sobre a proibição da comemoração de celebrações culturais locais. A orientação que temos é a seguinte:

“Os membros da igreja comemoram feriados locais e celebrações culturais onde quer que estejam. Dependendo do feriado, as reuniões locais também podem incluir discursos e músicas relacionadas ao tema em foco. Nesses casos, as congregações podem realizar celebrações adicionais”.

Portanto, visto que essa festa hoje é algo cultural do Brasil, concluímos que sim, podemos participar e promover festa junina como uma forma de celebração cultural. Se estivermos cumprindo o mandamento de não ter outros deuses diante do Senhor, então está tudo certo.

As festas juninas promovidas em alas, ramos e grupos da Igreja são ótimas para integrar os membros e visitantes e ainda podem oferecer grandes oportunidades missionárias. Nessas festas, podemos estar entre irmãos, partilhar o alimento e ainda promover uma atividade salutar dentro dos padrões esperados pelos Senhor.

Sua família, ala ou comunidade fazem festa junina? Você conhece alguém que tem algum receio ou acha inapropriado participar ou organizar festas juninas? Compartilhe esse artigo com essa pessoa.

Veja também: O que a Igreja já falou sobre a tradição do halloween, ou dia das bruxas

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *