fbpx

Por que os antigos israelitas levantavam as mãos em louvor e adoração?

“E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus,  E todo o povo respondeu: Amém, Amém, levantando as suas mãos; e inclinaram-se, e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.” Neemias 8:6

O conhecimento

Os livros de Esdras e Neemias detalham como os antigos israelitas deram louvor ao Senhor quando reconstruíram um templo em Jerusalém após o cativeiro babilônico.

Os filhos de Israel “louvando e celebrando ao Senhor, porque é bom; porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com grande júbilo” (Esdras 3:11).

Neemias acrescenta que os israelitas levantaram as mãos enquanto oravam e adoravam ao Senhor: ” e todo o povo respondeu: Amém, Amém, levantando as mãos; e inclinaram-se, e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.” (Neemias 8:6).

Relatos de oração com mãos erguidas são registrados várias vezes ao longo das escrituras, na maioria das vezes em conexão com o primeiro templo em Jerusalém. Quando Salomão dedicou seu templo, ele ofereceu a oração dedicatória “diante do altar do Senhor …com as mãos estendidas até o céu” (1 Reis 8:22, 54).

Muitos Salmos relacionados ao templo, como o Salmo 63, também descrevem o peticionário do templo orando com as mãos estendidas para os céus: “Assim, eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos” (Salmo 63:4).

O Apóstolo Paulo também menciona orar “levantando mãos santas, sem ira nem contenda.” (1 Timóteo 2:8).

Múltiplas interpretação de se levantar as mãos em louvor

David M. Calabro identificou várias inscrições antigas do Oriente Próximo que podem oferecer algumas dicas para essa prática antiga. Segundo Calabro, essas inscrições “mostram que o gesto de oração consistia essencialmente em levantar as duas mãos com as palmas voltadas para fora”.

“Havia também um elemento dinâmico, no entanto, no grau em que as mãos estavam estendidas para cima. Isaías pode ter descrito os vários graus de levantar as mãos quando falou de alguém que ‘estenderá as suas mãos por entre eles, como as estende o nadador para nadar’, (Isaías 25:11)”.

Se isso se relacionasse com o gesto de oração, “implicaria que o gesto poderia envolver algum movimento dos braços comparável à natação (como, talvez, levantar as mãos e depois abaixá-las)”.

Calabro observou múltiplas interpretações possíveis desta antiga forma de oração. Primeiro, expondo as mãos e o coração, poderia mostrar ao Senhor que o peticionário era puro e capaz de permanecer na presença do Senhor.

Isso talvez seja exemplificado pelo Salmo 24 versículo 4, no qual os requisitos apresentados para entrar no templo são oferecidos como “aquele que é limpo de mãos e puro de coração”. Essa pureza poderia, no entanto, ser pervertida quando esses gestos eram realizados indignamente.

Assim, em Isaías, o Senhor afirma que quando Israel “quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos” porque “as vossas mãos estão cheias de sangue” (Isaías 1:15).

A indignidade de um povo que realizava gestos sagrados, como orar com as mãos erguidas, é vista de forma semelhante no ministério de Alma aos zoramitas.

Quando Alma e seus companheiros chegaram, descobriram que “os zoramitas estavam pervertendo os caminhos do Senhor” (Alma 31:1; cf. v. 11).

Como parte dessa perversão, cada zoramita subia no Rameumptom e estendia “as mãos para o céu e [clamava] em alta voz”, oferecendo uma oração mecânica (Alma 31:14).

Levantar as mãos como uma forma de adoração sagrada

Zoramitas, levantar as mãos para adorar ao Senhor

Mórmon e Alma não necessariamente condenam essa forma de oração, mas o uso impróprio pelos zoramitas desse procedimento de súplica sagrada.

Essa prática era normalmente era reservada para a adoração no templo, então, essa pode ter sido a razão pela qual Alma e seus companheiros “ficaram extremamente admirados” pelas orações dos zoramitas (Alma 31:19).

Outra observação é que esse gesto pode ter “o propósito de atrair a atenção de Deus” ou expressar “um desejo de contato com Deus.” Esta sugestão pode ser apoiada no Salmo 63, que é oferecido por um peticionário do templo buscando a presença de Deus (vv. 1–2).

Calabro observou um possível Conjunto de ações rituais realizadas pelo peticionário ao se aproximar de Deus, incluindo levantar as mãos em oração (v. 4), depois se alegrar “na sombra das asas [de Deus]” (v. 7), que Calabro observa que poderia ser “talvez aludindo a um abraço” e, finalmente, apertando a mão direita de Deus (v. 8).

Embora seja possível entender essas referências metaforicamente, o peticionário do templo aqui pode estar descrevendo um conjunto de ações rituais. Matthew B. Brown também identificou tal ação ritual em conexão com este e outros Salmos.

Outras interpretações do significado desses gestos solenes, como mostrar a entrega diante de Deus, expressar a humildade e o desejo de servir a Deus e solicitar uma bênção específica, também foram oferecidas.

É importante lembrar que essas “interpretações não são mutuamente exclusivas; de fato, não está fora de questão que todas essas interpretações do gesto de mão levantada coexistiram mesmo nos tempos antigos”.

O porquê

Entender melhor os gestos de abordagem usados pelos antigos israelitas pode ser fundamental para os santos dos últimos dias e também pode oferecer contexto adicional para muitas práticas restauradas realizadas hoje.

Por exemplo, semelhante ao júbilo das pessoas “com grande júbilo,” (Esdras 3:11), Os santos dos últimos dias realizam o brado de Hosana nas dedicações de templos ou em outras reuniões significativas.

Isso é feito com mãos erguidas, lembrando como o povo orou com mãos erguidas na dedicação do novo templo em Jerusalém (ver Neemias 8:6).

O templo é um lugar sagrado e santo, e os gestos de aproximação realizados nele são vistos como igualmente sagrados. Compreendendo isso, os leitores santos dos últimos dias podem entender melhor a rejeição do Senhor a algumas pessoas por sua maldade em perverter esses gestos sagrados (ver Isaías 1:15; Alma 31:11).

Os frequentadores do templo também podem reconhecer como a adoração no templo hoje é um evento sagrado e consagrado pelo tempo, e os oficiantes devem tomar o maior cuidado para garantir que honrem e respeitem cada um dos templos dedicados do Senhor.

Compreender como os antigos israelitas adoravam o Senhor e o louvavam com as mãos levantadas também pode adicionar um contexto muito útil às escrituras.

Esses gestos de aproximação e louvor oferecidos no templo antigo podem aumentar nossa compreensão de como os antigos israelitas viam o templo e seu relacionamento com o Senhor ao adorá—Lo lá e se submeterem humildemente à Sua orientação por meio do convênio.

E, por extensão, como e por que os santos dos últimos dias podem entender e apreciar melhor tudo o que o templo lhes oferece na construção de seu relacionamento eterno com o Senhor.

Fonte: Book Of Mormon Central

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *