fbpx

Qual é a posição da Igreja sobre Astrologia, tarô e assuntos relacionados?

cartas de tarô

Eu gosto dessa pergunta porque, embora eu ache que muitos de nós podemos saber a posição da Igreja sobre esses tópicos, se você é como eu, você nunca ouviu esse assunto ser mencionado na conferência geral, ou ouviu qualquer palavra oficial sobre isso.

Embora alguns possam não se surpreender, eu não esperava procurar “tarô” no site da Igreja e não encontrar literalmente nada. Zero resultados. Eu acho que isso significa que vale a pena olhar para esta questão para descobrir qual é a opinião oficial da Igreja.

O Manual Geral da Igreja tem muito pouco sobre o assunto. Na verdade, tudo o que se aproxima é a seguinte definição e aviso:

“O ocultismo se concentra na escuridão e leva ao engano. Ele destrói a fé em Cristo.

O ocultismo inclui a adoração a Satanás. Inclui também atividades místicas que não estão em harmonia com o evangelho de Jesus Cristo.

Essas atividades incluem (mas não estão limitadas a) adivinhação, maldições e práticas de cura que são imitações do poder do sacerdócio de Deus (ver Morôni 7:11–17).

Os membros da Igreja não devem participar de qualquer forma de adoração a Satanás ou participar de qualquer prática ocultista.  Eles não devem se concentrar em trevas nas conversas ou nas reuniões da Igreja”.

Isso foi encontrado sob o título da seção “Ocultismo”. Eu não tinha certeza do que isso significava. O Merriam-Webster fornece algumas definições, mas ainda é bastante vago.

“Ocultimo: (substantivo) poderes ou práticas sobrenaturais e as coisas (como deuses, fantasmas e magia) que estão conectadas com eles”.

O que as escrituras falam sobre o ocultismo?

tarô, vidência

Embora o Manual da Igreja seja relativamente vago sobre o assunto, as escrituras são muito mais claras.

Deuteronômio 18:10-12 claramente impede o envolvimento com videntes, médiuns ou formas de feitiçaria.

“Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte um espírito familiar, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor;  E por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti”.

Em Atos 13, Paulo deixou claro o que pensava de um certo feiticeiro, ou “falso profeta”, impedindo outro homem de ouvir o evangelho.

“Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a maldade, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?” (vv. 10)

Isaías chega até a prever a recompensa eterna daqueles que praticam as artes ocultas:

“…Os agoureiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir sobre ti …serão como a pragana, o fogo os queimará; não poderão livrar a sua vida do poder da labareda” (Isaías 47:13-14).

Tarô, vidência outras manifestações e o sacerdócio

tarô, vidência

O Artigo da Ensign de Robert J. Matthews “O que as escrituras dizem sobre astrologia, adivinhação, médiuns espirituais, magia, feitiçaria e necromancia” esclarece a natureza oposta entre as artes ocultas e o verdadeiro poder do Sacerdócio de Deus da seguinte maneira:

“As escrituras mostram que os encantamentos e os feitiços do mago, do médium e do necromante são característicos das falsas religiões e superstições do mundo, e que aqueles que os praticam estão realmente em competição com os verdadeiros profetas e apóstolos. Todos os que estão familiarizados com o espírito e a fé de Jesus Cristo não vão querer nada com qualquer forma de adivinhação e feitiçaria espiritual.”

Embora não sejamos inundados com indivíduos praticando ou encorajando a prática das artes ocultas, essa prática diminui e flui em popularidade ao longo do tempo. Pode parecer bobo ou inofensivo consultar um vidente ou ter uma leitura de cartas de tarô, mas deve ser evitado.

Joseph Smith advertiu: “Espíritos mentirosos estão pela Terra. Haverá grandes manifestações de espíritos, falsos e verdadeiros”.

Mas como determinamosem quem confiar?

O Livro de Morôni oferece um incentivo para que possamos conhecer o falso do verdadeiro e uma percepção de como isso é possível.

“Pois eis que, meus irmãos, dado vos é julgar, a fim de que possais distinguir o bem do mal; e a maneira de julgar, para que tenhais um conhecimento perfeito, é tão clara como a luz do dia comparada com as trevas da noite”.

“Mas tudo que persuade o homem a praticar o amal e a não crer em Cristo e a negá-lo e a não servir a Deus, podeis saber, com conhecimento perfeito, que é do diabo; porque é desta forma que o diabo age, pois não persuade quem quer que seja a fazer o bem; não, ninguém; tampouco o fazem seus anjos; nem o fazem os que a ele se sujeitam” (Morôni 7:15,17).

Então, chegamos a que conclusão? Busque a verdade e o entendimento do Espírito Santo. Estude as escrituras e as palavras dos profetas. Receba e estude sua bênção patriarcal.

Em suma, confie no Senhor. Não busque os dons místicos de outros. Se é algo que precisamos saber, o Senhor nos dirá se O buscamos e nos esforçamos para ouvi-Lo.

Fonte: LDS Daily

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *