fbpx

Élder Ulisses Soares | Amar aqueles que são diferentes de nós

Adaptado de ‘Compassion: The Great Healer’s Art’, por Ulisses Soares

Embora tenhamos sido colocados aqui nesta terra em circunstâncias diferentes, não devemos culpar ou ridicularizar uns aos outros por causa disso.

Meus pais foram batizados em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias quando eu era pequeno. Eles já eram boas pessoas antes de se tornarem membros da Igreja, mas, é claro, tinham alguns hábitos mundanos.

Meu pai costumava beber e fumar e tinha outros hábitos que vinham do mundo. A minha mãe era uma pessoa muito religiosa, mas também tinha um estilo de vida diferente do praticado pelos membros da Igreja.

O que realmente os ajudou a permanecer na Igreja restaurada de Jesus Cristo foi o grupo de pessoas em nosso pequeno ramo que nos abraçou, nos ajudou e nos amou. Recebíamos visitas quinzenais de alguém da Igreja.

Muitas vezes seríamos convidados para as noites familiares em suas casas. Eles fizeram todo o possível para nos unir nesse novo ambiente. Acredito que meus pais permaneceram na Igreja por causa dessas pessoas que eram bons discípulos de Jesus Cristo e que estendiam a mão em seu amor cristão por eles.

Quando entendemos as pessoas e suas condições e circunstâncias, tendemos a agir com amor por elas. Tendemos a abraçá-las de acordo com as suas necessidades.

Devemos esforçar-nos sempre por ministrar às pessoas de acordo com as circunstâncias em que vivem. Para fazer isso como o Salvador faria, temos que entender seus desafios e suas dificuldades.

Embora possamos ser diferentes em alguns aspectos, existe uma união que cada um de nós pode nutrir agora.

Somos “um” na busca de voltar a um lar celestial que conhecíamos. Somos “um” em nosso estado imperfeito. Somos “um” na medida em que cada um de nós tem dons espirituais. Somos “um” e cada um tem a capacidade de crescer, independentemente das nossas circunstâncias. Somos “um”, não somos?

Por uma medida espiritual comum, cada um de nós é tão valioso como a pessoa ao nosso lado por causa de um Salvador justo e misericordioso, um valor que supera qualquer valor terreno.

Portanto, nosso amor pelos outros deve transcender nossas diferenças de cultura, etnia ou idioma. Devemos ser pacientes com os outros; devemos demonstrar amor e respeito por todos.

Minha família e eu experimentamos os sentimentos de conforto e paz que a ministração cristã pode trazer em várias ocasiões diferentes.

Em um fim de semana frio e chuvoso em 2002, minha família e eu viajamos em uma designação eclesiástica para um ramo distante da Igreja. Nossos três filhos tinham então seis, dez e treze anos.

Quando tínhamos viajado por várias horas, decidimos parar em uma cidade pequena para sair do carro por alguns minutos e esticar as pernas antes de completar nossa jornada.

Decidimos explorar um pouco a cidade durante essa parada e soubemos que estavam realizando um festival tradicional local. Devido ao festival, a pequena cidade estava cheia de visitantes e moradores locais.

Os eventos programados estavam ocorrendo em torno de uma das igrejas locais perto do centro da cidade. Ao redor da igreja, havia muitos vendedores que vendiam alimentos típicos e artesanato local.

Depois de caminhar por um tempo, dois dos meus filhos e eu voltamos para o carro, mas minha esposa e nossa filha de dez anos continuaram olhando os produtos dos vendedores.

Entre estes vendedores havia também muitas pessoas a mendigar, e foram essas pessoas pobres que chamaram a atenção da minha filha. Ela já tinha visto pessoas implorando antes, mas talvez não em tais números.

Dois deles, em particular, chamaram-lhe a atenção: um homem a quem faltava uma perna e, ao seu lado, uma menina de cerca de sete anos. Eles estavam molhados pela chuva, e a menina, que não tinha casaco, estava tremendo de frio.

A minha filha, comovida pela compaixão, não hesitou em tirar o casaco muito bonito—o único que tinha trazido na viagem—e entregá-lo à menina com frio. Minha esposa e minha filha voltaram para o carro sem dizer uma palavra sobre o que havia acontecido.

Nenhum de nós que já estava no carro reparou que a minha filha tinha voltado sem o casaco, e continuamos a nossa viagem até chegarmos à cidade onde estava o pequeno ramo.

No dia seguinte era domingo, e quando saímos do hotel para ir à Igreja, disse à minha filha para vestir o casaco porque estava muito frio lá fora. Em vez de colocar o casaco como eu tinha instruído, ela simplesmente foi para o carro. Só então a minha mulher contou o que tinha acontecido no dia anterior.

Nossa filha já havia sido ensinada sobre a caridade e outros princípios do evangelho. Naquele dia, ela experimentou ativamente, por si mesma, esse atributo misericordioso.

Ao ver uma jovem em grande necessidade, ela teve uma escolha. Ela poderia ter escolhido olhar em outra direção, ou ela poderia ter feito o que fez e à altura da ocasião.

Quando utilizarmos esses atributos divinos por meio de nossas ações fiéis e não apenas em palavras vazias e banais, a palavra compaixão será gravada em nossa mente e coração, uma marca doce e desejável que permanecerá em nós para sempre.

Esta marca em nosso coração será um dos atributos que verdadeiramente nos identifica como descendência divina de nosso compassivo e amoroso Pai Celestial.

Alguns podem perguntar-se como ajudar os amigos mais próximos que também são membros da Igreja a viver mais plenamente o evangelho, especialmente aqueles que podem estar se afastando.

Como podemos aprender melhor a compreensão e a compaixão para com aqueles com quem não concordamos?

Jesus pediu-nos que observássemos a lei do amor perfeito, que é um dom universal. Ele convidou-nos a segui-Lo, e o Seu convite a segui-Lo é um convite para nos tornarmos semelhantes a Ele. Pense no caso em que Jesus estava na casa de Simão, o fariseu.

Lembras-te daquela ocasião em que uma mulher ungiu os pés de Jesus e Ele perdoou os seus pecados? Lembras-te do que o Senhor disse sobre ela? Em Lucas 7:47, O Senhor disse o seguinte:

“Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa pouco ama.”

Lindo, não é? Observe aqui que o Salvador estendeu Seu amor perfeito a essa mulher, que era conhecida por todos ao seu redor como pecadora, e quanto amor ela lhe mostrou em troca (ver 1 João 4:19).

Então, essa é a resposta do Salvador para a questão de como interagimos com aqueles que são muito diferentes de nós: mostre um amor genuíno por eles. Tente ser uma boa influência para eles através da vossa luz, e sirvam-nos da melhor maneira que puderem. Deixe-os saber que você se importa com eles.

Temos de nos lembrar que a nossa razão para amar outras pessoas não é porque elas são membros da Igreja ou porque estão a fazer as coisas certas. Nós as amamos porque são filhos de Deus.

Quando Jesus disse: “amai-vos uns aos outros”, Ele não disse para amar apenas aqueles que são semelhantes a vocês, mas a todos (Ver João 13:34-35).

Lembremo-nos sempre de que “valor das almas é grande à vista de Deus” (Doutrina e Convênios 18:10), e cada pessoa que encontrardes nesta vida é um filho amado ou filha de Pais Celestiais.

Embora sejamos todos diferentes, “todos são iguais perante Deus” (2 Néfi 26:33), e como seguidores de Cristo, é nosso dever estender o Seu amor a todos os filhos de Deus.