fbpx

Por que precisamos estar atentos e desacelerar o ritmo?

desacelerar

A vida está muito corrida. Preciso terminar esse artigo, checar outra vez o e-mail, fazer uma refeição, estudar inglês, dar uma lida naquele material da faculdade… Ah, são tantas coisas, que parece que 24 horas estão sendo insuficientes para nós.

Vivemos a era da IoT (Internet of Things, ou em Português, Internet das Coisas). Somos imediatistas e queremos tudo para ontem. Se o atendimento leva 5 minutos ficamos inquietos, nervosos e descontamos no (a) atendente. E aguardar o rastreio da encomenda que fizemos online?  Não sabemos aguardar nem sequer, o barulho do micro-ondas avisando que o macarrão ficou pronto! Criamos aplicativos para tudo e andamos com um computador no bolso. Se a bateria acaba, é como se nos faltasse oxigênio. 8 horas de sono por dia? Impossível! Em menor ou maior grau, estou mentindo ou descrevendo sua vida aqui?

Infelizmente, esse não é um bom caminho e precisamos imediatamente desacelerar. Uma pausa é muito importante. Há tempo, para todas as coisas, é o que aprendemos nas escrituras.

Eclesiastes 3:1-8 lemos:

“Tudo tem o seu tempo determinado, e todo propósito debaixo do céu tem o seu tempo:

Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de calar, e tempo de falar;

Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”

A importância do planejamento

Para conseguirmos realizar todas as coisas que precisamos, é necessário planejamento https://maisfe.org/inspiracao/planejar-meu-dia-antes-de-comeca-lo/ . Se fizermos um planejamento, a probabilidade de termos êxito em todas as coisas e uma vida tranquila é maior.

É interessante estarmos conectados, mas será que é mesmo necessário estar conectado o tempo todo? Na Conferência Geral, por exemplo, o Presidente Nelson, pediu que as mulheres da Igreja abrissem mão de redes sociais por 10 dias https://maisfe.org/inspiracao/mulheres-e-o-jejum-de-dez-dias-longe-das-midias-sociais/    e aquelas irmãs e os irmãos que também o fizeram, gostaram muito da experiência.

A pausa é um convite…

Parar.

Descontinuar, desacelerar, pausar.

A importância de desacelerar

Porque para dar continuidade, é preciso pausar, senão o fio enrosca, a tinta seca, o elástico arrebenta, a energia finda, o amor se cansa.

O tempo nunca para, mas também não sente, não muda o ritmo, não desiste.

Nós, pessoas que vivemos dentro da dança do tempo, precisamos sim de pausas e descansos para retomar a marcha que sai do planejado. De vez em quando fugimos do prumo, da rota, perdemos a bússola e deixamos a vida à deriva. Não encontramos a motivação, sentimos medo, sofremos temendo que será definitivo, que por fim fomos rendidos pela exaustão. Mas não. A vida só está exigindo uma pausa.

Pausa para retomar as forças. Encher os pulmões e o peito de coragem.

Pausa para encadear os pensamentos. Renovar o que vale, descartar o lixo.

Pausa para sentir saudades de um afeto. E para fazer falta também.

Pausa para estar só e sentir-se só. E estar a sós para refletir.

Pausa para descansar, para relaxar, para delirar, contemplar, descomplicar.

Pausa para entender que as pausas são a reposição do fôlego perdido nas perdas, sejam elas de tempo, energia, dinheiro, esperanças, ilusões, confiança, fé, inspiração.

As pausas renovam e curam. O ritmo se reestabelece, as cores voltam, e com elas, a motivação para encarar o novo. Sim, porque o novo só chega após uma pausa. Porque uma emenda dificilmente se sustenta, porque um remendo será sempre a parte mais frágil de um todo. Porque é preciso romper para recomeçar, findar os ciclos, finalizar pendências, zerar o relógio e fechar a boca por alguns instantes. Deixar o silêncio formular as respostas que ainda não temos em palavras nem atitudes.

A pausa pode nos revelar tudo aquilo que uma agitação constante não conseguiu. A pausa é o coração e a mente dizendo obrigado. Você e eu precisamos.

Na pausa, nos perdemos e reencontramos sucessivas vezes.

E encontramos também o Divino no outro e também em nós.

Pausa não é adeus. É tchau, vou ali em outra sintonia encontrar comigo a sós e então volto com respostas e planos para o futuro.

Relacionado:

5 mulheres compartilham como foi o jejum de dez dias longe das mídias sociais

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
dinheiro
Por que é tão importante evitarmos dívidas na vida?
cura
Como Deus nos cura quando faz com que sejamos humildes

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *