fbpx

Aprenda com a fraqueza de 5 profetas que se tornaram em força

fraqueza

A maioria de nós cresceu ouvindo histórias dos profetas. Falavam-nos muito sobre seus pontos fortes e aprendemos a imitar seu bom exemplo. Aprender com seus pontos fortes é tão importante quanto lembrar-se de que cada um dos profetas tinha suas fraquezas e que podemos aprender com elas também. Aqui estão cinco profetas e suas fraquezas que os tornaram fortes.

1. Néfi: Ceder à tentação

Em 2 Néfi 4:17-18, Néfi lamenta: “Minha alma se angustia por causa de minhas iniquidades. Estou cercado por causa das tentações e pecados que tão facilmente me envolvem!” Embora nunca tenha mencionado contra quais pecados específicos lutou, Néfi confirma diversas vezes neste capítulo que lutava contra fraquezas: “E por que eu cederia ao pecado por causa de minha carne? Sim, por que sucumbiria a tentações…” (2 Néfi 4:27) e “Desperta, minha alma! Não te deixes abater pelo pecado(…), e não dês mais lugar ao inimigo de minha alma” (2 Néfi 4:28).

O que podemos aprender com isso? Apesar de Néfi ter lutado contra seus pecados, isso nunca o impediu de ser obediente de todas as maneiras que pôde. Ele permitiu que sua fraqueza o lembrasse de seu dever e da importância de obedecer aos mandamentos do Senhor (1 Néfi 3:7).

2. Moisés: Falar em público

Moisés tinha uma fraqueza também. Não era um grande palestrante — e sabia bem disso. Enquanto conversava com o Senhor, em Êxodo 4, Moisés expressou sua preocupação de que não “[era um] homem que bem [falava], nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que falaste ao teu servo” mas “porque [era] pesado de boca, e pesado de língua” (Êxodo 4:10). Não foi uma fraqueza que ele superou milagrosamente.

Por duas vezes tentou convencer o Senhor a chamar outra pessoa, então Deus sugeriu seu irmão, Aarão. Moisés não deixou o orgulho ou a vergonha detê-lo. Disse “a Aarão todas as palavras do Senhor, que o enviara” (Êxodo 4:28) e juntos trabalharam para libertar os filhos de Israel.

Assim como Moisés, não temos que superar todas as nossas fraquezas por conta própria. Deus abençoou-nos com familiares, amigos, líderes da Igreja e até mesmo de Seu filho, Jesus Cristo, para que tenhamos a ajuda que precisamos para nos tornarmos santos.

3. Pedro: O temor

Até mesmo Pedro, que se tornou o líder da Igreja após a ascensão de Cristo, tinha muitos pontos fracos. Na verdade, ao ler os quatro evangelhos, muitas vezes parece que Cristo corrigia a Pedro mais do que a qualquer outro apóstolo. Creio que o motivo pelo qual ele foi repreendido muitas vezes tenha sido por causa do medo. Quando Pedro andou sobre as águas, foi medo que o fez afundar (Mateus 14:30), e quando Cristo estava sendo “julgado”, o medo fez com que negasse Cristo três vezes (Mateus 26:69-75). O Senhor usou até mesmo esta fraqueza para tornar Pedro um discípulo mais forte.

Utilizando o poder capacitador de Jesus Cristo, Pedro fez do momento mais sombrio um aprendizado e superou a fraqueza que o havia assolado por tanto tempo. Isso é comprovado quando reagiu a uma situação registrada em Atos 4 e 5. Nesses capítulos, Pedro estava pregando ao povo, quando foi preso. Na prisão foi ordenado que cessasse a pregação sobre Jesus Cristo. Então, estava diante da mesma situação que havia enfrentado (em Mateus 26), mas desta vez não temeu. Pedro continuou a pregar e foi preso novamente. “Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome?” Pedro respondeu dizendo: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Ele não mais temia por causa de sua firme fé na esperança de Cristo.

4. Brigham Young: A Ira

Antes de começar a pensar que só os profetas das escrituras tinham fraquezas, vamos ver alguns profetas modernos. O Presidente Brigham Young, o “leão do Senhor”, lutou contra a ira. Ele mesmo admitiu que uma de suas fraquezas mais perceptíveis era seu temperamento: “Digo-lhes que não há um homem sequer nesta casa que tenha um temperamento mais incontrolável e obstinado do que eu.”

Mesmo com seus escorregões, o Presidente Young sempre trabalhou para se tornar um mestre no autocontrole, principalmente nesta área. Ele escreveu “(…) não há um homem no mundo que não possa vencer a ira, caso se esforce sinceramente para fazê-lo. (…) orem a fim de receber força para vencê-la. (…) [se] seus joelhos não quiserem dobrar-se, diga-lhes: ‘Joelhos, dobrem-se’. Façam com que se dobrem e assim permaneçam até terem o Espírito do Senhor.”

5. George Albert Smith: Saúde Mental

O Presidente George Albert Smith sofria de ansiedade e depressão grave. Seus netos relataram que às vezes simplesmente ele não conseguia se recompor e permanecia na cama por vários dias. Em 1909, enquanto servia como presidente da Igreja, sua depressão e ansiedade tornaram-se tão intensas que a maior parte do ano ficava acamado ou fora de Salt Lake para se recuperar.

O Presidente Smith, em meio a todo seu sofrimento, disse ao Senhor que “[se seu] trabalho estivesse terminado e [Deus] estivesse prestes a chamá-lo para casa, estaria pronto para ir, mas se houvesse mais trabalho a ser executado por [ele], gostaria de ficar bem”. Foi a primeira vez que o Presidente Smith verdadeiramente deixou a decisão à vontade do Senhor, sim, até mesmo sua vida. Após esse momento, o Presidente Smith começou a melhorar drasticamente. Embora ainda lutasse com sentimentos de inadequação e uma enorme carga de trabalho, já não sentia tanto os efeitos da depressão, e foi um prazer trabalhar porque o Senhor deu-lhe forças.

Não importa quais são as suas fraquezas

Nenhum destes homens seria tão inspirador se não encontrassem maneiras de superar a fraqueza que cada um deles tinha. Como disse o Senhor: “E dou a fraqueza aos homens (…) e caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles (Éter 12:27).

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

Algumas semelhanças entre Joseph F. Smith e Harry Potter

| Para refletir
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
amor verdadeiro
Terapeuta SUD fala sobre o que é amor verdadeiro
país
Saiba mais sobre cada país onde foram anunciados novos templos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *