Muitos de nós conseguem mencionar todos os detalhes sobre personagens de ficção, como Harry Potter, mas quase não sabemos nada sobre alguns dos homens que já lideraram e orientaram a Igreja. Na verdade, aposto que você não sabia que o sexto profeta, o presidente Joseph F. Smith tem muitas coisas em comum com Harry Potter.

1. Seus pais morreram quando ainda eram jovenzinhos

Joseph F.

Harry ficou órfão com um ano de idade. Voldemort matou os pais dele. Como Harry, Joseph F. Smith também ficou órfão muito cedo. Seu pai, Hyrum Smith, foi martirizado com seu irmão, Joseph. Isto deixou Joseph F. sem pai aos seis anos de idade! Sua mãe, agora viúva, teve que criá-lo sozinha. Após a morte do marido, Mary Fielding Smith ficou muito doente. No ano de 1852, ela também faleceu, deixando Joseph órfão aos treze anos.

Como Lily Potter, Mary sacrificou muito para o filho antes de falecer. Ela cruzou as planícies para o Vale do Lago Salgado com pouquíssima força. No entanto, ela não desistiu por causa de sua grande fé. Não é de se admirar que seu filho cresceu e tornou-se um dos presidentes da Igreja pela qual ela e o marido sacrificaram a vida.

Joseph F.

2. Eles foram criados pela tia.

Joseph F.

Não sei se Mercy Fielding Thompson tinha o pescoço comprido e os dentes de cavalo como a Petúnia Dursley. Mas sei que ela, ao contrário dos Dursley, amava sua irmã seu sobrinho. Após a morte de Hyrum, a tia de Joseph F., Mercy, fez o melhor para ajudar a irmã a enfrentar aquele momento difícil. Ela ajudou-a quando chegou ao Vale do Lago Salgado e quando a irmã dela morreu, passou a cuidar de Joseph F. e o educou pelo restante da infância.

joseph F.

3. Eles foram escolhidos para ser importantes

Como Harry, Joseph F. estava destinado a ser alguém importante desde a tenra idade. Quando os filhos de Joseph Smith se corromperam, Joseph F. sendo o filho de seu irmão amado, automaticamente tinha um preço espiritual. As pessoas sabiam que ele seria um grande líder, por causa do valor do seu legado.

Contudo, isso não quer dizer que ele foi profeta porque era filho de Hyrum Smith. É correto afirmar que seu legado teve muito a ver com o homem exemplar em que se tornou. Por causa de suas características maravilhosas, foi escolhido por Deus para liderar a Igreja.

4. Seus pais deixaram amigos que se tornaram seus mentores

Joseph F.

Brigham Young, George A. Smith e Heber C. Kimball conheciam Hyrum Smith. Após seu falecimento, eles tiveram uma influência duradoura sobre seu filho. Ensinaram-lhe muitos princípios como integridade e o amor pela verdade. Joseph F. até declarou que amava a estes homens, tanto quanto amava seu pai.

Joseph F.

5. Eles foram grandes professores e líderes

Em 1866, o jovem Joseph F. foi chamado e ordenado como apóstolo com a idade de 28 anos. As pessoas escreveram que ele teve uma influência duradoura sobre todos. Ele ensinou: “Vocês abraçaram o evangelho por si mesmos, então vão e cumpram o seu dever por completo, não em metades ou em parte, mas todo”. Ele falou com extremo poder e autoridade. Wilford Woodruff declarou que ele falava com o mesmo vigor e influência que seu tio Joseph e seu pai, Hyrum, tinham.

6. Eles sentiram uma forte necessidade de proteger seus entes queridos

Joseph F.

Como apóstolo, Joseph F. passou longos períodos de tempo longe de sua família cumprindo designações. Ele sentia saudade de sua família durante esses tempos e sobre eles ele escreveu no diário certa noite: “Há um forte vento soprando do leste que, em um clima mais frio, seria invernal e rigoroso. Ele está soprando de modo suave ou delicado sobre meus entes queridos? Eles são sentindo calor ou frio? … Eles estão com fome ou alimentados? Estão no meio de amigos ou inimigos, em agonia ou em paz? Sossegai!”

Joseph f.

7. Foi pedido a eles que fizessem coisas difíceis quando eram bem jovens

Joseph F.

Joseph F. não só levou a junta de bois da família para Salt Lake aos nove anos de idade, mas também se tornou o homem da casa quando lá chegou. Ele trabalhava arduamente, economizava dinheiro e pagava o dízimo. Em abril de 1854 foi chamado a servir como missionário em Honolulu, Havaí, com 15 anos de idade! Ele respondeu a esse chamado com alegria.

Enquanto isso, ele presidiu a Igreja em três ilhas diferentes, também em uma idade jovem. Já mencionamos que ele se tornou apóstolo aos 28. E tudo isto foi depois de ficar órfão de pai e mãe e viajar através das planícies para o Vale do Lago Salgado enquanto jovem.

 

8. Eles receberam o dom das línguas

Joseph F.

Quando Joseph foi enviado para servir missão em Honolulu, encontrou-se em uma terra estrangeira onde ninguém falava inglês. Ele vivenciou a mesma frustração pela qual todos os missionários passam quando são chamados servir em outro país com um idioma diferente. Mas por meio de jejum, oração e da fé no dom das línguas, ele aprendeu muito bem o idioma. Em pouco tempo, ele falava o idioma tão bem como o inglês.

Harry falava língua de cobra.

Joseph F.

9. Eles eram poderosos em palavras e ações.

Joseph F.

É preciso muita dedicação para se tornar um bom orador. Mas é preciso ainda mais dedicação para se tornar um bom orador praticar o que prega. Joseph F. tinha ambas as capacidades. E ele também influenciava as pessoas. Ele incentivou os membros da Igreja a ter fé inabalável e mostrá-la em casa e no trabalho. Pregava com veemência o ensinamento de Cristo de amar os inimigos. E sua família prestava testemunho de que ele vivia cada um desses ensinamentos. Por causa disso, as pessoas amavam-no e respeitavam-no antes e depois de seu chamado como profeta.

Joseph F.

Então da próxima vez que pegar um livro de Harry Potter para lê-lo pela enésima vez, pense sobre Joseph F. Smith. Pode ser que pensar nele tenha uma influência duradoura sobre você.

Fonte: Mormonhub

Relacionado:

Verdades do evangelho que Dumbledore da série Harry Potter ensinou