fbpx

Como Jesus Cristo pode ajudar na cura de um vício?

vencer o vício, cura

Os vícios são a causa da morte de milhões de pessoas no mundo todos os anos. Tabaco, álcool, drogas, medicamentos, compras excessivas e muitos outros elementos são utilizados sem controle pelas pessoas na busca de prazer imediato, fuga da realidade ou como uma maneira de lidar com medos e desafios.

As consequências do abuso dessas substâncias ou de atitudes prejudiciais afetam não só quem o pratica, mas também aqueles que estão ao seu redor, trazendo tristeza, desentendimentos e outros conflitos.

Definição de vício

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vício é uma doença – com impactos físicos e psicoemocionais – que pode ter origem genética, mas que, na maioria das vezes, é de origem comportamental.

O vício é caracterizado pela perda de controle, seja pelo uso de alguma substância ou pela compulsão em agir de certa maneira, e pode ser encontrado em pessoas de diferentes classes socias, com diferentes configurações familiares.

Como vencer um vício?

Assim como vencer outras doenças, se curar de um vício é necessário um tratamento acompanhado de um especialista acompanhado de hábitos saudáveis, boa alimentação e outros cuidados com a saúde física e emocional.

Compartilhamos a seguir como Jesus Cristo e Seu evangelho podem auxiliar no processo de cura de um vício, mas alertamos sobre a importância de buscar ajuda profissional em todos os casos.

Por meio da Expiação

Segundo Alma 7:11, quando Cristo realizar Seu Grande Sacrifício por todos os filhos de Deus, além de sentir o pesar por todos os nossos pecados e pagar por cada um deles, Ele também sentiu todos os sentimentos que viríamos a ter nesta vida.

Tristeza, desespero, angústia, ansiedade e muitos outros fizeram parte daquele momento de nosso Salvador, com o objetivo de Ele entender perfeitamente o que nós passamos nessa vida.

Por Ele entender como nos sentimentos, Ele pode nos ajudar como nenhuma outra pessoa. E por meio de Sua Expiação, podemos encontrar cura, paz, consolo, ajuda e força.

Ele está de braços abertos para nos ajudar a vencer o vício, pois ele já sentiu exatamente tudo o que estamos sentindo agora. Ele pode nos dar forças quando estivermos fracos demais, nos dar energias para quando não conseguirmos continuar e Ele pode curar as feridas causadas pelo vício.

12 passos – programa da Igreja de Jesus Cristo

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem um Programa de Recuperação de Dependência que pode ajudar você a alcançar o consolo e conforto oferecidos pelo sacrifício de Cristo.

Esse programa apresenta diversas ferramentas tanto para dependentes quanto para familiares. Nele, você pode encontrar os grupos presenciais mais perto de você e os disponíveis online. Esses grupos podem ser para diferentes tipos de vício ou gerais.

O programa também apresenta um guia com 12 passos para a recuperação que foram baseados nos 12 passos usados pelo programa Alcoholics Anonymous World Services Inc. (Alcoólicos Anônimos). Estes passos são:

1º – Honestidade: admitir que você, por si mesmo, é incapaz de vencer sua dependência e que perdeu o controle sobre sua vida.

2° – Esperança: vir a crer que o poder de Deus pode restaurá-lo à completa saúde espiritual.

3° – Confiança em Deus: Decidir entregar sua vontade e sua vida aos cuidados de Deus, o Pai Eterno, e Seu Filho, Jesus Cristo.

4° – Verdade: fazer um minucioso e destemido inventário moral de si mesmo.

5° – Confissão: admitir a si mesmo, a seu Pai Celestial, em nome de Jesus Cristo, à devida autoridade do sacerdócio e a outra pessoa a natureza exata de suas falhas.

vencer o vício

6° – Mudança de coração: prontificar-se inteiramente a deixar que Deus elimine todas as suas fraquezas de caráter.

7° – Humildade: rogar humildemente ao Pai Celestial que elimine suas imperfeições.

8° – Buscar o perdão: fazer uma relação de todas as pessoas que você prejudicou e dispor-se a reparar os danos a elas causados.

9° – Restituição e reconciliação: sempre que possível, fazer reparações diretas às pessoas que você prejudicou.

10° – Responsabilidade diária: continuar fazendo o inventário pessoal e, quando estiver errado, admiti-lo prontamente.

11° – Revelação pessoal: procurar, por meio de oração e meditação, conhecer a vontade do Senhor e ter forças para cumprir essa vontade.

12° – Serviço: tendo experimentado um despertar espiritual, graças à Expiação de Jesus Cristo, compartilhar essa mensagem com outros e colocar esses princípios em prática em tudo o que fizer.

Cada um desses passos traz o vídeo com o testemunho de pessoas que venceram diferentes tipos de vício. Esses testemunhos podem fortalecer você a ajudar nesse caminho que não é fácil, as é possivel.

Dê o primeiro passo

Todo o caminho começa com o primeiro passo e na luta contra qualquer tipo de vício não é diferente. Lembre-se de que você nunca esteve sozinho, mas a decisão para ser curado é sua.

A partir do momento em que você decidir vencer o seu vício e tomar todas as medidas que estiverem ao seu alcance, o Senhor fará a parte Dele. Grave as palavras em Lucas em seu coração: “Porque para Deus nada será impossível”.

“O poder transformador do Senhor é suficiente para mudar-lhes o coração, transformar-lhes a vida e purificar-lhes a alma. Mas é preciso dar o primeiro passo, que é humilhar-se diante de Deus e reconhecer que somente Nele vocês podem ser libertados.” M. Russell Ballard.

Veja também: O que a Bíblia diz: Como superar o vício da pornografia?

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *