Como a Igreja de Jesus Cristo está combatendo a desnutrição infantil
A irmã Jean B. Bingham, líder de uma das maiores organizações de mulheres do mundo, está nas Filipinas para ver como um programa piloto de nutrição patrocinado pela Igreja está funcionando em uma congregação de Santos dos Últimos Dias na comunidade de Catarman, localizada na província de Samar do Norte.
“Visitar as famílias que faziam parte do programa de nutrição foi incrível”, disse a irmã Bingham durante as visitas ministradas às casas dos membros na segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020. “Quando lhes foi dito pela primeira vez que os seus filhos não estavam recebendo o alimento adequado, deve ter sido um choque. E mesmo assim eles pensaram, ‘vou fazer tudo o que puder para ajudar o meu filho’. Eles fizeram todos os esforços para manter o controle do que estão comendo e para fornecer a nutrição apropriada.”
A desnutrição continua a ser uma ameaça em Catarman, apesar de a cidade agrícola crescer e fornecer coco, arroz, abacá, milho, arroz e legumes para outras partes do país.
Programa de nutrição piloto
O programa-piloto de nutrição da Igreja nas Filipinas é um esforço líderado pela presidência de área para ajudar a combater o crescimento atrofiado e outros efeitos nocivos da má nutrição de crianças, desde os recém-nascidos até 60 meses de idade. Um comitê de nutrição foi formado na estaca para administrar o programa. Os líderes locais da Igreja locais também buscaram assistência de unidades do governo local e especialistas em saúde rural para fornecer treinamento nutricional.
“Uma das coisas que eu notei é que o programa que foi feito aqui não foi algo que foi enviado da sede [da Igreja]”, revelou a irmã Bingham. “Na verdade, os líderes sentaram-se e aconselharam-se juntos. Eles criaram um programa maravilhoso que foi realmente benéfico para os membros aqui. Aquele sentimento de parceria e amor ao próximo, foi maravilhoso.”
Os Serviços de Caridade SUD, o braço humanitário da Igreja, forneceu as balanças e outros equipamentos para medir adequadamente o peso e a altura das crianças para a triagem obrigatória.
A primeira triagem na congregação ocorreu em março de 2019. Existem atualmente mais de 100 crianças de 5 anos ou mais jovens matriculadas no programa de nutrição.
Armados com balanças, gráficos de alimentação e uma ou duas receitas, irmãos e irmãs ministradores na Estaca Filipinas Catarman visitam casas frequentemente para compartilhar não só o evangelho de Jesus Cristo, mas também para medir o progresso das crianças que participam do programa piloto de nutrição da estaca.
“Havia pais que tinham educação formal, pais que tinham renda suficiente, e ainda assim seus filhos tinham o mesmo tipo de desafio”, disse a irmã Bingham. Ela, então, retransmitiu o choque de um jovem bispo que soube que seu filho está subnutrido. “Então, na verdade, [desnutrição] pode atacar em qualquer lugar.”
Sustentabilidade a longo prazo
Franco Batiles, um jovem pai de três filhos menores de cinco anos, compartilhou que estar no programa de nutrição o ajudou a entender a importância de cuidar de sua família, especialmente no fornecimento das necessidades nutricionais de seus filhos. Com amplo espaço em seu quintal, ele se tornou mais diligente em cultivar frutas e legumes para sua família.
“Esta não é apenas a única área onde [desnutrição] é um desafio”, explicou irmã Bingham. “Uma vez que conseguirmos descobrir como resolver este problema aqui, podemos replicá-lo em qualquer área do mundo que tenha esse mesmo desafio. Estou muito entusiasmada com o futuro das crianças da Igreja quando isto avançar.”
Fonte: Newsroom
Pres. da Primária se reúne com líderes da comunidade para a prevenção do abuso infantil