fbpx

9 Coisas que Eu Gostaria de Ter Conhecido Antes da Missão

professora visitante

Por Morgan Jones

Você tomou a decisão de servir uma missão de tempo integral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e independente de onde está fazendo sua preparação missionária, você provavelmente não tem ideia do que esperar.

Claro, você já ouviu inúmeras histórias de missão dos outros, mas como será sua missão e o que você deve saber antes de ir?

Se estivermos sendo honestos, nada pode preparar alguém para a experiência de servir uma missão. Ainda assim, isso não nos impede de tentar. Aqui estão nove coisas que as pessoas que serviram missões disseram que gostariam de ter conhecido de antemão:

1. Eu gostaria de ter conhecido que a experiência missionária de todos não é a mesma.

Existem 406 missões em todo o mundo e cada missão enfrenta desafios diferentes. Tudo, desde as roupas que você deve embalar para quantas aulas você vai ensinar cada semana irá variar de acordo com a sua missão.

Pode ser sábio falar com alguém que tenha servido na sua respectiva missão para descobrir o que você deve esperar. No entanto, é importante lembrar que mesmo dentro de uma mesma missão, a sua experiência pode variar muito da de outra pessoa. Você pode ensinar milhares de lições e batizar semanalmente ou você pode raramente ter a oportunidade de ensinar e voltar para casa sem um único batismo.

Não compare sua missão com as missões dos outros. Lembre-se, o seu sucesso não é determinado por números, mas em vez disso, deve basear-se na condição de um coração: o seu.

2. Eu gostaria de ter conhecido a importância de me preparar cedo.

Preparar-se para uma missão pode começar tão cedo quanto o ensino fundamental com um negócio de cortar o gramado dos vizinhos. Os pais podem ajudar seus filhos a começar cedo no planejamento financeiro para as suas missões, abrindo um fundo de missão como aqueles disponíveis através de Deseret First Credit Union. Mesmo que a criança não escolhe servir numa missão, aprender a economizar dinheiro nunca é uma má ideia.

Outros preparativos úteis envolvem aprender a falar com pessoas de diferentes origens, praticarem segurança de bicicleta, obter uma carteira de motorista (este é um problema real) e frequentar o seminário. Por último, os adolescentes podem querer aproveitar a oportunidade para praticar o “desligamento” da tecnologia e mídia social. Caso contrário serão longos 18 meses ou dois anos.

3. Eu gostaria de ter conhecido que é preciso tempo para descobrir como ser você mesmo e um missionário ao mesmo tempo, e isso é certo.

Há um período de transição para todos os missionários onde ainda estão tentando descobrir como ser um missionário ao mesmo tempo mantendo sua personalidade. Sim, o Senhor o chamou para os seus pontos fortes e fracos específicos, mas você também acorda todas as manhãs e coloca uma plaqueta com o seu nome. Isso requer encontrar um equilíbrio delicado. Seja paciente com você mesmo enquanto você tentar descobrir onde esse equilíbrio se encontra.

Se você inicialmente se sentir como um robô missionário, não se assuste. Seja obediente. Você acabará encontrando maneiras de trabalhar sua personalidade no trabalho. Pode acontecer ao jogar “achou” com uma menininha que lembra sua irmã mais nova ou quando você decidir deixar uma surpresa na porta de uma velhinha solitária de sua ala. Ser um missionário se tornará divertido.

Você vai achar que você realmente tem que perder a sua vida, a fim de encontrá-la.

Missão, quando servida corretamente com todo “o coração, poder, mente e força”, permite que você se encontre. Seu melhor eu verdadeiro. Fazendo uma missão medíocre ou enquanto se concentra no que é deixado para trás você nunca vai permitir se tornar o que Deus espera que você se torne.

Você pode voltar para casa e descobrir que você não sabe como ser você mesmo sem também ser um missionário. Isso é bom também.

4. Eu gostaria de ter conhecido que a minha missão iria me testar, não só emocionalmente, mas também fisicamente e espiritualmente. Eu gostaria de ter conhecido que eu não poderia fazê-la sozinho.

Missões são difíceis, e pode ser o segredo mais bem guardado na Igreja. Por uma boa razão, os missionários voltam para casa e falam sobre todas as melhores partes de ser um missionário.

As memórias de noites frias e inúmeras rejeições são muitas vezes ofuscadas pelas memórias de abraços das pessoas que você deixa em seus corações e vidas. Mas a verdade é que as missões são muito difíceis e talvez devêssemos falar mais sobre isso.

É difícil estar a milhares de quilômetros de distância das pessoas que você ama, é difícil ter portas batidas em seu rosto ou ter suas crenças caçoadas. A boa notícia é que a saudade de casa, eventualmente, fica melhor e, como qualquer doença, ela só tem que executar o seu curso.

Quanto à rejeição, no final de sua missão, você pode achar que ao invés de sentir raiva quando alguém tenta atacar suas crenças, você está cheio de gratidão pela oportunidade de “conhecer” si mesmo. Este conhecimento é o resultado de inúmeras rejeições.

Estas experiências irão ajudá-lo a conhecer o Pai Celestial e o Salvador de uma maneira muito íntima. Eles se tornarão seus melhores amigos e você vai descobrir que, felizmente, você não tem que fazê-lo sozinho.

5. Eu gostaria de ter conhecido que iria aprender as lições e a língua.

Mesmo depois de ouvir este conselho, você vai ensinar a sua primeira lição no CTM e você provavelmente vai chorar depois. Você provavelmente vai chorar após muitas lições, mas em algum momento haverá um interruptor, e você vai perceber que você sabe as lições ou você conhece a língua. Você provavelmente não será capaz de identificar naquele momento, mas isso vai acontecer então não se estresse.

6. Eu gostaria de ter conhecido que a obtenção de um bom treino matinal requer um pouco de planejamento e criatividade.

Acordar às 06h30min da manhã para 30 minutos de exercício não garante que você não ganhará peso, mas é importante.

Algumas missões permitem que os seus missionários façam vídeos de treino, enquanto outros não. É importante planejar circunstâncias menos ideais. Você pode ter que se exercitar num pequeno canto de seu apartamento. Venha preparado. Exercícios feitos em casa e levar uma corda de pular ou pesos de mão.

Dê a si mesmo algumas opções, então seja diligente no seu exercício. Se você fizer isso, você pode comer as tortilhas no jantar com confiança.

7. Eu gostaria de ter conhecido que as memórias desaparecem com o tempo

Você pode pensar no momento que você nunca vai esquecer os nomes das famílias que você está ensinando. Você tem certeza que nunca esquecerá os detalhes dos pequenos milagres que você presenciou, mas o tempo tem um jeito engraçado de fazer você esquecer mesmo as coisas mais importantes. Tire fotos, muitas delas. Anote os nomes e endereços. Mantenha um diário. Descreva a forma como as coisas parecem e como você se sente em várias situações. Mantenha uma lista das canções que te inspiram. Você ficará feliz que fez.

8. Eu gostaria de ter conhecido que uma missão é uma experiência a ser compartilhada

Sua missão não é apenas para você e não é apenas para as pessoas que você vai ensinar. A missão é para ser compartilhada com as pessoas que você ama. Suas experiências podem abençoar a vida de sua família e amigos em casa, mas isso só é possível através de suas cartas e e-mails.

Leve o seu tempo de e-mail a cada semana a sério. Pense no que você irá compartilhar durante a semana. Faça anotações em sua agenda das coisas que você deseja compartilhar. Pode até ser útil chegar a um tema para cada e-mail. Você nunca vai se arrepender de convidar sua família para vir com você em sua missão através de suas cartas.

missionárias

9. Eu gostaria de ter conhecido que a minha experiência na missão seria exatamente o que eu precisava.

Tudo sobre a sua missão será o que você precisa. Isto pode soar clichê, mas é verdade. Você pode estar nervoso sobre uma infinidade de coisas, mas tudo estará bem. Você terá os companheiros que você deveria ter. Você vai ir para onde você está destinado a ir. Seu presidente de missão, os membros das alas e ramos, onde você serve as pessoas que quebram seu coração e as pessoas que deixaram você entrarem, tudo será exatamente o que você precisa.

Sua missão não será pura felicidade. Vai ser difícil. Como uma sister sênior disse uma vez: “Você tem dias em que está tão quente e outros dias em que está tão frio, mas há elevações e você irá subi-las.” Essas elevações não só irá levá-lo através de sua missão, mas você vai continuar a subi-las mesmo depois de chegar em casa. Essas elevações são a provas do amor do Pai Celestial por você e seu apreço pelo seu serviço.

Haverá momentos em que parece que sua missão nunca vai acabar. Mas chegará um dia em que você se afunda em seu assento num avião. Você vai começar a refletir sobre os últimos 18-24 meses de sua vida. Será como uma apresentação de slides que passa na sua mente, cheio de rostos e memórias preciosas. Você vai descer de um avião e será saudado pelos rostos das pessoas que você escreveu todas as semanas. Você vai entrar no carro e vai sentir como se você nunca saiu.

Isso é o que uma missão é. É uma experiência surreal e de mudança de vida fugaz. Lembre-se, mesmo se você fez isso através de todo este artigo, nada pode prepará-lo para uma missão. Você não tem ideia do que está por vir. Você vai descobrir quando for, e ficará bem. Sua vida e as vidas daqueles que você conhecer mudará para melhor.

 

Artigo original em Deseretnews.com. Traduzido por Hannah Dias.

| Missão
Publicado por: Hannah Dias
Sou formada em Ciências Biológicas, gosto de passar meu tempo livre com minha família e amigos. E sou apaixonada por livros, filmes e séries. Principalmente os de gênero de ficção científica e fantasia.
Judaísmo Dá Motivos Para Chamar o Sabbath “Prazeroso”
5 Razões pelas quais os Mórmons São Obcecados Com Mídia Social

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *