fbpx

E minha fé me curou: Como Deus me guiou em meu caminho para a cura do câncer

Imagine que você tem três filhas adolescentes e cuida delas sozinha em um outro país que não é onde você nasceu; e que inesperadamente, você descobre que está com uma doença devastadora.

Situação difícil, certo?

E como você se sentiria? Você buscaria ajuda ou tentaria aguentar tudo sozinha? Qual seria o seu primeiro passo?

Certamente, você precisaria fazer escolhas com consequências nada fáceis e ter muita fé para continuar a lutar. E foi exatamente isso que Luciana Carvalho fez.

Vamos conhecer a história dela?

“Costumo dizer que os pensamentos ruins vem pra todo mundo. Não importa sua nacionalidade, seus gostos pessoais ou mesmo sua personalidade, eles estão sempre nos rodeando.

Relacionamento com o Salvador

Desde criança, sempre tive uma intimidade com nosso Salvador muito grande. Era algo até um pouco exagerado. 

Lembro-me que já com 7 anos de idade eu amava falar com Deus enquanto olhava as estrelas, e é algo que faço até hoje. Com o tempo, pude entender o motivo deste amor e intimidade com Deus: minha descendência abraâmica.

Através de minha benção patriarcal, de meu relacionamento com nosso Pai Celestial e de uma dessas madrugadas em conversa com Ele, ouvi os céus me dizer que eu deveria fazer exames médicos de rotina. Principalmente exame de fezes, algo que ficou muito forte em minha mente.

Logo no dia seguinte fui fazer esses exames e para minha surpresa, descobri um câncer no intestino.

Conto ou não conto?

Quando você recebe esse tipo de notícia de um médico, o dia mais azul com o céu mais lindo se torna cinza e escuro, e nada tem mais cor. As preocupações e um medo muito grande começam a tomar conta de você, e foi exatamente isso que aconteceu comigo.

Eu só pensava nas minhas 3 filhas – as gêmeas Valentina e Verônica de 11 anos e Victória de 17 – sozinhas, sem ninguém para cuidar delas. Sempre fui eu que cuidei delas, nunca nos separamos, e por isso pensei imediatamente o que seria delas sem mim. 

No mesmo instante que esses pensamentos e preocupações invadiram minha mente, lembrei que quem havia me pedido para fazer os exames foi Deus. Comecei a me sentir mais segura, ao mesmo tempo que iniciei uma guerra interior: conto ou não conto para minhas filhas sobre esta doença?

Eu não queria que elas sofressem e até consegui esconder por um curto espaço de tempo, mas eu tinha tantos tipos de sentimentos diferentes que foi difícil esconder a angústia e a tristeza que sentia.

Tomei a decisão de falar com minhas filhas quando meu bispo compartilhou comigo que a mãe dele teve câncer enquanto ele servia uma missão de tempo integral. Depois disso, tive coragem de falar com as minhas filhas.

Minha cirurgia aconteceria em breve, e fiquei sem escolha. Decidi contar o que estava acontecendo, e para minha surpresa, elas já sabiam pois tinham me escutado falar com o médico pelo telefone. 

Foi um grande alívio! Percebi como Deus estava preparando tudo e pude enxergar o que Ele fez por mim naqueles dias angustiantes. E nitidamente, vi Sua mão em todas as coisas. 

Também pode ser interessante: Como o câncer de sua esposa ajudou este homem a melhorar seu casamento

Amigos e anjos

Me preocupava em não ter com quem deixar minha filhas e Deus preparou um amigo, o irmão Nate Keller e sua família, para cuidar delas durante minha ausência. Ele as levava todos os dias na escola, dava almoço e jantar, levava para brincar, ensinava o evangelho e muitos outros ensinamentos da vida. 

Com isso, minhas filhas nem sentiram que eu estava no hospital evitando o sofrimento delas. Nunca esquecerei o que esse homem de coração puro e bondoso fez ao remanejar sua agenda para cuidar das minhas filhas.

Deus também mandou irmãs e irmãos para cuidar de mim, assim como em 1 Reis 17, Deus mandou o corvo sustentar Elias, Ele fez comigo. Enquanto minhas filhas estavam sendo cuidadas, Deus mandou irmãs cuidarem de mim com alimentos, carinho, orações e amor.

Em nenhum momento me senti sozinha e desamparada enquanto o nosso querido e bondoso Pai Celestial mandava estar amigas que deixavam seus compromissos para estar comigo.

Não sabia como eu iria conseguir cuidar de mim mesma e o Pai Celestial também preparou amigos para cuidar de mim, era como se Ele tivesse mandado anjos para me ajudar.

O Senhor preparou o caminho

Pude sentir o poder de Deus a cada minuto em minha vida!

Além dessas preocupações, meu médico ainda não sabia que tipo de câncer eu tinha. Ele só descobriria depois da operação se era um tumor que poderia se espalhar pelo corpo e ser mais agressivo.

Enquanto eu estava com meus olhos fixos em Jesus, eu tinha a certeza, dentro de mim, que não seria este tipo de câncer, e o que me dava mais certeza disso era que sempre lembrava que foi Deus que me falou para fazer aqueles exames.

Fui para o hospital com minha melhor amiga (esposa do meu primeiro bispo aqui em Utah) como minha acompanhante. Minhas filhas ficaram bem e a cirurgia foi um sucesso!

Mas o inimigo está sempre trabalhando

Entretanto, logo depois da operação, ali no quarto do hospital, um bombardeio de pensamentos negativos começaram a ser derramados sobre mim.

O inimigo sabe que as minhas filhas são a minha maior preocupação, e por isso rapidamente começou a colocar dúvidas na minha cabeça, principalmente de que elas estavam dando muito trabalho para as pessoas que cuidavam delas, que eu iria morrer rapidamente, que o câncer iria se espalhar e que minhas meninas não teriam ninguém com quem ficar depois que eu morresse.

Esses pensamentos só se dissiparam depois que decidi ler umas das minhas passagens favoritas da Bíblia, em Mateus 24:22-36, quando Pedro anda sobre as águas junto com o Salvador e afunda após desviar sua atenção do Mestre para a tempestade.

Percebi que era a mesma coisa que estava acontecendo comigo. Eu estava andando sobre as águas, olhando para o nosso Salvador com certeza, mas quando eu deixei esses pensamentos entrarem em minha mente, deixei a dúvida entrar a certeza sair.

Trocar a dúvida pela fé

Precisei ficar mais 3 dias no hospital, pois por conta desses pensamentos terríveis tive complicações respiratórias e muita falta de ar. Mesmo que minha cirurgia tinha sido um grande sucesso, fiz mais exames de pulmão e coração, e não tinha nada errado. Eram somente as consequências destas dúvidas que me causaram tudo isso.

Fui abençoada com um cirurgião que falava português e um grande homem de Deus! Ele me disse para exercer fé para estes pensamentos saírem e a certeza entrou novamente em meu coração. Na mesma hora, entendi o poder da fé e como ela pode substituir a dúvida pela certeza.

Recebi o resultado de minha biópsia, de que não tinha mais câncer! E que o tipo de tumor não era aquele que se espalha. Testifico que quando a dúvida vier podemos removê-las de nossos pensamentos com pensamentos de certeza e isso é um exercício diário em nossas vidas. 

Todos nós temos dúvidas, mas podemos trocar pela certeza que vem por meio de nossa fé.”

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *