Por que as anotações são tão importantes no estudo das escrituras
O estudo das escrituras é uma oportunidade de recebermos revelação pessoal, para nossos chamados e para nossa família. Muitas vezes, em um momento de estudo das escrituras, sentimos algo especial que podemos deixar passar ou nos esquecermos, caso não anotemos isso. Além disso, nossas anotações podem servir de ajuda para nossos filhos e nossa posteridade. Quais pontos além desses, poderíamos mencionar como incentivo para mostrar o porquê ter anotações no estudo das escrituras é tão importante?
1) Nossas anotações são lembranças sempre presentes.
Quando estamos estudando as escrituras, podemos sentir algo especial, podemos receber revelação para nós mesmos individualmente, para aqueles a quem lideramos ou para nossa família. No entanto, com o turbilhão de informações que a nós vem diariamente, esses sentimentos podem ser facilmente esquecidos. Por outro lado, quando anotamos as impressões que temos, o que aprendemos e/ou o que sentimos, poderemos reler e relembrar aquela experiência. As lembranças estarão sempre presentes.
2) Pessoas poderão ser fortalecidas, graças a nossas anotações.
Com frequência, apreciamos ler anotações dos presidentes da Igreja e outros líderes. Muitas dessas anotações foram feitas em diários e são frutos de seus sentimentos ao estudarem as escrituras. Assim como nós nos fortalecemos e nos beneficiamos de anotações já feitas, outros poderão se beneficiar de nossas anotações. Nossos filhos, por exemplo, poderão ler e pensar como era nossa vida, o que aprendemos, o que fazíamos etc. Nossas anotações poderão ser respostas à oração de alguém, já pensou nisso?
3) Nossas anotações, nossa história.
As anotações que mantemos, falam muito sobre nós e sobre nossa história de um modo geral. Toda história que conhecemos dos pioneiros, por exemplo, seria desconhecida se eles não a tivessem escrito. Talvez naquela época, eles não considerassem tão importante escrever, mas mesmo assim, o fizeram. De forma análoga, somos nós atualmente – podemos considerar que não é tão importante, mas ainda assim, precisamos fazer.
O Presidente Spencer W. Kimball., no artigo “The Angels May Quote from It” (New Era, outubro de 1975) alertou-nos a respeito de ignorar a importância dos acontecimentos da vida ao pensar ser “monótona” no ponto de vista da posteridade:
“As pessoas costumam usar a desculpa de que nada de interessante acontece na vida delas ou de que ninguém se interessaria pelo que fizeram. Mas prometo-lhes que se mantiverem diários e registros, certamente serão fonte de grande inspiração para sua família, seus filhos, seus netos e assim por diante, por várias gerações” (“President Kimball Speaks Out on Personal Journals”, New Era, dezembro de 1980, p. 27).
Em resumo…
A dica é: tenha sempre um caderno ou bloco de anotações ao lado, durante seu estudo das escrituras. O ideal é manter seu diário pessoal por perto. Assim fazendo, assim que tivermos algum sentimento, aprendermos algo novo ou termos um testemunho poderemos escrever. Se você prefere o formato digital, crie um diário online ou tenha um bloco de notas somente para registrar o que aprendeu com o estudo das escrituras.
Compartilhe conosco se você mantém um registro do seu estudo diário das escrituras.