fbpx

Paulo era um apóstolo ordenado de Jesus Cristo?

Para responder essa pergunta apropriadamente temos que relembrar a escolha dos primeiros apóstolos, sua função e também a necessidade de novos homens serem chamados.

Quando Jesus Cristo estava na Terra, durante seu ministério no Velho Mundo, escolheu Doze discipulos e os ordenou como apóstolos. O termo apóstolo significa “enviado”. Jesus lhes dissera:

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda” (João 15:16)

Veja, portanto, que Jesus pessoalmente escolheu seus apóstolos originais, e os nomeou. Eles acompanharam Jesus, o conheceram e receberam o encargo:

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:15-16)

Quando Judas traiu Jesus, ele foi excluído do Quórum dos Doze Apóstolos, e uma vaga foi aberta. Por isso, uma das primeiras coisas que Pedro fez, como Presidente da Igreja após a acensão do Senhor, foi a de chamar um novo apóstolo. Lucas relata:

“E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos, disse (ora, a multidão reunida era de quase cento e vinte pessoas): (…)

É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,

Começando desde o batismo de João até o dia em que dentre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.

E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.

E orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor do coração de todos, mostra qual destes dois escolheste,

Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.

E lançaram-lhes sortes, e caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos. (Atos 1:15, 21-26)”

Veja, portanto, que a intenção de Pedro e dos outros apóstolos era completar o Quórum dos Doze, devido a vacância surgida. Pedro diz que “dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, Começando desde o batismo de João até o dia em que dentre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.”

Aparentemente um dos requisitos apontados por Pedro era que o discípulo tivesse acompanhado o ministério mortal do Salvador e fosse “testemunha da ressurreição”. Ainda que isso tenha sido verdade naquela ocasião, o requisito essencial não é ter convivido com Cristo durante seu ministério mortal – mas ter a capacidade de andar com Ele (ainda que , de conhecê-lo e de ser testemunha – assim como Pedro e os demais – da ressurreição. Além dessas qualificações, o homem precisa ser chamado por Deus – e é por isso que Pedro orou para saber quem Deus já previamente tinha escolhido.

No caso de Paulo ele é claramente um apóstolo ordenando de Jesus Cristo. Existem muitas evidências disso. A mais óbvia é que o livro de “Atos dos Apóstolos” passa grande parte falando sobre Paulo e seus atos, e o próprio Paulo se identifica como apóstolos em muitas passagens. Ele claramente afirma isso:

“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus, (…) Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as nações por causa do seu nome” (Romanos 1:1, 5)

Assim, Paulo foi chamado para compor o Quórum dos Doze Apóstolos quando alguma vaga surgiu. Sabemos que devido a perseguição intensa vários apóstolos foram assassinados – e como a intenção da Igreja era crescer, era necessário que novos apóstolos fossem chamados para ocupar as vagas deixadas.

Paulo diz que apóstolos são fundamentais na Igreja de Cristo. Ele disse que a Igreja é edificada sobre o fundamento de apóstolos e profetas, com Jesus como principal pedra de esquina (Efésios 2:20).

Paulo explica também:

“Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;
Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,
O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas (Efésios 3:3-5)”

Essa passagem deixa claro que Paulo recebeu sua “compreensão do ministério de Cristo”  por revelação do “Espírito Santo”.

Paulo era um dos mais novos membros do Quórum dos Doze. Ele disse: “eu sou o menor dos apóstolos”. Disse também, com humildade, que não se sentia “digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus”. Contudo, ele era um membro do Quórum dos Doze e pela graça de Deus realizará uma grande obra entre judeus e gentios (1 Coríntios 15:9-10).

Assim, é evidente que Paulo era um apóstolo de Jesus Cristo, chamado “pela vontade de Deus”(1 Coríntios  1:1).

Além de Paulo outros devem ter sido chamados ao apostolado. Vemos que um deles foi “Tiago, irmão do Senhor” (Gálatas 1:19). Talvez Lucas também tenha sido chamado também.

| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Confira o site oficial da visita do Presidente Russell M. Nelson no...
Como o naufrágio de Paulo se aplica a nossas vidas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *