fbpx

Como Paulo entendia a Fé?

O conhecimento

A fé é um elemento essencial da vida reta frequentemente enfatizado nos escritos de Paulo. A importância da fé em Jesus Cristo também foi discutida repetidamente por profetas modernos, incluindo Joseph Smith, que a declarou como um dos princípios fundamentais do evangelho (Regras de Fé 1:4).

Sem fé, não seríamos capazes de acessar plenamente a graça salvadora de Jesus Cristo ou colher todas as recompensas da vida eterna que Ele nos oferece.

Fiel à sua forma, as antigas discussões de Paulo sobre a fé têm significados mais profundos e ricos do que podem ser prontamente traduzidos para o inglês.

A palavra “fé”, como aparece na versão do Rei Jaime do Novo Testamento, é uma tradução da palavra grega “pistis”, que é melhor compreendida em termos do relacionamento antigo de patrono-cliente do mundo antigo – assim como a graça.

Brent J. Schmidt observou que em todo o mundo greco-romano, “pistis” significava “conhecer e entender o patrono e desenvolver um relacionamento baseado em fidelidade [a esse patrono] que idealmente resultava em um relacionamento vitalício”.

Como tal, muitas instâncias de “pistis” no Novo Testamento podem ser traduzidas de maneira mais precisa como “lealdade” ou “fidelidade”, refletindo melhor essa compreensão de relacionamento.

Essa visão também foi refletida em muitas atitudes greco-romanas em relação às relações humanas com seus deuses, vendo os deuses como patronos que forjariam relacionamentos com os mortais, muitas vezes para seu próprio bem.

Para Paulo e outros Apóstolos e autores do Novo Testamento, a fé também se referia à nossa relação com o Pai Celestial, o único Deus verdadeiro.

De acordo com Schmidt, “o discípulo cliente entende que Deus é o patrono, mostra fidelidade a ele e desenvolve um relacionamento com ele”.

Esse relacionamento é mutuamente benéfico, pois Deus deseja um relacionamento mais próximo conosco e é continuamente fiel em relação às Suas promessas, assim como somos fiéis e leais a Ele.

Esse relacionamento é formado à medida que fazemos convênios bilaterais com Deus, que são em última instância para nosso benefício, pois “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (1 Coríntios 1:9; cf. 1 Tessalonicenses 5:24).

Assim como Deus é fiel aos seus acordos de convênio, Ele espera que todos aqueles que vêm a Ele compartilhem essa fidelidade para com Ele, aceitando “nenhuma lealdade dividida. Os discípulos devem ser fiéis apenas a Deus, o Pai e a mais ninguém”.

Este comando de ser fiel apenas a Deus foi expresso de maneira clara e inequívoca tanto por Paulo quanto por Jesus:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (Mateus 6:24; cf. 1 Timóteo 6:9–10).

Todas as preocupações deste mundo, incluindo dinheiro e riquezas, não devem nos separar do Senhor, se esperamos manter um relacionamento fiel com Ele e receber as bênçãos que Ele nos prometeu.

Porque a lealdade é exigida para um discipulado adequado, a fé nunca pode ser reduzida a apenas uma crença passiva no Senhor; ela requer ação constante para demonstrar nossa lealdade e amizade com Deus.

Assim, Paulo disse aos filipenses que eles devem estar “num mesmo espírito, com o mesmo ânimo combatendo juntamente pela fé do evangelho” (Filipenses 1:27).

Paulo também ensinou em Romanos 9:30 que “os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, porém a ajustiça que é pela fé,” ou fidelidade aos seus convênios feitos inicialmente no batismo. Essa lealdade é discutida e demonstrada com profundidade em Hebreus 11.

Após declarar que ” a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem”, o autor de Hebreus lista várias pessoas que demonstraram sua lealdade ao Senhor através da realização e cumprimento de convênios com Ele (Hebreus 11:1).

Incluídos nessa lista estão indivíduos justos como Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó e Moisés, assim como inúmeros outros que “tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito” (Hebreus 11:26).

Por causa dessa lealdade, eles tinham certeza de que o Senhor os conduziria a “uma melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11:16).

O porquê

Para Paulo, a fé em Cristo ia além de uma crença passiva. Ela refletia um compromisso profundo que era centralizado na ação.

De acordo com Schmidt, “a obediência era a resposta apropriada para a ‘pistis’ relacional que caracterizava os relacionamentos centrados em Cristo, de patrono-cliente, como explicado na epístola de Paulo aos Romanos”.

Embora teólogos posteriores tenham declarado a fé como uma crença abstrata, passiva ou mística que não exigia nenhuma ação de nossa parte, a compreensão da fé seria restaurada por meio de Joseph Smith no Livro de Mórmon e em outros ensinamentos e revelações inspirados dados por profetas modernos.

Similarmente a Hebreus 11, Morôni ensina no Livro de Mórmon que:

“Todos os que creem em Deus podem, com segurança, esperar por um mundo melhor, sim, até mesmo um lugar à mão direita de Deus, esperança essa que vem pela fé e é uma âncora para a alma dos homens, tornando-os seguros e constantes, sempre abundantes em boas obras, sendo levados a glorificar a Deus” (Éter 12:4).

Lealdade e fidelidade em convênios permitiram que indivíduos justos no Livro de Mórmon se encontrassem com o Salvador ressuscitado, se libertassem de correntes, fossem batizados com fogo e o Espírito Santo, e ascendessem à presença de Deus.

A fé é “o princípio de ação e de poder” que deve ser exercido em tudo o que fazemos. No final das contas, nos é dito que “a salvação é o efeito da fé e que, sem fé, é impossível agradar a Deus”.

Ao mesmo tempo, Deus declarou que “esta é minha obra e minha glória: trazer a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39).

Assim, à medida que continuamos a exercer fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação, então podemos descansar assegurados de que Deus sempre será fiel a nós.

Através de nossa lealdade e amizade, podemos entrar novamente em Sua presença e desfrutar de relacionamentos eternos com Ele e todos os fiéis (D&C 76:53).

Fonte: Book Of Mormon Central

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *