fbpx

O jeito certo de estudar as escrituras

milagres

“Descobri uma maneira de estudar as escrituras que abre a revelação para mim”, disse a boa irmã que estava dando a aula. “Eu começo com uma oração sincera. Depois leio um discurso de conferência. Com essa preparação, eu estudo as escrituras. Depois faço outra oração.” Os alunos ficaram ali, sentados e em reverência.

Então uma onda de inferioridade espiritual nos tomou. Às vezes, alguns de nós estão tão cansados quando vamos para a cama que deixamos o Livro de Mórmon na mesa de cabeceira cair aberto para ver se alguns anjos saltam com mensagens.

Não estamos estudando as escrituras do jeito que a amada irmã faz. Sentimo-nos como fracassos espirituais.

Eu penso em uma amiga que mora no estado de Arkansas chamada Sharon. Ela tem problemas significativos de aprendizagem e comunicação. No entanto, ela é tão sincera e doce como qualquer um que conhecemos. Dedica a vida ao cuidado de sua família e seu lar.

Quando ela tenta ler as escrituras, ela tem dificuldade em entendê-las. No entanto, ela se senta com eles, tenta ler, e ela sente Deus com ela.

Eu penso em uma amiga do Alabama chamada Ethel. Ela lutou para cuidar dos filhos. Vivendo em projetos habitacionais, os filhos estavam expostos a drogas. Todos ficaram viciados. Então, Ethel criou os netos quando os filhos lidavam com seus vícios. Agora na casa dos 80 anos, ela está criando seus bisnetos. Ela não lê bem. Sua vida é oprimido com manter as crianças alimentadas e vestidas. Todos os dias ela trabalha do amanhecer ao pôr do sol fazendo o que pode para sua família. Ela não estuda as escrituras da mesma maneira que a nossa outra amiga estuda.

A maioria de nós não tem desculpas dramáticas. Podemos ler bem. Temos uma vida confortável. Podemos encontrar tempo. O estudo das escrituras só fica lotado pela vida.

Talvez devêssemos estudar as escrituras como nossa amiga consciente as estuda.

Talvez. Talvez não. No processo de criação de padrões, às vezes consideramos a ação sem avaliar os frutos. Queremos corresponder a um padrão de desempenho espiritual e deixar de considerar o nosso objetivo.

Considere os escribas e fariseu estereotipados: eles podem ter conhecido a lei judaica de trás para frente. Mas esse conhecimento não mudou a vida deles. Jesus os repreendeu dizendo:

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas!  (…) Condutores cegos! que coais o mosquito e engolis o camelo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e iniquidade”. (Mateus 23:23-25)

Podemos nos tornar bons estudiosos do evangelho, mas ainda sermos pobres discípulos. Deixe-me parafrasear o conselho de Jesus:

Com certeza. Devemos estudar as escrituras, mas não pela razão que você pensa. Acha que a vida eterna está nas escrituras. Não está?. Cristo é a vida eterna. Que O sigamos e vivamos mais como Ele. (João 5:39-40)

É assim que devemos estudar as escrituras. Nós os estudamos para aprender Sua mente e coração. Nós as estudamos para encontrar o que está errado em nossa vida. Nós as estudamos para aprender como Ele deseja que ajamos, amemos, confiemos sirvamos e arrependamo-nos. Estudamos as escrituras para que possamos nos tornar melhores discípulos.

Assim, há muitas maneiras de estudar as escrituras: Por tópico. De capa a capa. Rápido. Lento. Cada um de nós deve encontrar essa maneira que é o melhor para nós. Mas ao invés de ler as escrituras para ticar um item de lista de verificação ou para impressionar os membros da ala, devemos ler as escrituras para conhecer Jesus e fortalecer o vínculo entre nós. Deveríamos estar buscando Seu conselho em nossa vida. Devemos experimentar as escrituras como um presente de um bom amigo para guiar-nos para a alegria.

Essa é a maneira correta de estudar as escrituras.

Fonte: LDSMag

Relacionado:

10 Dicas para Melhorar seu Estudo das Escrituras

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *