fbpx

10 Dicas para Melhorar seu Estudo das Escrituras

É quase meia-noite. Você lutando contra o sono, mas lembra-se de que é hora de estudar as escrituras. Agora você está lendo o livro de 2 Néfi, nos capítulos de Isaías. Depois de não entender nada em alguns versículos sobre manteiga, mel e um tal de rei Uzias, você cai em um merecido sono profundo.

Soa familiar? Já passei por muitas noites durante as quais meu estudo das escrituras foi mais ou menos assim. Estava quase terminando os capítulos de Isaías em 2 Néfi. Digamos que estava um passo de bater palmas de alegria quando eu li que era o desejo dele escrever de modo claro nos próximos capítulos.

Se você for como eu e sente que não aproveita muito o estudo das escrituras em alguns dias, talvez seja hora de repensar como você as estuda. Felizmente temos aplicativos, ferramentas e técnicas ao nosso alcance para melhorar o estudo. Comece com estas dicas:

  1. Acompanhar com um Manual do Instituto.

Se você fechar as escrituras e avaliar: “Entendi uns 10% do que acabei de ler”, então os manuais do Instituto foram feitos para você. Eles estão disponíveis gratuitamente no aplicativo Biblioteca do Evangelho. Depois de ler um capítulo, procure no manual do Instituto quais versículos do capítulo são destacados e explicados mais a fundo.

Fazer esta mudança melhorou muito meu estudo das escrituras. Vai melhorar o seu também. Nem sei quantas vezes voltei e marquei escrituras que à primeira vista eu não tinha percebido, mas que ganharam mais significado depois de estudá-la no manual do Instituto. Até comprei um manual do Instituto, porque prefiro fazer meu estudo das escrituras com papel e lápis.

  1. Comprometer-se a Fazer o Estudo Todos os Dias Depois de uma Tarefa Específica.

Você coloca seus filhos para dormir todos os dias às 19:00? Ou come uma tigela de cereais toda manhã. Qualquer que seja a tarefa que faça parte de sua rotina, adicione o estudo das escrituras logo depois.

Isto é algo que aprendi com meu bispo. A receita dele era: “Depois que eu [insira algo que você já faz todos os dias], vou [insira a meta de estudo das escrituras]”. Mesmo se sua meta seja abrir as escrituras e ler um versículo, pelo menos você fará isso em um horário específico todos os dias. Isso vai ajudá-lo a melhorar como você encara o estudo das escrituras.

  1. Estudar os Discursos de Conferência Geral

Principalmente os do capítulo que você está lendo. Existem vários recursos e aplicativos com citações de discursos de conferência. Ajuda muito no estudo das escrituras. Vai melhorar muito o entendimento. Nesses aplicativos consta um banco de dados dos discursos da conferência geral organizados por capítulos das escrituras. Está lendo em Mateus? Abra o índice de citações no capítulo em que você está estudando e veja o que o Élder Holland tem a dizer sobre isso. Esta prática eleva alguns patamares do seu estudo das escrituras, além de aprofundar e melhorar seu aprendizado do evangelho.

escrituras

  1. Tornar-se um Usuário Experiente do Aplicativo Biblioteca do Evangelho.

A maioria de nós tem o aplicativo baixado, mas muito poucos estão logados, maram as escrituras e fazem anotações de acordo com os sussurros. O Aplicativo Biblioteca do Evangelho integra-se perfeitamente por computadores e dispositivos móveis. E o melhor é que você tem o Livro de Mórmon, a Bíblia e as outras escrituras. Sem contar as revistas da Igreja, todos os manuais e vários outros recursos. As anotações que você fizer ficarão facilmente acessíveis para a próxima vez que você for discursar. Fazer marcações e anotações promove o estudo ativo, assim você não termina a leitura com a música daquele filme que viu outro dia na cabeça.

  1. Melhorar o Acompanhamento Seguindo com um Gráfico de Leitura das Escrituras.

Você pode estar colorindo uma lista com capítulos individuais ou em uma tabela impressa, ou verificando os capítulos que lê por um aplicativo, mas sempre há uma sensação de realização para os aprendizes visuais que conseguem enxergar cada capítulo vencido. Um dos meus sites favoritos para esta melhorar o acompanhamento da leitura é o Scripture Charts, que controla o progresso em vários livros de escrituras ou manuais e livros SUD. Funciona também no celular.

  1. Fazer Anotações.

Todos sabemos que escrever impressões melhora muito o estudo das escrituras, mas o que dizer de anotar enquanto lemos? Se você daqueles que anota tudo durante a conferência ou na escola, então é provável que fazer anotações específicas de diferentes versículos pode afetar bastante seu estudo.

Existem muitas ferramentas disponíveis para melhorar o estudo, inclusive um caderno de anotações na interface dos recursos online da Igreja. O blog Mormon Lifehacker também recomenda usar o Evernote e outras ferramentas gratuitas que podem ter recursos adicionais em comparação com o caderno de anotações das ferramentas SUD. Se você usa um caderno digital ou físico, não há dúvida de que ele pode realçar e elevar seu estudo das escrituras.

  1. Fixar um prazo.

Eu sou o tipo de pessoa que só cumpre metas se eu as definir com uma data em mente. Se minha meta é “ler as escrituras”, eu provavelmente não farei muito progresso. Mas se eu quiser “terminar o Livro de Mórmon até o final de 2017”, aí falamos minha língua. Precisamos verificar se a meta é atingível planejando quantos capítulos precisamos ler para não ficar sobrecarregados. O site de Ferramentas das Escrituras SUD é muito simples e informa quantos capítulos você precisa ler diariamente para cumprir seu prazo. Nota de rodapé: Ao traçar essas metas, certifique-se de recompensar-se ao atingi-las.

  1. Decorar Alguns Versículos

Lembra-se de quando passávamos horas decorando as escrituras de domínio do Seminário? Não? Bem, agora é sua chance. Decorar versículos significativos pode dar a eles outro significado. Eles não ficarão apenas marcados nas escrituras, mas também acessíveis na sua mente sempre que você precisar deles. Faça uma lista de “versículos especiais” que são seus favoritos e que fazem você ficar animado sobre o evangelho. Escolha alguns desta lista e decore um versículo por mês (ou toda semana, se você for ousado). Sua relação com as escrituras vai melhorar significativamente.

  1. Ouvir as escrituras.

Se você ouve podcasts ou audiolivros, por que não adicionar as escrituras à sua lista? Ouvir as escrituras pode fortalecer muito você. Quer você acompanhe palavra por palavra ou ouça indo para o trabalho, ouvir outra pessoa ler as escrituras em voz alta pode melhorar a oportunidade de ter ideias e sugestões diferentes.

A melhor maneira de acessar as escrituras em áudio é pelo LDS.org, ou pelo aplicativo Biblioteca do Evangelho. Você também pode baixar os arquivos de áudio em seu telefone para ouvir onde estiver e não é necessário usar seus dados móveis de telefone celular.

  1. Adicionar Versículos à sua Rotina Diária.

Além de melhorar seu compromisso com o horário de estudo, você também pode adicionar pequenas oportunidades para estudar as escrituras. Existem várias contas de mídias sociais que você pode seguir que publicam escrituras inspiradoras em sua timeline. Uma opção popular nos EUA é @LDSdailyscripture no Instagram, além das contas de mídias sociais da Igreja.

Separar tempo extra para ler e refletir pode fazer uma grande diferença no conteúdo de mídia social que você vê. Outra opção é instalar um widget chamado A scripture a day para celulares Android, que exibe uma escritura diariamente na tela inicial do seu telefone.

O estudo das escrituras não tem que ser metódico e maçante. Existem muitas maneiras de torná-lo pessoal, significativo e a melhor parte do seu dia. Quais são suas ideias favoritas para melhorar o estudo das escrituras? Compartilhe conosco nos comentários!

Escrito por Alysa Kleinmman e traduzido por Luciana Fiallo.

Fonte: millennialmorms.com

 

| Inspiração
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
houston
Rededicado o templo de Houston, que foi atingido pela enchente em 2017
Filhos de um Divórcio: A Perspectiva de Esperança do Evangelho

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *