3 melhores perguntas do evento cara a cara Guatemala
Cara a Cara Guatemala
O evento cara a cara foi criado pela Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Funciona como uma mutual e é direcionada ao público que tem entre 12 e 18 anos de idade.
Em cada evento, um membro do quórum dos doze apóstolos ouve as perguntas dos jovens que podem ser enviadas via twitter ou facebook. É uma transmissão on line em tempo real.
O evento realizado na Guatemala dia 10 de dezembro de 2016, tem valor histórico porque foi o primeiro (esperamos que de muitos) realizado fora dos Estados Unidos. Os jovens do Brasil foram encorajados a participarem e também enviaram suas perguntas.
Élder Christofferson que é fluente em espanhol estava acompanhado por sua esposa. Ele proporcionou um banquete espiritual. Seu bom humor foi notado do ínicio ao fim. Ele brincou que os Estados Unidos está se convertendo cada vez mais em um país latino. Confira a seguir, as 3 melhores perguntas e respostas do evento cara a cara Guatemala:
1. Pergunta vinda do Brasil para o cara a cara Guatemala: Como é o processo de designar um missionário a uma missão?
Élder Christofferson – é interessante o processo que usamos para designar os missionários para suas missões. Todos sabem que é o presidente da igreja que os chama. Que chama cada missionário por carta a servir. É um membro do quórum dos doze apóstolos que designa a uma missão específica. Temos frequentemente uma designação de fazer essas designações.
Eu as faço, a mais ou menos, cada quatro ou cinco semanas. Cada vez existem mais ou menos 200-300 candidatos. Tenho um ajudante do departamento missionário ao meu lado, tenho na minha frente duas telas de computador. Em uma vejo a foto do missionário. Por favor, tirem uma boa foto (tom informal e risos). No outro computador alguns dados e informações a respeito de cada um, informações preenchidas pelo bispo e presidente de estaca. Em uma outra tela eu tenho a lista de todas as missões da igreja. São atualmente mais de 400.
Nesta situação, podemos sentir pelo espírito em qual missão a pessoa deve servir. As vezes vêm rápido a impressão do Espírito. Outras vezes temos que pensar um pouco, orar e meditar. Talvez voltar a ler outra vez alguns dos dados adicionais de seu chamado. Mas sempre vêm a inspiração do Espírito. Me alegra muito ter essa designação porque eu recebo um testemunho outra vez em cada oportunidade, um testemunho e o conhecimento de que o Pai Celestial conhece a cada um de nós. Ele nos conhece perfeitamente bem. Ele nos ama e está pronto e ansioso para abençoar-nos, todos e cada um. É para mim um testemunho do amor de Deus.
2. Apresentador do cara a cara Guatemala, dirigindo-se ao Élder Christofferson: Se sente um grande amor entre você e sua esposa. Como e de que maneira ela tem te ajudado?
Élder Christofferson – como ela têm me ajudado? Nós não temos suficiente tempo para que eu possa responder essa pergunta (risos). Ela é perfeita. É interessante, quando nos casamos, éramos muito jovens eu tinha 23 anos e ela 21. Eu não percebi que eu tinha me casado com um anjo. Eu sabia que a amava e que era uma pessoa muito especial. Mas de verdade eu não havia percebido o quão maravilhosa ela era.
Falando das coisas específicas que faz: me ama. Essa é uma das mais importantes. Uma outra coisa interessante é que ela é estudante das escrituras. Não estudamos sempre juntos, estudamos individualmente também. Ela estuda muito e às vezes me faz perguntas que são muito difíceis, que eu não sei responder, então eu preciso estudar mais também.
Ela me dá ânimo neste sentido e por seu bom exemplo. É maravilhoso ter ao meu lado uma conselheira com quem eu posso compartilhar, em quem eu posso confiar. Ela se preocupa por desenvolver sua própria espiritualidade. Não depende sempre de mim. Não está dizendo “meu marido é apóstolo e eu não tenho que fazer nada”.
Ela está ao meu lado, ela faz o trabalho. Ela faz o estudo, ela faz o esforço por desenvolver-se espiritualmente e progredir também. Muitas e muitas vezes ela me ajuda dessa forma. Eu agradeço muito seu amor, suas orações, seus conselhos, suas comidas (risos). É maravilhoso!
3.Carla no México compartilhou com o Élder Christofferson em cara a cara Guatemala: Descobri que alguns de meus amigos na escola são homossexuais. O que devo fazer a respeito? Não sei se devo me afastar deles porque não quero que pensem que os odeio por causa de sua orientação sexual, mas também sinto que deveria manter um pouco de distância. O que eu devo fazer?
Élder Christofferson – este é um tema muito delicado. Não sabemos muito sobre as causas, por assim dizer, de que alguém sinta atração por uma pessoa do mesmo sexo. Sabemos que em quase todos os casos, quase 100% não é uma coisa que eles tenham decidido sentir. Não é algo que tenham escolhido para si mesmos.
O profeta disse claramente que ter esse sentimento, ter essa atração não é pecado. Atuar sim, mas só ter a atração não. Porque como eu disse não é uma coisa que se escolhe. Sempre temos que permitir que por nossas ações, nossas palavras, possam perceber que os amamos. Que a identidade principal de cada pessoa é filho ou filha de Deus.
Não é homossexual, hetero sexual. É filho e filha de Deus, é o mais importante para cada um. Temos sempre que reconhecê-lo e tratar-nos uns aos outros dessa forma com este conhecimento. Nós devemos demonstrar respeito e amor. Acolher até onde seja possível e claro dentro da igreja. Devemos fazer todo o possível para acolher e incluir. Não existe lugar para brincadeiras. Não existe lugar para constranger aos outros.
Qualquer pessoa, seja com essa atração homossexual ou não, que cumpre com os mandamentos. Que recebe as ordenanças, o profeta disse que pode receber todas as bênçãos do evangelho. Seja agora ou no mundo vindouro. Podem ir ao templo, podem ter uma recomendação, podem servir na igreja. Podem ser professores, podem participar de todas as atividades e da vida no evangelho.
Façamos o possível para alentar, animar, receber e integrar aos demais. Para que saibam que têm conosco um lar, um lugar de segurança, um lugar de espírito, um lugar onde podem participar e desenvolver sua espiritualidade. Como eu disse, existe muito que até agora não sabemos mas sim sabemos que qualquer pessoa que deseje servir a Deus e cumprir com a Lei de Castidade, pode desfrutar do espírito e das bênçãos do Senhor.
Eu mesmo tenho um irmão que o está fazendo desta forma. Ele vai ao templo com frequência, serve como presidente da Escola Dominical da sua Ala. Ele serve aos demais, ele se dedica aos seus famíliares e aos outros membros da igreja. Ele é um bom exemplo. Ele não foi sempre assim, mas agora é um excelente exemplo. Eu acredito que o acolhimento da família e os desejos espirituais dele o levaram a este lugar, muito saudável e muito importante na igreja de Jesus Cristo.
O amor e manter os padrões da igreja sempre vão vencer no final.
Obervação: Essa não é uma tradução oficial da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a transmissão do evento foi feita originalmente em espanhol. Tradução e adaptação por Leilyanna da Penha.
Acompanhe a exibição do Élder Christofferson Cara Cara Guatemala pelo site: caraacara.lds.org (aqui)