fbpx

Quero voltar para a igreja, mas sinto medo. O que faço agora?

voltar para casa

Voltar para a igreja

Existem várias razões que podem levar uma pessoa a sair da igreja. Dúvidas sobre a doutrina. Desafeto com alguns membros. Ou apenas desmotivação de seguir em frente. Algumas vezes o testemunho ainda existe e está guardadinho dentro do coração. Parece que fica uma voz lá dentro da cabeça sempre dizendo: você precisa voltar para a igreja.

Voltar para Igreja nem sempre é fácil. O Senhor entende e conhece individualmente cada um dos seus filhos. Por conhecer e amar, Ele está disposto a ajudar a todos aqui na Terra. Não há preferidos ao Senhor, seu amor é incondicional e de acordo com o Presidente Thomas S. Monson:

“Esse amor nunca muda. (…) Está lá para vocês quando estiverem tristes ou felizes, desanimados ou esperançosos. O amor de Deus está lá para vocês, quer sintam que o mereçam ou não. Ele está sempre lá, simples assim”. [1]

O amor que o Senhor tem por seus filhos não muda. Entender que você é um amado filho de Deus independente da sua situação atual faz toda diferença para uma felicidade duradoura e verdadeira. Voltar para a igreja é o melhor caminho.

voltar para a igreja

Voltar para a igreja não é algo fácil mas você pode conseguir!

O medo e a dúvida

O sentimento do medo existe e é real. Ele pode vir por receio do julgamento das pessoas, por talvez não conseguir guardar todos os mandamentos com exatidão, existe também o medo de não ser compreendido.

Talvez a primeira coisa que você precise saber é que os membros ativos ficarão felizes com o seu regresso. Existem muitas coisas que precisam ser feitas na igreja e quanto mais pessoas estiverem ajudando é melhor. Um outro segredo é que os membros ativos sentem os mesmos medos que você.

É provável que algumas de suas dúvidas em relação aos tópicos e temas do evangelho também não tenham sido completamente respondidas. Seja paciente e não perca as bênçãos do evangelho por aquilo que você ainda não sabe. Continue estudando e as respostas virão.

Um dos princípios e método de ensino do Salvador é ensinar linha sobre linha, preceito sobre preceito. Talvez você tenha desistido quando estava muito próximo a receber sua resposta.

Nesse mundo, vivemos pela fé, e nessa Igreja também é necessário viver pela fé. O medo e a dúvida podem ser empecilhos para a atividade na Igreja. Em relação a isso, existe uma declaração pungente e animadora do Presidente Diter F. Uchtdorf:

“É natural ter dúvidas — a semente da dúvida sincera, com frequência, brota e amadurece até se tornar uma grande árvore de conhecimento. Há poucos membros da Igreja que, em uma ocasião ou outra, não se debateram com dúvidas sérias ou delicadas. Um dos propósitos da Igreja é nutrir e cultivar a semente da fé, mesmo que às vezes seja no solo arenoso da dúvida e da incerteza. A fé é a esperança nas coisas que não se veem mas que são verdadeiras.

Portanto, por favor, duvidem de suas dúvidas antes de duvidarem de sua fé. Jamais podemos permitir que a dúvida nos aprisione e nos impeça de receber o divino amor, a paz e as dádivas que vêm por meio da fé no Senhor Jesus Cristo.” [2]

Sem dúvida o Senhor Jesus Cristo quer curar seus maiores medos e responder às suas  perguntas, portanto Ele nos convida a vir a Ele.

O Mestre te chama

Voltar para Igreja pode ser um convite feito pelo bispo ou presidente de estaca. Talvez a presidente da Sociedade de socorro ou do quórum de élderes. Mas a verdade é que esse convite é feito pelo Mestre da Vida. Jesus Cristo convida todos a virem a Ele: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11:28-29)

Que promessa! Que convite! Não há um chamado mais amoroso e doce do que o do Mestre dos Mestres. Esse convite estará estendido durante toda a jornada mortal, pois para o Senhor toda alma é preciosa e valiosa. Volte!


Referências

[1] Thomas S. Monson, “Nunca Andamos Sozinhos”, A Liahona, novembro de 2013, p. 123, 124. (aqui)

[2] Conferência Geral de Outubro de 2013, “Venham, Junte-se a nós”. (aqui)

| Para refletir
Publicado por: Ronigledison Oliveira
Missionário retornado, adora a história da Igreja e suas doutrinas. Ama futebol e sair com os amigos.
David Archuleta
Veja a nova canção de Natal do David Archuleta em português
cara a cara guatemala
3 melhores perguntas do evento cara a cara Guatemala

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *