fbpx

Como nos preparar para as tempestades da vida

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”  – Salmos 30:5

Há alguns dias, estava conversando com uma amiga e durante a nossa conversa, desabafei dizendo que todos nós, temos dificuldades. Então, simplesmente ela respondeu: “Se não tiver dificuldade, não é a vida.” E bem, é realmente isso – se não tiver dificuldade, não é a vida.

A nossa vida mortal é marcada por desafios e dificuldades. Há muitas tempestades. Não há como escapar. As dificuldades virão para todos nós, em maior ou menor grau. Em momentos inesperados, de formas inesperadas, mas virão! Não há como evitar. Quando aceitamos o plano, sabíamos que viríamos aqui para sermos testados.

Em Abraão 3:25 lemos:

“E assim os provaremos para ver se farão todas as coisas que o Senhor seu Deus lhes ordenar.”

Mas como então, podemos passar pelos desafios da mortalidade e sermos vencedores? Como podemos nos preparar para as dificuldades da vida?

1)  Guardar os mandamentos.

Erroneamente, muitos são levados a acreditar que o fato de estarem guardando os mandamentos, é suficiente para livrá-los das dificuldades. No entanto, essa ideia é equivocada. Guardar os mandamentos não nos exclui da possibilidade de termos problemas, provações e dificuldades. A tempestade cai sobre todos nós, justos e injustos. Mas então, você deve estar se perguntando: se guardar os mandamentos, não irá me impedir de sofrer, por que devo continuar guardando-os? Essa é uma ótima pergunta! É fato que guardar os mandamentos, não nos blinda das dificuldades, no entanto, dá-nos uma armadura para enfrentar a tempestade que sem dúvida virá mais branda! Os problemas que nós enfrentamos se comparados com aqueles que não guardam os mandamentos, são bem menores! Já notou isso? E mesmo que sintamos que são pesados demais, encontramos força para continuar. Uma força que muitas vezes sequer nos damos conta de como conseguimos.

orei sobre a missão e a resposta foi não

2)  Orar

Sempre podemos orar, mas por vezes, nos esquecemos disso. Buscamos consolo no mundo e em coisas que não poderão nos trazer paz duradora. A oração, por outro lado, tem o poder de nos conectar com nosso Pai Celestial, nos fortalecer, ajudar e iluminar nossos caminhos. A oração é um presente maravilhoso de um Pai amoroso. Ele quer que nos acheguemos a Ele e busquemos por Sua ajuda.

3)  Estudar as escrituras

As escrituras é um dos caminhos, que o Senhor tem para responder nossos questionamentos e nos fortalecer.  Quando temos qualquer dificuldade, podemos recorrer às escrituras, elas podem nos ajudar, nos fortalecer, nos ensinar, nos admoestar, nos alegrar. As escrituras são preciosas e devemos tratá-las como tal.

Fotografia feita por Camila Soares Ribeiro

4)  Ir ao templo

Os templos são a casa do Senhor. Nos templos, podemos sentir mais plenamente Sua presença. É no templo, que Seu poder se manifesta de uma forma que não conseguimos explicar, somente sentir. Se uma tempestade vem em nossa direção, podemos nos desligar do mundo e nos conectar com nosso Pai Celestial em seu templo sagrado. Devemos fazer dos templos, algo presente e constante em nossas vidas.

5)  Esperar no Senhor

O Élder Hales, em um discurso da Conferência Geral de Outubro de 2011 ensinou[1]:

“(…) O propósito de nossa vida na Terra é crescer, desenvolver e fortalecer-nos por meio de nossas próprias experiências. Como fazemos isso? As escrituras dão-nos uma resposta em uma frase simples: esperamos no Senhor.”

Todos têm testes e provações. Esses desafios mortais permitem que nós e nosso Pai Celestial vejamos se vamos exercer nosso arbítrio para seguir Seu Filho. Ele já sabe, e nós temos a oportunidade de aprender que, não importa quão difíceis sejam as nossas circunstâncias, “todas essas coisas nos servirão de experiência e serão para o nosso bem” (D&C 122:7).

Será que isso significa que sempre compreenderemos nossos desafios? Acaso não teremos, todos nós, em algum momento, motivos para perguntar: ‘Ó Deus, onde estás?’ Quando o cônjuge morre, o companheiro questiona. Quando surgem dificuldades financeiras em uma família, o pai se pergunta. Quando os filhos se desviam do caminho, a mãe e o pai clamam angustiados. Sim, “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30:5). Então, nessa alvorada, com nossa fé e compreensão aumentadas, erguemo-nos e decidimos esperar no Senhor, dizendo: “Seja feita a tua vontade”.

O Élder Hales falou sobre o que significa esperar no Senhor, salientando que nas escrituras, a palavra esperar significa ter esperança, aguardar e confiar.

“A esperança e a confiança no Senhor exigem fé, paciência, humildade, mansidão, longanimidade, obediência aos mandamentos e perseverança até o fim”,  disse Élder Hales.

 Referências

[1] Esperar no Senhor: Seja Feita a Tua Vontade, Élder Hales, Conferência Geral de Outubro de 2011.

 

 

 

| Inspiração
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Novas fotos da construção do templo do Rio de Janeiro
4 coisas que você provavelmente não sabe sobre a agressão verbal

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *