fbpx

5 passos para eliminar a contenda da sua vida

Na Conferência Geral de abril de 2023, o Presidente Russell M. Nelson falou, sem rodeios, sobre a natureza maligna da disputa.

“Aqueles que promovem a contenda seguem exatamente as regras do jogo de Satanás, quer percebam ou não. “Ninguém pode servir a dois senhores.” Não podemos apoiar Satanás com nossos ataques verbais e achar que ainda assim podemos servir a Deus.”

Ele continuou: “A contenda é uma escolha. Ser um pacificador é uma escolha. Vocês têm o arbítrio para escolher a contenda ou a reconciliação. Eu os exorto a escolher serem pacificadores, hoje e sempre.”

É evidente que temos de evitar a discórdia e abraçar a paz. No entanto, no mundo tóxico de hoje, isso nem sempre é fácil. Como podemos seguir o conselho de um profeta para nos tornarmos pacificadores? Siga estes 5 passos para eliminar a contenda da sua vida

Ore para ver os outros sob uma nova perspectiva

Somos todos filhos de Deus. Por vezes, esquecemos de interiorizar esta verdade e reconhecemos quão profundamente ela deve guiar as nossas ações.

A presidente Rosemary M. Wixom ensinou: “a natureza divina inspira-nos o desejo de servir os outros. A natureza divina dentro de nós inflama nosso desejo de alcançar os outros e nos leva a agir.”

Se você luta para reconhecer a natureza divina nos outros, ore para vê-los da maneira que Deus vê. Isso pode parecer banal no início, mas quem você consideraria seu maior inimigo?

A pessoa que está completamente oposta a você em termos de crenças políticas, religiosas ou culturais? Você pode orar por eles? Você pode vê-los como filhos de Deus?

Ao orar com sinceridade, o Senhor pode revelar-lhe coisas sobre outra pessoa que irão abrandar o seu coração. A vossa paciência aumentará, assim como o vosso conhecimento de como lidar com situações difíceis.

Evite situações em que a contenda habita

sites da tecnologia

As condições de mortalidade significam que não podemos evitar completamente a contenda. Todos enfrentaremos momentos em que sentiremos raiva, mágoa ou amargura.

Ainda assim, o mundo oferece amplas oportunidades para discutir uns com os outros. Um dos mais difundidos e óbvios é a internet. Tire algum tempo e pondere sobre as situações que são mais propensas a levar à disputa em sua vida—há algo que você precisa cortar?

Existe alguém em sua vida que gosta de menosprezar ou degradar aqueles que se sentem diferentes do que eles? O pior de vocês aparece em comentários ou em um determinado site de mídia social?

Evite estas situações. Adminsitrar ou cortar relações que não são saudáveis ou prejudiciais. Abster-se de publicar ou responder. Afaste-se da toxicidade em sua vida e permita que o poder de cura de Cristo o purifique.

Torne-se um ouvinte ativo

Todos queremos ser vistos e ouvidos. Queremos nos conectar! Quando todos estão correndo para compartilhar opiniões e gritando o mais alto que podem, é fácil se desconectar. Você já se sentiu como se estivesse apenas gritando em um vazio?

Uma forma de combater esta guerra de opiniões e palavras é tornar-se um ouvinte ativo. Um ouvinte ativo é aquele que realmente se envolve com o que outra pessoa está dizendo. Eles não estão preocupados com o que vão dizer a seguir ou provar um ponto.

O objetivo é não só ouvir as palavras, mas também compreender o significado e a intenção por detrás delas.

Quando alguém se sente ouvido, é menos provável que fique chateado e mais provável que queira se envolver com seus pensamentos em troca. Ao ouvir, você também permite uma oportunidade de ver mais da divindade e do coração de alguém. Isto conduzirá a uma maior caridade.

Seja luz em vez de combater a escuridão

Em vez de se concentrar no combate à escuridão, concentre-se em ser luz. Aqui está um bom exemplo. Alguém publica algo online com o qual você discorda. Em vez de comentar o motivo pelo qual discorda, pode publicar a sua própria opinião de uma forma ponderada ou positiva.

Melhor ainda, você poderia postar sobre a verdade a partir dos recursos do evangelho, convidando outros a virem e aprenderem sobre Cristo. A escuridão tem uma maneira de te sugar.

É fácil começar algo com boas intenções e de repente se ver discutindo, julgando ou sendo alimentado por emoções intensas.

Mantenha-se dentro das diretrizes do discipulado, para dar a outra face, orar por seus inimigos e tentar mostrar caridade para todos. Adicionar esse tipo de luz ao mundo pode ter um impacto maior do que você imagina.

Pergunte: o que Jesus realmente faria?

Mas, você pode dizer, e aqueles que atacam a Igreja? E aqueles que podem estar atacando você? Você não deveria se defender? Você não deveria defender o que acredita?

Não há uma resposta para como cada pessoa deve reagir todas as vezes. Devemos nos perguntar: O que Jesus realmente faria? Precisamos ir a fundo e descobrir o que Ele está nos chamando a fazer pessoalmente como Seus discípulos.

Se formos humildes, Ele pode nos orientar na forma de lidar com qualquer situação que surja no nosso caminho. Ao aprendermos os seus ensinamentos, estaremos mais capacitados para sabermos ser verdadeiros pacificadores.

Que possamos lembrar das palavras do profeta:

“A mensagem do Salvador é clara: Seus verdadeiros discípulos edificam, elevam, incentivam, persuadem e inspiram; por mais difícil que seja a situação. Os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo são pacificadores.”

Fonte: LDS Daily

Veja também:

Presidente Nelson: Considere perdoar nesta Páscoa
A parábola do trigo e do joio na era das redes sociais
3 dicas do Élder Bednar para compartilhar bondade nas redes sociais

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *