fbpx

11 passos para um jejum significativo e poderoso

Em um devocional para o Ensign College, Elder Shayne M. Bowen, dos Setenta, compartilhou 6 princípios e 11 passos para termos um jejum poderoso e significativo:

Princípio 1: Um verdadeiro jejum exige mais do que ficar sem comer.

Em Isaías 58: 6-11 encontramos bênçãos específicas disponíveis para os filhos de Deus, se eles fizerem o jejum da maneira que Ele mostrou. O jejum deve convidar a Jesus Cristo a nos livrar das ligaduras da impiedade, desfazer as cordas de nosso jugo e libertar os oprimidos.

“Se uma pessoa jejua de maneira adequada e consistente, ela pode superar qualquer mau hábito, pecado ou vício que é um fardo em sua vida”, disse o Élder Bowen. “Existe alguém que não gostaria de ser libertado do jugo pessoal que está carregando? O jejum nos permite aproveitar esse poder de limpeza e purificação. ”

Princípio 2: Uma oferta de jejum generosa abençoa os outros.

Os versículos 7 e 10 da passagem acima mencionada ensinam um dos elementos mais básicos do jejum: cuidar dos pobres e necessitados através de uma oferta de jejum. Quando alguém abençoa os outros, Deus o abençoa.

Princípio 3: Seremos iluminados e teremos a companhia do Espírito Santo ao jejuar.

“Além do poder de vencer todos nossos pecados, o Senhor também promete luz, saúde e retidão em nossas vidas”, disse o Élder Bowen.

Princípio 4: O jejum permite que o espírito de um indivíduo subjugue “o homem natural”, convidando assim o Espírito Santo.

O jejum adequado requer disciplina e ajuda a superar o homem natural, disse o Élder Bowen.

O corpo humano nos permite experimentar uma vitória espiritual sobre o homem natural cada vez que jejuamos adequadamente.

Citando o Dr. Siegfried Hayden, do Departamento de Medicina Comunitária e Familiar da Universidade Duke, o Élder Bowen explicou que o corpo utiliza diferentes fontes de energia depois que uma pessoa começa a jejuar. Após 24 horas de jejum, o corpo se transforma em uma fonte de energia que produz corpos cetônicos, que têm a capacidade de reduzir o apetite.

“Após 24 horas de jejum sem comida ou bebida, o corpo – o homem natural – se submete ao espírito, ou ao homem espiritual”, disse o Élder Bowen. “Quando o homem espiritual é vitorioso, experimentamos maior sensibilidade ao Espírito Santo.”

Princípio 5: O jejum intensifica a oração.

“Somente nas escrituras, encontrei pelo menos 35 referências ao jejum”, disse ele. “Dezoito dessas, mais da metade, conectam o jejum à oração. O jejum adequado aumenta nossa capacidade de estudar, orar e ensinar. ”

Princípio 6: Prestar um testemunho faz parte de um jejum ideal.

O Élder Bowen compartilhou idéias do Presidente Henry B. Eyring , segundo conselheiro da Primeira Presidência, sobre como o jejum ajuda os santos dos últimos dias a manter seu convênio de prestar testemunho.

Aqueles que jejuam adequadamente não precisarão ser lembrados de como prestar testemunho adequadamente, caso se sintam que devem fazê-lo; eles estarão perto o suficiente do Espírito Santos para saber o que dizer.

O modelo rápido

Para incorporar os seis princípios em um jejum ideal, o Élder Bowen ofereceu um plano de 11 etapas para reivindicar as bênçãos do jejum:

  1. Ao planejar para cada jejum, medite sobre o propósito deles.
  2. Comece cada jejum com uma oração de joelhos. Compartilhe com Deus o propósito do jejum.
  3. Passe 24 horas sem comida ou bebida.
  4. Use a fome ou sede como um lembrete para orar novamente sobre o propósito do jejum.
  5. Expresse mais gratidão através da oração.
  6. Ofereça uma oferta de jejum generosa.
  7. Quando inspirado, preste um breve testemunho na reunião de jejum e testemunho.
  8. Concentre-se em uma reflexão reverente enquanto jejua.
  9. Estude as escrituras no período que seria usado para comer.
  10. Termine cada jejum com uma oração de joelhos.
  11. Comprometa-se a ser uma pessoa melhor e faça planos com Deus sobre como melhorar.

Fonte: Church News

Relacionado:

Presidente Nelson convida o mundo a fazer um segundo jejum | COVID-19

| Inspiração
Publicado por: Robson Lampert Severo
Robson L. Severo dirige os esforços da organização More Good Foundation nos países falantes de língua portuguesa. @robsonlsevero
Frases de Jesus
Jejum mundial na sexta-feira da Paixão une membros e líderes de...
Anjos no Coro: Como uma mulher se conectou com sua mãe durante a...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *