fbpx

Como fazer o estudo do Evangelho no lar dar certo [com GIFs]

A ênfase do ensino do evangelho no lar traz aos pais muitas lembranças de estudos em família que foram um desastre. Colocar as coisas em prática sempre é um desafio. Confira cinco dificuldades no estudo do evangelho no lar e as possíveis soluções.

 

Diferentes faixas etárias

Vamos ser sinceros, a maioria das famílias tem filhos com faixa etária totalmente diferentes.

Meu maior conselho é se preparar com antecedência.

Embora a oração e o estudo pessoal sejam a melhor maneira de os pais se prepararem, também precisamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para adquirir ferramentas de ensino que possam ser usadas durante o estudo. Algumas dessas ferramentas podem incluir vídeos curtos, páginas para colorir, atividades que chamam a atenção e o popular lanchinho.

 

Problemas de comunicação entre pais e filhos

Muitas crianças passam por etapas em que elas estão distantes e hesitantes em se abrir para os pais.

Uma solução para isso seria separar um tempo para fortalecer o relacionamento com cada filho individualmente (fora do estudo em família).

Certifique-se de ter tempo para perguntar sobre seus interesses, preocupações e sentimentos. Quando você compreender o que passa na mente e no coração de cada filho, os estudos em família serão mais fáceis e relevantes.

 

Quê?

O estudo do evangelho no lar pode parecer estranho para seus filhos se a sua família não estiver acostumada a sentar e conversar sobre assuntos espirituais com muita frequência. Como qualquer hábito, pode levar algum tempo para se acostumar.

No começo, esse tempo de estudo pode durar apenas dez minutos, mas tudo bem.

É importante que as crianças sintam que o estudo do evangelho é algo positivo e natural, e não algo forçado.

Então, se vocês estão apenas começando, faça algo direto ao ponto e edificante.

 

Suspiros entediados

Se abordarmos o estudo do evangelho no lar de maneira errada, ele pode ser recebido com suspiros entediados e reclamações das crianças.

Uma das melhores maneiras de superar esse obstáculo é colocar seus filhos no papel de professor.

Designá-los para dar parte da lição, ou toda ela, ajudará a torná-los muito mais compreensíveis quando estiverem novamente no papel de ouvintes.

Outra maneira de superar essa situação é simplesmente explicar o porquê dessa nova ênfase no estudo do lar. Use o discurso do Presidente Nelson na Conferência Geral de outubro de 2018.

 

Abordagem “escavadora”

Quando nós, pais, temos uma uma discussão perfeita sobre o evangelho em mente, somos tentados a fazer de tudo para que isso aconteça. Isso pode trazer resultados desastrosos.

Em vez de impor rigidamente tudo o que queremos que os filhos façam, devemos simplesmente “seguir o fluxo”.

As crianças podem ser inspiradas também, certo? Se você tiver uma aula sobre o uso de uma boa linguagem e uma das crianças começar a fazer perguntas sobre filmes ou sites inapropriados, então vá em frente! Mesmo que a sua “lista de pontos a abordar” termine com alguns itens vazios, se o Espírito Santo guiar sua família, você pode garantir que a “lista de pontos a abordar” do Senhor estará preenchida.

“Como pais, devemos ser os melhores professores do evangelho de nossos filhos e exemplos para eles — não o bispo, a Escola Dominical, os Rapazes ou as Moças, mas os pais. Sendo os melhores professores do evangelho, podemos ensinar-lhes a realidade da Expiação, da identidade deles e de seu destino divino e, fazendo isso, dar-lhes um alicerce seguro sobre o qual construir. Em última análise, o lar é o ambiente ideal para ensinar o evangelho de Jesus Cristo.” – Tad R. Callister

Fonte: ThirdHour

Relacionado:

Terapeuta responde: Como impedir que meus filhos me desobedeçam?

 

| Fortalecendo as Famílias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *