fbpx

Terapeuta responde: Como impedir que meus filhos me desobedeçam?

como criar filhos desobedientes

Pergunta: 

Meus filhos estão me deixando louco. Eles têm idades entre adolescente à recém-nascido, e na maior parte, nenhum deles me respeita. Eles esperam que eu tome conta de todas as suas necessidades, mas muitas vezes se recusam a fazer as tarefas, limpar o que sujam ou seguir instruções simples. Eles são muito rudes comigo e uns com outros, e nenhum dos meus castigos parecem estar funcionando. O que devo fazer?

Resposta:

Agradeço por me fazer essa pergunta. Os filhos desobedientes existem na mortalidade desde que Caim matou Abel, e até mesmo antes disso quando um terço dos filhos do Pai Celestial seguiram Lúcifer em rebelião aberta. É triste, frustrante e enlouquecedor para os pais que (como você) simplesmente desejam que os filhos façam o que é certo, façam a sua parte e cresçam felizes. Conheço sua dor e entendo você.

Posso sugerir uma mudança no foco? Você mencionou a palavra “castigos”. Posso estar enganado, trabalhando com informações limitadas, mas me parece que você está tentando forçar um resultado. Com isso quero dizer que o seu objetivo parece fazer com que seus filhos se comportem de uma certa maneira, esperando que eles obedeçam a sua autoridade como pai ou mãe ou tenham medo. Você não está sozinho. A maioria de nós pensa assim de vez em quando.

A coisa é, o nosso papel como pais não fazer com que nossos filhos façam o que é certo. Nosso papel é agir da maneira como o Pai Celestial ou a Mãe Celestial, e Eles não obrigam ninguém a nada. Obrigar é o método contrário ao Deles. Se desejamos ser pais como eles, nosso papel é ensinar a nossos filhos os princípios corretos, conceder-lhes o livre-arbítrio, dar-lhes escolhas com consequências claras e então permitir que escolham. Nosso papel é simplesmente acompanhar enquanto eles vivem as consequências.

Lembre-se do que Alma ensinou a seu filho Coriânton, que talvez você se lembre que tinha ido bastante rebelde e foi mais do que um pouco desobedientes ao seu pai. Alma lhe ensinou sobre como o Pai Celestial cria Seus filhos: “Portanto, ó meu filho, todo aquele que quiser vir poderá vir e beber livremente das águas da vida; e aquele que não quiser vir não será obrigado a vir, mas no último dia ser-lhe-á restituído de acordo com suas ações” (Alma 42:27, grifo do autor).

Ninguém gosta de receber ordens. Seus filhos vão honrá-lo e respeitá-lo quando você honrar o arbítrio deles e criá-los como nosso Pai Celestial e nossa Mãe Celeste fazem: pela persuasão, longanimidade, brandura e mansidão e por amor não fingido. Então eles honrarão seu domínio, ou autoridade, sem meios obrigatórias. Eles escolherão fazer isso. Tente forçá-los e você pode esperar o contínuo desrespeito e desobediência. Espero que ajude. Deus os abençoe.

Fonte: LDSLiving

Recomendado:

Frutificar e Encher a Terra – o mandamento de ter filhos e criar filhos

 

| Fortalecendo as Famílias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *